Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Final Disponível  (Lida 249615 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #75 Online: 21 de Junho de 2011, 16:49 »
Bingo!!!!

Quando instalei a versão pré-alfa e depois a alfa 1, a primeira tela aparecia toda  embaralhada, os aplicativos abertos não fechavam ficando uma confusão só.
A solução para isso era : gsettings set org.gnome.desktop.background show-desktop-icons true.
Agora apareceu a solução para o gnome-shell : sudo ln -s /etc/xdg/menus/gnome-applications.menu /etc/xdg/menus/applications.menu.
Estou usando agora o gnome-shell e acho que isso é definitivo (não é gambiarra, nem PPA); era um pequeno detalhe que estava faltando.

   

Fonte : Ubuntu Forums.
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, 16:54 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #76 Online: 21 de Junho de 2011, 17:05 »
Ola pintinho, nao testei o gnome-shell ainda, achei interessante aquela barra lateral direita parece que ela se comporta hora como um conteiner para janelas talvez ou para os aplicativos abertos, ora com atalhos para os aplicativos, acessorios etc e isso mesmo?

Como e o funcionamento dessa barra lateral direita?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #77 Online: 21 de Junho de 2011, 17:27 »
Ola pintinho, nao testei o gnome-shell ainda, achei interessante aquela barra lateral direita parece que ela se comporta hora como um conteiner para janelas talvez ou para os aplicativos abertos, ora com atalhos para os aplicativos, acessorios etc e isso mesmo?

Como e o funcionamento dessa barra lateral direita?

A barra lateral direita é só para áreas de trabalho (sempre aparece outra qdo se adiciona uma).
Também já é possível configurar temas a vontade.

                   

O tema configurado numa interface vale para todas outras (parece óbvio?) :

      Unity 3D                                Unity 2D
   

        
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, 18:27 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #78 Online: 21 de Junho de 2011, 19:58 »
Bingo!!!!

Quando instalei a versão pré-alfa e depois a alfa 1, a primeira tela aparecia toda  embaralhada, os aplicativos abertos não fechavam ficando uma confusão só.
A solução para isso era : gsettings set org.gnome.desktop.background show-desktop-icons true.
Estou usando agora o gnome-shell e acho que isso é definitivo (não é gambiarra, nem PPA); era um pequeno detalhe que estava faltando.

Tenho uma partição extra onde venho testando o 11.10 Oneiric desde a versão pré-alfa de ppa alternativo, atualizado para alfa 1-ppas oficiais, atualizando manualmente, ora do servidor oficial, ora do servidor brasil, inclusive a atualização do Kernel 3.0-1.
Meu sistema se comporta exatamente conforme todos os relatos descritos pelo Pintinho. Meu mouse e minha placa de som apresentam algumas anomalias mas estou aguardando pela correção que normalmente aos poucos começam a aparecer.
Neste momento estou fazendo a última atualização pelo servidor Brasil e após irei testar sudo ln -s /etc/xdg/menus/gnome-applications.menu /etc/xdg/menus/applications.menu, sugerido acima.
Nunca me passou pela cabeça que a Canonical fosse abandonar o Unity ou Firefox como fartamente comentaram, apenas acredito que venha aos poucos liberando implementações ou alternativas mantendo assim o espírito do "livre" que o Ubuntu desde o inicio propicia!
Ninguém desenvolve uma interface como o "Unity" para simplesmente de uma ora pra outra abandonar, tampouco troca uma parceria de longa data como a que tem com o Firefox-Mozila assim do nada ao mais...
 
Bingo!!!!
Realmente, finalmente dá as caras o Gnome-Shell
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, 20:19 por lopp »

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #79 Online: 22 de Junho de 2011, 20:46 »
Eu instalei o natty em um sistema de teste e gostaria de atualizar para o alfa do ocelot mas a imagem não cabe em um cd e não consigo fazer funcionar pelo pendrive, tem um truque via linha de comando pra vazer esse ugrade, eu estou, na medida do possível testando sistematicamente as versões seguintes em uma partição separada e não estou conseguindo colocar o ocelot alfa nessa partição pelos motivos que mencionei acima.
Algum truque na manga por ai?
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #80 Online: 22 de Junho de 2011, 22:41 »
Eu instalei o natty em um sistema de teste e gostaria de atualizar para o alfa do ocelot mas a imagem não cabe em um cd e não consigo fazer funcionar pelo pendrive, tem um truque via linha de comando pra vazer esse ugrade, eu estou, na medida do possível testando sistematicamente as versões seguintes em uma partição separada e não estou conseguindo colocar o ocelot alfa nessa partição pelos motivos que mencionei acima.
Algum truque na manga por ai?
Quem sabe vc tenta fazer sua instalação teste atualizar a versão (alguns não recomendam), eu fiz, pelo gerenciador de atulização>configurações>atualizações de pre-lançamento

