Autor Tópico: Duvida sobre Squid + DNS  (Lida 1747 vezes)

Offline legista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Duvida sobre Squid + DNS
« Online: 25 de Maio de 2012, 18:13 »
Boa noite pessoal!

1ª Posso ter Squid e DNS no mesmo Servidor? (Maximo 22 PCs).
2ª Vamos supor que a 1ª seja sim, consigo ter mais desempenho na minha internet usando o dns junto? ou o dns é especifico para hospedagem mesmo?

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre Squid + DNS
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2012, 20:52 »
Citar
1ª Posso ter Squid e DNS no mesmo Servidor? (Maximo 22 PCs).
R: Sim, não há por que não ter. Pode ter Squid, DNS (Bind), samba, DHCP, LDAP, Apache, Mysql e o que mais quiser, desde que a maquina aguente o tranco.

Citar
2ª Vamos supor que a 1ª seja sim, consigo ter mais desempenho na minha internet usando o dns junto? ou o dns é especifico para hospedagem mesmo?
1 - Não sei como está a sua rede, ficou meio confuso, mas vou tentar acertar em uma das opções:
Se a estrutura for interna (usuários de sua rede acessando o a internet)
Os dois juntos não significa que o link vai ficar mais rápido. Link é Link, mas se o DNS e o Proxy estiverem na mesma máquina, evidentemente existe um ganho de performance da rede, visto que os dados não vão ter de sair de uma máquina para outra. Isso é meio óbvio.
Mas isso não aumenta velocidade do link, link é link. Se contratou é de 10M, nem com macumba vira 20M.

2 - Se a estrutura for externa (usuários da internet acessando um site locado dentro de sua empresa ou em um datacenter)
Indiferente. O squid não influencia, ele é um servidor proxy que vai atuar de dentro pra fora, não de fora pra dentro.

3 - Supondo que sua rede esteja provendo um Site e que deseja melhorar o desempenho para os internatas:
Você pode implementar o GeoDNS, que permite distribuir o trafego dos usuários entre inúmeros servidores, mesmo que os mesmos estejam fisicamente distantes.

4 - Se sua rede é interna e está querendo um ganho de desempenho na internet acessada pelos micros de tua rede.
A informação sairia nessa ordem: (Micro -> Servidor Squid/Dns -> Firewall(Se Houver) -> equipamento (roteador) que recebe o link)
Nesse caso tem o mesmo ganho de desempenho de infra informado no passo 1.
Mas o Squid, nesse caso pode te ajudar com um certo ganho de desempenho.
Por exemplo, uma administração adequada do cache economiza tempo e link, ja que muitas das informações das páginas acessadas estarão armazenadas no servidor e ao tentar re-acessar essa página, as informações necessárias (imagens, etc...) estarão  no servidor Squid e serão enviadas do servidor aos clientes, não precisando ir buscar esses dados na Internet.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Duvida sobre Squid + DNS
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2012, 23:46 »
Citar
Vamos supor que a 1ª seja sim, consigo ter mais desempenho na minha internet usando o dns junto?
Não.
Citar
ou o dns é especifico para hospedagem mesmo?
Também não. Há algumas situações em que você vai querer (ou precisar) ter um DNS local, mas dificilmente isso vai afetar o desempenho da conexão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline legista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre Squid + DNS
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2012, 00:20 »
Tenho uma lan house e loja de Info. Uso o squid como proxy (PC é um Celeron DC 2gb de ram), para bloquear alguns sites e controlar a velocidade de alguns downloads.

eu achei que incrementando o dns, a requisição seria mais rapida tenho um link de 10mb(Embratel). É que na verdade eu tinha lido nesta tarde que se vc tiver um dns interno, a requisição seria mais rapida, pois vc eliminaria o dns externo no caso o que eu uso é o da UOL.(200.221.11.100 e 200.221.11.101).

Alguns jogos do facebook, orkut e outros sites que tem jogos em flash demoram muito para carregar e para recarregar demora tbm, eu estava na expectativa que isso poderia melhorar, com o dns.

Será que existe uma outra opção?

grato.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Duvida sobre Squid + DNS
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2012, 04:52 »
Se o DNS atual que vc estiver usando for muito lento, vc pode ter algum ganho em ter o seu DNS próprio. Mas não é pq isso seja melhor, e sim pq o teu serviço atual é muito ruim...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D