Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2362671 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4245 Online: 28 de Outubro de 2013, 12:45 »
Eu gosto mais do desempenho do pf-kernel de maneira geral, mas infelizmente para os iniciantes, ele não está mais sendo empacotado para um binário .deb .

Tenho reparado que o Liquorix andou esquentando além do esperado o meu notebook. Será que esse PF Kernel ajudaria a baixar mais a temperatura? Vou instalar na última versão que saiu em .deb, já que não gosto muito de compilar coisas.

O pf-kernel é mais voltado para Notebooks! Quando uso o pf-kernel a bateria do meu Netbook dura praticamente a mesma coisa do Windows 7. Já quando uso o Liquorix, não rende a mesma coisa nem a pau. O Liquorix é voltado para Desktop, jogos e multimidia.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4246 Online: 28 de Outubro de 2013, 13:02 »
 To usando o liquorix aqui, já não sentia delay pra abrir as coisas, ele ainda deu uma melhoradinha nisso ::) vou testar o Left4Dead 2, vejamos se meu FPS fica descente em tempo integral ;-;
Rolling Release é o máximo \o/

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4247 Online: 28 de Outubro de 2013, 13:44 »
Testei o tal do Kernel PF. Não senti mudança nenhuma.
Ficou mais ou menos assim, comparando os kernels:

3.2.0-4 (padrão): bateria dura uma hora, mais ou menos.
Liquorix: três horas, aproximadamente.
PF: igual ao Liquorix.

Acho que o problema não tem nada a ver com o kernel. Considero comprar uma base refrigerada pro notebook.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4248 Online: 28 de Outubro de 2013, 23:06 »

Galactus, tenho um SSD de 64g aqui e tem algum problema com esse kernel??? digo com respeito as escritas no disco..ou e a mesma coisa do kernel padrao??

Que eu saiba nenhum problema. Inclusive o phoronix faz testes com ele em SSD.  Mas como eu não tenho HD SSD, é bom você dar uma pesquisada no Fórum dos caras.

Valeu !! testar ele aqui!!!! vou dar uma pesquisada no forum tbm.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4249 Online: 29 de Outubro de 2013, 10:29 »
Testei o tal do Kernel PF. Não senti mudança nenhuma.
Ficou mais ou menos assim, comparando os kernels:

3.2.0-4 (padrão): bateria dura uma hora, mais ou menos.
Liquorix: três horas, aproximadamente.
PF: igual ao Liquorix.

Acho que o problema não tem nada a ver com o kernel. Considero comprar uma base refrigerada pro notebook.

No meu Netbook, quando uso o kernel Liquorix, ele trabalha mais quente do que quando uso o kernel low-latency do Ubuntu ou o pf-kernel.

Agora, como o pessoal do kernel liquorix tem feito muitas atualizações, as vezes corrigiu o problema do aquecimento pra você.

Não sei como, mas a cada atualização do liquorix eles melhoram as latências.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4250 Online: 29 de Outubro de 2013, 10:49 »
Agora, como o pessoal do kernel liquorix tem feito muitas atualizações, as vezes corrigiu o problema do aquecimento pra você.

Não sei como, mas a cada atualização do liquorix eles melhoram as latências.

Esse kernel é atualizado praticamente toda semana e a cada versão tem novas correções de bugs e aprimoramentos. Fiz mais um teste com o Liquorix, o programa TLP e uns ajustes no BIOS e agora a bateria tem durado 4 horas, mais ou menos.
Mas ainda assim tenho em mente comprar uma base refrigerada pro notebook, ou ao menos uma nova bateria de longa duração (se isso for possível pra uma máquina da marca MSI...).

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4251 Online: 30 de Outubro de 2013, 16:32 »
Acho que encontrei o que provavelmente pode ser a chave do problema: a bateria do notebook é de 6 células e, assim, é claro que dura pouco.
Em breve devo tentar conseguir uma nova bateria de 9 células, aí a duração é bem maior. Então quero ver como fica a soma dessa nova bateria + kernel Liquorix + TLP, se chegar a 7 ou 8 horas, então é uma vitória...

