Autor Tópico: [RESOLVIDO]É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?  (Lida 4643 vezes)

Offline ategavewu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
[RESOLVIDO]É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?
« Online: 07 de Junho de 2010, 23:43 »
Gente sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda de vcs, eu trabalho numa empresa que tem um servidor debian que roteia a internet e tem bloqueio de sites com usuarios autenticados so que ele vem dando pau, ai to tentando montar um outro pra substituir ele, eu queria saber se tem como eu configurar ele no modo grafico ou so no texto e o que eu vou precisar inicialmente, eu ja tenho o ubuntu versao 8 ou 9.
Valew Brigado ???
« Última modificação: 08 de Junho de 2010, 22:03 por ategavewu »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ajuda para configurar servidor ubuntu grafico dhcp
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2010, 13:27 »
Ola

Depois de alterar o titulo e deixar dentro das regras do forum, conforme Mp já enviada a você, poderia informar:

Voce cita Ubuntu 8 ou 9 o que é um pouco vago.

É 8.04, 8.10, 9.04 ou 9.10 ?

O(s) Ubuntu(s) que tem com você estão em qual versão? Desktop, Server, Remix?

Qual ou em que ponto o servidor Debian dá o pau descrito, isto evitaria a você repetir passos ou na pior das hipóteses ter os mesmos paus no Ubuntu.

Já tentou o forum Debian para corrigir o problema e depois comparar com o servidor Ubuntu?

[],s

Offline ategavewu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2010, 16:15 »
Eu estou querendo instalar a versão 9.10 desktop e queria saber c dava pra criar proxy autenticado e controle dos usuarios alguns podem usar um site outros nao. O servidor debian ta dando problema no sarg ele nao ta gerando relatorios do uso e as vezes ele ta parando de funcionar do nada ele da pau ai eu testo a net e ela ta funcionando e ouvi falar que o ubuntu é melhor que essas outras distribuição.
« Última modificação: 08 de Junho de 2010, 16:20 por ategavewu »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2010, 16:36 »
Eu estou querendo instalar a versão 9.10 desktop e queria saber c dava pra criar proxy autenticado e controle dos usuarios alguns podem usar um site outros nao.

É possível, se funciona no Debian com pouca ou nenhuma mudança vai funcionar no Ubuntu.

ouvi falar que o ubuntu é melhor que essas outras distribuição.

Depende muito do seu conceito de "melhor", o Ubuntu não é a distribuição mais rápida, muito menos a mais estável, não é rolling release, etc, etc ... Mesmo assim ela pode ser uma boa opção e ser a "melhor".
« Última modificação: 08 de Junho de 2010, 17:00 por irtigor »

Offline ategavewu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2010, 16:53 »
So que no debian e tudo em linha de comando e eu to querendo grafico,tem que baixar algo ou so no ubuntu eu ja consigo fazer isso no modo grafico se possivel.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2010, 16:57 »
... O servidor debian ta dando problema no sarg...

Não seria o caso de verificar / reinstalar o squid e o sarg?

Lembre que o Debian é beeeem testado, e o Ubuntu é mais esportivo, tem updates mais frequentes e às vezes mais instáveis.

Outra coisa, se quer fazer o servidor, use o Ubuntu server, que já vem com os pacotes para gerenciamento, squid, samba, etc.

A versão desktop vem apenas com parte deles.


Se no Debian é tudo em linha de comando, advinhe como vai ser no ubuntu? igual....

[],s

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2010, 18:33 »
Tive problemas com meu servidor proxy/gateway usando debian 4. Resolvi trocando a máquina, hehe. O hardware era muito antigo e o HD estava pedindo arrego, ocasionando alguns kernels panics  :o

Troquei por uma máquina nova e coloquei o...

Debian Lenny.

Até queria colocar o Ubuntu server 10.04 LTS, mas como ainda estava em março, não podia esperar pela versão final, nem ia colocar um beta como server...

Sobre o sarg, o meu as vezes "erra" ao gerar o index.html. Mas o relatório está lá, tudo detalhado, mas não fica listado no index, resolvido facilmente com um index-maker.

Caso identifique que o problema não seja no hardware, recomendo tentar reinstalar os pacotes que apresentam problemas, como o Tota indicou.

Tire essa idéia 'Windows' da cabeça, formatar só em último caso, pelo menos quandos e trata de um server de produção.
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

Offline ategavewu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: É possivel configurar servidor ubuntu desktop dhcp?
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2010, 22:02 »
Valew galera isso ja me ajudou bastante vou tentar reconfigurar o squid do debian la e ver o que dá srsrsr, muito obrigado gente.