Autor Tópico: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)  (Lida 29934 vezes)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:55 »
Na verdade achei o carregamento dele mais rapido do que o O.O.

Não procurei saber quanto de memória ele usa, mas temos de adimitir, que é sempre bom ver uma empresa grande apoiando o opensoucer, principalmente querendo oferecer uma alternativa ao Ms.Office e ao O.O.
Acho que a IBM não engoliu até hoje perder o mercado que tinha com o Lotus 123 hehehe.

Mas não é opensource, é freeware.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2008, 13:49 »
Cara, olha só que problema mais tosco eu tive com essa ferramenta hoje: ela deu uma incompatibilidade com meu script de login.  :o  Eu tinha um script para carregar a cairo e o compiz após o login, mas hoje quando entrei na máquina, nada dava jeito do script iniciar.  Coloquei os executáveis diretamente nas entradas de sessão e até funcionaram, mas o que eu queria era o script rodando como sempre.  Depois de fuçar daqui e mexer dali, reparei que tinha uma entrada nova que eu não conhecia nas sessões, chamada SODC_Preload.  O executável dela é esse aqui:

Código: [Selecionar]
sh /root/.kde/Autostart/preload.sh

Dei uma olhada prévia nesse tal preload.sh e vi que era relacionado a IBM e ao lotus.  Experimentei desabilitar esse script na inicialização da sessão e voilá: o meu script voltou a executar normalmente.  Mas intrigado com esse tal preload fiz uma pesquisa no google e dos poucos resultados que obtive encontrei um livro eletrônico com o título IBM Workplace Managed Client 2.6 on Linux.  Lá pela página 130 achei um comentário sobre o tal preload:

Citar
Note: In order to shorten the time it takes to launch the productivity tools, IBM Workplace Managed Client installs a script called preload.sh in $HOME/.kde/Autostart/. This script loads portions of the productivity tools binaries and libraries into memory. It is executed whenever the user logs in, or whenever Workplace Managed Client is launched. It stays in the process table and monitors to see whether or not the SodcPreload task is running. If not, it launches it. So, if SodcPreload is killed in any manner, the preload.sh script automatically restarts it.
If IBM only supports the client and productivity tools under GNOME on Linux, why is it that they put this script in a KDE directory? Unfortunately, we do not know the answer to this question.

Traduzindo: Para reduzir o tempo de inicialização das ferramentas de produtividade, O IBM Workplace Managed Client instala um script chamado preload.sh no $HOME/.kde/Autostart/.  Este script carrega partes binárias e bibliotecas das ferramentas de produtividade na memória.  É executado todavez que o usuário loga, ou toda vez que o Workplace Managed Client é inciado.  Ele mostra na lista de processos e monitora para saber quando e se o SodcPreload está executando.  Se não, ele o lança.  Então, se o SodcPreload terminar de qualquer maneira, o preload.sh automaticamente o reinicia.
Se a IBM apenas suporta as ferramentas de produtividade e clientes no GNOME, por que eles colocaram o script em um diretório do KDE?  Infelizmente, nós não sabemos a resposta para essa pergunta.

Ou seja, além da ferramenta em si ser pesada o suficiente, ainda tem um robozinho que monitora o sistema e mantém esse tal SodcPreload ativo.  Hum, embora não pareça ser uma rotina para obter informações pessoais do usuário, me pergunto se esse tipo de monitoramento se enquadra numa categoria de spyware?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)
« Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2008, 15:10 »
Nossa que bizarro.

Vou dar uma olhada nisso em casa, eu uso Debian+KDE, vou olhar se ele instalou esse treco aí.

Não conheço muito de spywares, mas acredito que legalmente, qualquer coisa que monitora o que fazemos sem nossa autoriazação é considerado spyware.

Citar
Se a IBM apenas suporta as ferramentas de produtividade e clientes no GNOME, por que eles colocaram o script em um diretório do KDE?

