Autor Tópico: disco remoto e autenticacao  (Lida 3259 vezes)

Offline icarocd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
disco remoto e autenticacao
« Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:07 »
ola pessoal,
gostaria de saber como faço pra montar um esquema, em uma rede linux, que permita que em uma maquina eu acesse, atraves de um login e senha, um determinado espaço remoto de x megas, localizado em uma outra maquina.
nao há necessidade de associar a pasta remota à conta do usuario, nada disso. apenas quero que um usuario possa, via browser por exemplo, acessar uma pasta remota onde possa guardar seus arquivos em uma intranet.
gostaria de saber como faço pra implantar um sistema assim, o que devo estudar, o que pesquisar, enfim. Se tiverem links sobre o assunto ou puderem me ajudar ficarei grato.
obrigado

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: disco remoto e autenticacao
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 10:19 »
vc pode fze alguma coisa com samba, vpn.......nao fiko mto klaro realmente o q vc qer fazer........
Temos que fixar o bug #1.

Offline gwegs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re: disco remoto e autenticacao
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 01:56 »
E ai kra!!!

Me corrija se estiver errado!!!

mas, pelo que entendi vc quer compartilhar uma pasta para um usuário que para acessa-la ele deve informar um usuário e senha!!!

Você pode compartilhar essa pasta via samba e deixa-la restrita!!
para isso vc só precisará instalar o samba na maquina q tem a pasta criar um usuário e senha no samba e pronto!!!  :)

agora pelo o q tava vendo vc ta querendo limitar o tamanho dessa pasta!!
eu não conheço nada q faça isso,  ??? mas provavelmente deve ter!!!

Espero ter ajudado!!
Um abraço!!!
"Porque o conhecimento deve ser compartilhado e assim aprendemos!"

Athlon X2 4200, 2Gb ddr2 667,9600 GT 512MB DDR3 ;D,22" LG M228WA ;D

Offline icarocd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: disco remoto e autenticacao
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 08:00 »
E ai kra!!!

Me corrija se estiver errado!!!

mas, pelo que entendi vc quer compartilhar uma pasta para um usuário que para acessa-la ele deve informar um usuário e senha!!!

Você pode compartilhar essa pasta via samba e deixa-la restrita!!
para isso vc só precisará instalar o samba na maquina q tem a pasta criar um usuário e senha no samba e pronto!!!  :)

agora pelo o q tava vendo vc ta querendo limitar o tamanho dessa pasta!!
eu não conheço nada q faça isso,  ??? mas provavelmente deve ter!!!

Espero ter ajudado!!
Um abraço!!!
ola amigo voce me entendeu errado
nao quero criar pasta compartilhada nao, quero usar um servidor para servir como um conjunto de diretorios virtuais, onde cada diretorio serviria como uma pasta virtual a um usuario. funcionaria assim: eu cadastro no servidor um usuario e senha e tambem quanto de espaco sua pasta virtual vai ter. apos isso o sistema ja reservaria o espaco do usuario e o tornaria acessivel pela rede mediante login e senha. dai o cliente poderia acessar sua pasta virtual pra enviar ou baixar seus arquivos, mediante um login digamos numa pagina no browser que esteja localizada no servidor com o sistema das pastas (o site de acesso seria do proprio sistema de pastas, nesse meu exemplo).