Offline Dj Sequela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • De volta ao fórum.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4252 Online: 31 de Outubro de 2013, 22:47 »
Leve em conta que a quantidade de células não interfere muito na duração da bateria, mas sim a sua capacidade (medida em mAh), no meu caso são 6 celulas e a capacidade não lembro muito bem mas deve ser em torno dos 4400 mAh,  o que me rende umas 3/5  - 4 hrs de duração no windows, ainda não testei com o ubuntu mas deve durar em torno de 1 hr  a mais.
ThinkPad E14 Gen 2 I5 1135G7 16GB  256/960GB NVME Ubuntu Budgie 21.10

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4253 Online: 31 de Outubro de 2013, 22:57 »
Entrei em contato com a MSI pra ver se tinha a tal bateria de longa duração pro meu notebook. Não tem  :(

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4254 Online: 31 de Outubro de 2013, 22:58 »
Acho que encontrei o que provavelmente pode ser a chave do problema: a bateria do notebook é de 6 células e, assim, é claro que dura pouco.
Em breve devo tentar conseguir uma nova bateria de 9 células, aí a duração é bem maior. Então quero ver como fica a soma dessa nova bateria + kernel Liquorix + TLP, se chegar a 7 ou 8 horas, então é uma vitória...

Mas o kernel liquorix nao usa um escalonador mais agressivo e baixa latencia? a tendencia e que deve esquentar mais e consumir mais bateria.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4255 Online: 31 de Outubro de 2013, 23:09 »
Mas o kernel liquorix nao usa um escalonador mais agressivo e baixa latencia? a tendencia e que deve esquentar mais e consumir mais bateria.

Por incrível que pareça não era o que acontecia... A temperatura até que tava muito boa e a duração da bateria idem, talvez por correções de bugs e melhoramentos no kernel em geral. Mas a bateria desse meu notebook atual é de curta duração mesmo, então não existe "milagre" nesse caso.
Na real não sei se ainda vou permanecer com essa máquina. Já vinha usando como "test-drive" de programas e recursos mesmo (meu trabalho principal é no PC de mesa). Estou estudando a possibilidade de pegar um ultrabook pra substituir os meus atuais dois computadores (os da minha assinatura).

--------------------

Dando uma olhada aqui na seção Dicas e Truques descobri um programa chamado indicator-cpufreq. Pelo que vi, os objetivos dele são ajustar a frequência da CPU e escolher um modo entre "Power saving", "Performance" e outros. Parece-me o ideal pra economizar bateria, talvez mais até que o que eu vinha usando, o TLP. Será que funciona legal em ambiente LXDE? Vi que ele parece se integrar com o GNOME.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2013, 00:34 por Eliseu Carvalho »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4256 Online: 07 de Novembro de 2013, 14:18 »
Citar
Dando uma olhada aqui na seção Dicas e Truques descobri um programa chamado indicator-cpufreq. Pelo que vi, os objetivos dele são ajustar a frequência da CPU e escolher um modo entre "Power saving", "Performance" e outros. Parece-me o ideal pra economizar bateria, talvez mais até que o que eu vinha usando, o TLP. Será que funciona legal em ambiente LXDE? Vi que ele parece se integrar com o GNOME.

Modo Texto kakaroto

http://blog.tube42.se/?p=1225
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4257 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:18 »
Citar
Dando uma olhada aqui na seção Dicas e Truques descobri um programa chamado indicator-cpufreq. Pelo que vi, os objetivos dele são ajustar a frequência da CPU e escolher um modo entre "Power saving", "Performance" e outros. Parece-me o ideal pra economizar bateria, talvez mais até que o que eu vinha usando, o TLP. Será que funciona legal em ambiente LXDE? Vi que ele parece se integrar com o GNOME.

Modo Texto kakaroto

http://blog.tube42.se/?p=1225

Quem é vivo sempre aparece ne Hqxriven!!!! porque estava sumido aqui do forum??? :)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4258 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:30 »
Citar
Quem é vivo sempre aparece ne Hqxriven!!!! porque estava sumido aqui do forum??? Sorridente

Tive que voltar para o janelas por motivos profissionais... Mas estou de volta para ajudar no que for possível.

Pelo que vejo a galera aqui já está sabendo se virar bastante, não era assim na minha época. :o
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4259 Online: 07 de Novembro de 2013, 20:04 »
Citar
Quem é vivo sempre aparece ne Hqxriven!!!! porque estava sumido aqui do forum??? Sorridente

Tive que voltar para o janelas por motivos profissionais... Mas estou de volta para ajudar no que for possível.

Pelo que vejo a galera aqui já está sabendo se virar bastante, não era assim na minha época. :o

Grande Hqx!!!!!

Finalmente voltou!

Diga as boas novas!

A gente tem que se virar né! rsrsrsrsr
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.