Não entendi isso, essa suite não rodaria no kde? é isso? Em casa roda na boa.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2008, 15:28 »
Acho que é suporte no sentido de garantia.  Talvez qualquer gerenciador de janelas com java consiga executá-lo (uma vez que é o java quem vai gerenciar essas janelas), mas a IBM não se responsabiliza por eventuais problemas em outros gerenciadores que não seja o Gnome.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)
« Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2008, 04:54 »
Como anda o Symphony no Ubuntu?

Alguém testou o Beta 4, do começo de março passado, já com suporte para português?

Lembrei dele e fiquei curioso, especialmente sobre o suporte ao nosso idioma.

Aguardando "notícias",

P.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #20 Online: 13 de Abril de 2008, 23:20 »
Ele tem Corretor Ortográfico pt_br e Corretor Gramatical pt_br?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2008, 05:31 »
Ele tem Corretor Ortográfico pt_br e Corretor Gramatical pt_br?

É sobre isso que estou curioso.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2008, 13:46 »
Ele tem Corretor Ortográfico pt_br e Corretor Gramatical pt_br?

É sobre isso que estou curioso.

Pois é, uma coisa que considero de suma importância não consigo nem no Ope/BrOffice: Corretor Gramatical pt_br, o CoGrOO mais precisamente, faz um bom tempo que já tem ele pro Win... mas os pacotes pra Linux até hoje nada...
Esse Lotus Symphony podia vir com esse suporte junto (Um corretor Ortográfico pt_br [Não sei se tem] e um Corretor Gramatical pt_br [Caso já não tenha esses dois, pois perguntei justamente sobre isso]), acho que o Open/BrOffice também deveriam adotar esses corretores Gramaticais já por padrão. Pois apesar de eu preferir os Offices livres, uma grande desvantagem são esses corretores, que são uma bela mão na roda na hora de redigir um texto longo. Mas é trabalho comunitário, o que estou falando é um desejo, não uma cobrança.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)
« Resposta #23 Online: 16 de Abril de 2008, 09:05 »
Instalei e não gostei, achei meio pesado. e a disposição das ferramentas(lateral não me agradou.

Abs

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #24 Online: 16 de Abril de 2008, 23:46 »
Instalei e não gostei, achei meio pesado. e a disposição das ferramentas(lateral não me agradou.

Abs

E o suporte ao português? Sobre isso vc não falou.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #25 Online: 16 de Abril de 2008, 23:53 »
O Beta 4 vem em português, mas nada de corretor gramatical ou ortográfico. Só funcionou uma vez aqui, depois nunca mais. E como se não bastasse, ele alterou para si o aplicativo padrão para meus documentos sem perguntar nada e apagou o BrOffice da entrada do "Abrir com" nas propriedades. Pode isso? Desinstalei na hora.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2008, 00:23 »
O Beta 4 vem em português, mas nada de corretor gramatical ou ortográfico. Só funcionou uma vez aqui, depois nunca mais. E como se não bastasse, ele alterou para si o aplicativo padrão para meus documentos sem perguntar nada e apagou o BrOffice da entrada do "Abrir com" nas propriedades. Pode isso? Desinstalei na hora.

Matou minha curiosidade, Vinicius.

Muito obrigado.

E obviamente não vou testar por enquanto, pois uma suíte office sem corretor ortográfico não serve para nada.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2008, 06:46 »
O Beta 4 vem em português, mas nada de corretor gramatical ou ortográfico. Só funcionou uma vez aqui, depois nunca mais. E como se não bastasse, ele alterou para si o aplicativo padrão para meus documentos sem perguntar nada e apagou o BrOffice da entrada do "Abrir com" nas propriedades. Pode isso? Desinstalei na hora.

Matou minha curiosidade, Vinicius.

Muito obrigado.

E obviamente não vou testar por enquanto, pois uma suíte office sem corretor ortográfico não serve para nada.

E sem Corretor Gramatical é como andar com uma pedra dentro do sapato...

Obrigado vinicius_aleao pelo depoimento e esclarecimento.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)
« Resposta #28 Online: 18 de Abril de 2008, 00:55 »
Disponham, Pinduvoz e Kernel_Script!  ;)

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)
« Resposta #29 Online: 18 de Abril de 2008, 01:10 »
Eu achei bonito...
será que dá pra colocar só a carinha dele no meu o?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004