Autor Tópico: Travar versão no Feisty  (Lida 1713 vezes)

Offline morpheu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Travar versão no Feisty
« Online: 25 de Outubro de 2007, 15:59 »
Olá pessoal.

Sou um usuário iniciante, em linux, embora seja experiente em informática(sou analista de sistemas).

Minha dúvida é a seguinte, vou formatar pela quarta ou quinta vez, o computador de uma amiga, bem leiga mesmo em informática. A razão é a de sempre, passa um tempo, enche de virus e fica lerdo. Mesmo eu instalando firewall, antivirus, e etc.

O micro dela é um Atlhlon 1800, com 512 de memória e uma placa de video geforce 4400 (alias esse micro era meu e eu jogava quake 2 nele tranquilamente) ou seja até que não é tão ruinzinho.
Bom, o fato é que ela só usa para o básico, ou seja Internet(orkut e Msn) e suite office (word e power point), alem do Coreldraw, e leitor de PDF.

Minha pergunta é, qual versão do ubuntu eu instalo para ela? Não quero instalar o Gutsy, pois está muito cru ainda(muitas atualizações diarias) e ela usa internet discada. Se eu instalar o Feisty, dá prá evitar dele ficar pedindo prá fazer o upgrade? Ou seria melhor instalar a Edgy? É mais leve?

Eu sei que ela está super animada, depois que eu disse que descobri um novo sistema a prova de virus, não posso fazer feio. Quanto a instalação, vou trazer prá minha casa, e atualizar via internet banda larga. Só que quando eu devolver prá ela, ela volta prá discada, por isso que eu queria meio que "travar" as atualizações entendem?(inclusive o upgrade de versão). Acho que é so tirar os repositorios do proposed e backport do synaptic.

Qualquer sugestão, será bem vinda, principalmente o sistema adequado para o hardware que eu disse, só faço questão de uma coisa, tem que ser Ubuntu!

Forte abraço a todos!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Travar versão no Feisty
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2007, 16:12 »
morpheu porque do título "Travar versão no Feisty"??

Não entendi?!?!? De qualquer forma acho que ele hoje é a melhor versão, pois esta estável, tem bom tempo de suporte, e também é bem atual.

Agora e o Corel, como vai fazer?

[]'s

Cristiano.

-- EDIT --

Ops, fugi mesmo da escola... hehehe... Mas de qualquer forma o Feisty não fica pedindo para atualizar, apenas fica o botão lá como lembrança, e basta ela não clicar nele.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2007, 16:14 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline morpheu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Travar versão no Feisty
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2007, 16:26 »
Justamente isso, não queria que o sistema oferecesse a ela este botão prá atualizar entende?

A gente que é experiente já tem trabalho prá atualizar, imagine um usuario leigo, que ve lá a estrelinha e responde sim a tudo!

Eu queria que o sistema ficasse no feisty, e pedisse apenas atualizações do feisty, ignorando a existencia do gutsy. Será que tem como? Eu sei que programas tem como travar a versão...


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Travar versão no Feisty
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2007, 16:36 »
Justamente isso, não queria que o sistema oferecesse a ela este botão prá atualizar entende?

A gente que é experiente já tem trabalho prá atualizar, imagine um usuario leigo, que ve lá a estrelinha e responde sim a tudo!

Eu queria que o sistema ficasse no feisty, e pedisse apenas atualizações do feisty, ignorando a existencia do gutsy. Será que tem como? Eu sei que programas tem como travar a versão...



Mas aqui na minha máquina não fica nem aquele ícone avisando de atualização. Só vejo a possibilidade quando tem alguma atualização normal (e salvo me engano quando entro através da opção: Sistema > Administração > Gerenciador de Atualizações).

Portanto é como te falei, ele não fica falando da atualização, não fica com o ícone indicando ela.

Por isto achei que interessante ele, e não vi preocupações com a existência do Gutsy.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline morpheu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Travar versão no Feisty
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2007, 16:45 »
Engraçado,

Na minha máquina(agora estou no gutsy, mas antes era feisty), fica o icone da atualização direto aparecendo. Se na sua máquina não fica, é sinal que deve haver onde configurar. Eu acredito que habilitei alguma opção no synaptic, ou no inicio de sessão. Só não vou poder olhar agora, pois estou no serviço. De qualquer forma esse é o comportamento que eu desejo, que ele não alerte automaticamente. Pretendo fazer atualizações dos pacotes offline, com um cd do aptoncd como repositório no micro desta amiga. Ai vai ficar show!  Valeu Cristiano!


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Travar versão no Feisty
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2007, 16:58 »
Rapaz graças a Deus que aqui não fica aquela tentação. Estou apertado de tanto trabalho e sem tempo para enfrentar a migração, mas com certeza se eu tivesse o ícone aqui já teria embarcado.

Conheço como se pode travar a versão de um pacote, e para isto você pode ler no link abaixo, já travar uma versão inteira de uma distro eu não sei.

Gerenciamento de pacotes com o APT

Mais exatamente neste ponto dentro deste link:

Citar
2. Prender versão do pacote

Em determinadas ocasiões pode se fazer necessário prender algum pacote em uma versão especifica, impedindo que o mesmo seja atualizado em seu sistema mesmo que o tenha sido em algum repositório que tenhamos configurado.

Vamos imaginar a seguinte situação, temos um determinado programa que funciona muitíssimo bem e o mesmo é atualizado nos repositórios. Porém sabemos que esta nova versão não funciona corretamente em nosso sistema, então como proceder para mantermos a versão funcional do pacote sem sermos importunados pelo update-notifier com a nova versão disponível.

Como na dica anterior basta editarmos o arquivo /etc/apt/preferences de modo a informar no mesmo qual versão queremos manter para determinado pacote. A sintaxe é semelhante a da dica anterior, porém se fazendo respeitar o exemplo abaixo.

Código: [Selecionar]
Package: nome_pacote
Pin: version 0.5.3*
Pin-Priority: 600

Desta forma o pacote nome_pacote cuja versão desejada é a 0.5.3* não será atualizado e nem notificado para atualização, independente de uma nova versão estar disponível em seus repositórios. Notar que podemos incluir vários pacotes desejados neste arquivo, bastando apenas disponibiliza-los um-a-um abaixo do outro parecido com o que fizemos no exemplo da dica anterior.

Citar
DICA: Podemos facilmente fazer isso também usando a interface gráfica do Synaptic. Basta com o mesmo aberto, selecionar o pacote desejado e clicar na opção de menu Pacote > Prender Versão.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2007, 17:00 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!