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #81 Online: 22 de Junho de 2011, 23:43 »
Após estar usando o Unity não consigo me acostumar com o Gnome Shell, achei o Unity mais prático
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #82 Online: 23 de Junho de 2011, 13:34 »
No meu 11.10, usando o Unity, não aparece o ícone da bateria e ícone para desligar o sistema, o último depois do nome do usuário. Como faço pra repô-los?
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Ubuntu 11.10 será distribuído em imagens híbridas para CD e USB
« Resposta #83 Online: 23 de Junho de 2011, 14:39 »
Colin Watson, membro da Diretoria Técnica do Ubuntu e da Equipe de Instalação, anunciou que as versões oficiais do Ubuntu 11.10 "Oneiric Ocelot" serão disponibilizadas na forma de imagens híbridas, permitindo que usuários copiem seu conteúdo diretamente para um dispositivo USB, sem a necessidade de um utilitário externo para garantir seu funcionamento. Desde o dia 16 de Junho, todas as revisões diárias das imagens de CD para amd64 e i386 no cdimage.ubuntu.com estarão disponíveis como imagens híbridas.

Em uma mensagem na lista de discussão Ubuntu Developer, Watson afirma que os usuários ainda podem usar uma ferramenta para aplicar as imagens no USB, como o Ubuntu Live USB creator, caso seja necessário habilitar o armazenamento persistente. "Mas se tudo que você precisa é instalar de um pendrive, então isso simplificará o processo." Entretanto, o desenvolvedor apontou que o recurso vem com um pequeno custo de espaço já que informação extra é necessário para suportá-lo. Algumas distribuições, como o Fedora e o openSUSE já oferecem imagens híbridas há algum tempo.

FONTE: http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/ubuntu_1110_sera_distribuido_em_imagens_hibridas_para_cd_e_usb


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 será distribuído em imagens híbridas para CD e USB
« Resposta #84 Online: 23 de Junho de 2011, 17:28 »
To unindo ao tópico sobre a versão.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #85 Online: 23 de Junho de 2011, 21:15 »
Para quem gosta de personalizar :
O Editor de configurações agora é o dconf-editor que substitui o gconf-editor.
Para instalar o dconf-editor : sudo apt-get install dconf-tools ou pela Central de programas.
Para abrir : Alt > F2 >digitar dconf-editor.
As configurações feitas numa interface são mantidas nas outras.

Alguns exemplos :

Ícones visíveis ou não no desktop : org> gnome> nautilus> desktop


Configurar temas : org> gnome> desktop> interface
Os temas devem ser descompactados e a pasta copiada para : temas gtk = /usr/share/themes e temas de ícones = usr/share/icons
Dar um duplo click na linha do tema para editar e depois de modificar, ENTER.
       

Particularidades das interfaces :

No Unity usar Alt > F2 para abrir aplicativos tem uma grande vantagem : é criado um histórico dos aplicativos abertos e dependendo do aplicativo já ter sido aberto ou não, basta teclar Alt > F2 sem ter que digitar mais nada.



Os ícones do Gnome-shell por padrão são muito grandes :
Tem um arquivo de configuração que é específico  do Gnome-shell onde o tamanho dos ícones pode ser diminuído (além de outras configurações).
Usando o Nautilus como root (sudo nautilus) ou o Terminal com o gedit o arquivo pode ser modificado e as alterações salvas.
/usr/share/gnome-shell/theme/gnome-shell.css.

   
Nesse exemplo diminui o tamanho dos ícones em 40% : (.icon-grid e .icon-grid . overview)  36 para 22, 118 para 70 e 96 para 58.  

O resultado :
   

Para encerrar por hoje, as 3 interfaces estão bem alinhadas :

     

E o Gnome? Sysinfo diz uma coisa e o próprio sistema diz outra. Ou será que os dois estão certos?


« Última modificação: 23 de Junho de 2011, 21:38 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #86 Online: 24 de Junho de 2011, 08:32 »
Esse lance da imagem híbrida já resolve o meu problema, so espero que o recurso esteja disponível no alfa 2
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #87 Online: 24 de Junho de 2011, 09:33 »
Esse lance da imagem híbrida já resolve o meu problema, so espero que o recurso esteja disponível no alfa 2
o que é imagem híbrida?
Até Breve... :D


Paulo Correa

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #88 Online: 24 de Junho de 2011, 09:44 »
Esse lance da imagem híbrida já resolve o meu problema, so espero que o recurso esteja disponível no alfa 2
o que é imagem híbrida?
Até Breve... :D
Rafael acho que imagem hibrida é aquela que é feita para ser gravada ou melhor instalada no flash usb.

Do tipo de imagem que o fedora e parece-me que ainda tem algumas distros que disponibilizam.

Espero que isso esteja correto.

Antes de terminar de postar essa resposta dei uma googlada e olha o que achei: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Arch-Linux-Instalacao-a-partir-de-imagem-hibrida

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot - Versão Alfa 1 Disponível
« Resposta #89 Online: 24 de Junho de 2011, 11:37 »
Citar
...
Rafael acho que imagem hibrida é aquela que é feita para ser gravada ou melhor instalada no flash usb...
Valeu!! :D
Até Breve... :D