Autor Tópico: Bobagem com sudo chmod 666  (Lida 5024 vezes)

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Bobagem com sudo chmod 666
« Online: 27 de Novembro de 2011, 22:59 »
Bem galera, a minha pasta do var/www tava tudo certim, com a pasta phpmyadmin e funcionando...
porém eu tava precisando jogar uma pasta com meus sites lá dentro e eu tinha q dar permissão...

pois bem, fui inventar de usar essa mer## "sudo chmod 666 /var/www", quando fui olhar o localhost
já não funcionava mais... "Forbidden You don't have permission to access / on this server.", e na pasta
do var/www os arquivos que estão lá, estão com um icone diferente e nem abrem mais...
no caso a pasta do phpmyadmin virou um icone como fosse um arquivo de texto que não da pra abrir...


tem como eu desfazer isso com algum outro código?
e como eu posso fazer o que eu queria sem fud#@ tudo?

Grato!
Yours, Dan.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2011, 23:10 »
Você quer dar permissão para a pasta se acessada novamente, é isso?

É só fazer o mesmo comando e trocar o "666" por "777".

Só isso.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2011, 23:18 »
valew
deu certo..

mais com essa permissão 777, meu sistema vai estar seguro? pois eu vi algumas pessoas falando
a respeito de não dar permissão direta para a pasta... e como eu posso jogar o arquivo aqui pra dentro?
Yours, Dan.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2011, 23:24 »
Não sei se vai ficar seguro, não entendo muito desse negócio de servidor web (parece que você tem um, sim?).

O comando junto com o "777" liberou a pasta, mas provavelmente não liberou as pastas que estão dentro dela, é isso?

Para liberar a pasta junto com *tudo* que tiver dentro dela (e dar a total permissão pra você mexer nela, mover/copiar arquivos pra ela), é só repetir o comando, mas colocando um "-R" antes do 777.

Vai ficar assim: sudo chmod -R 777 [caminho/da/pasta/aqui]
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2011, 00:26 »
deu certo, grato!

mais creio q não está seguro mais hehehe
Yours, Dan.

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2011, 01:10 »
bem... para mexer nos arquivos está 100%, porém para acessar o site, seja o phpmyadmin ou qualquer outro...
aconteceu isso

"Wrong permissions on configuration file, should not be world writable!"
Yours, Dan.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2011, 08:05 »
bem... para mexer nos arquivos está 100%, porém para acessar o site, seja o phpmyadmin ou qualquer outro...
aconteceu isso

"Wrong permissions on configuration file, should not be world writable!"

Deve ser que o comando liberou as permissões de tudo (e é isso que ele faz mesmo) que estava na pasta, mas alguns arquivos da mesma pasta não podem ter permissões de escrita (pode ser alguma medida de segurança). Mas como eu não sei *nada* sobre servidores web e afins, eu não sei quais arquivos são esses que não podem ter permissões de escrita... talvez você saiba.

Para esclarecer melhor sobre o comando que passei, dê uma olhada no final desse artigo do Morimoto (muito bom): http://www.hardware.com.br/dicas/sux-sudo-permissoes.html
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2011, 09:41 »
não teria algum código que eu volte para o que era antes?
Yours, Dan.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2011, 10:08 »
não teria algum código que eu volte para o que era antes?

Esse é o problema. Têm como saber como estava as permissões da pasta (e dos arquivos dentro dela)? Se tiver como saber, há como reverter ao estado de antes. Mas eu acho que vai ser trabalho pra caramba, tipo, tendo que editar os arquivos certos, um por um, por linha de comando...
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2011, 10:14 »
puts, vamo ver talvez alguem saiba...
se ñ vou desinstalar tudo e instalar denovo kkk
Yours, Dan.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2011, 11:11 »
Ô garfo, desde quando dar permissão de execução vai consertar um problema causado por dar permissão de escrita? Pq essa é a única diferença entre o chmod 666 pro 777. Você pode ter piorado o problema com esse comando assassino que é um "chmod -R 777".

danielpt, se vc quer corrigir a c@gada, use chmod 755 no diretório. Permissão total pro dono (rwx ou 7), permissão de leitura e execução para o grupo (r-x ou 5), permissão de leitura e execução para o resto do mundo (r-x ou 7).

E pelo amor de Deus, nunca mais execute um "chmod -R 777" sem ter certeza absoluta do que vc está fazendo. Esse comando, aplicado no lugar errado, pode fazer com que teu sistema pare de iniciar. E a única forma de recuperar é formatando e reinstalando!!!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline danielpt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2011, 11:15 »
Ô garfo, desde quando dar permissão de execução vai consertar um problema causado por dar permissão de escrita? Pq essa é a única diferença entre o chmod 666 pro 777. Você pode ter piorado o problema com esse comando assassino que é um "chmod -R 777".

danielpt, se vc quer corrigir a c@gada, use chmod 755 no diretório. Permissão total pro dono (rwx ou 7), permissão de leitura e execução para o grupo (r-x ou 5), permissão de leitura e execução para o resto do mundo (r-x ou 7).

E pelo amor de Deus, nunca mais execute um "chmod -R 777" sem ter certeza absoluta do que vc está fazendo. Esse comando, aplicado no lugar errado, pode fazer com que teu sistema pare de iniciar. E a única forma de recuperar é formatando e reinstalando!!!

hehe, então vai ficar como o código?
assim?: sudo chmod 755 /var/www
Yours, Dan.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2011, 11:23 »
Ô garfo, desde quando dar permissão de execução vai consertar um problema causado por dar permissão de escrita? Pq essa é a única diferença entre o chmod 666 pro 777. Você pode ter piorado o problema com esse comando assassino que é um "chmod -R 777".

danielpt, se vc quer corrigir a c@gada, use chmod 755 no diretório. Permissão total pro dono (rwx ou 7), permissão de leitura e execução para o grupo (r-x ou 5), permissão de leitura e execução para o resto do mundo (r-x ou 7).

E pelo amor de Deus, nunca mais execute um "chmod -R 777" sem ter certeza absoluta do que vc está fazendo. Esse comando, aplicado no lugar errado, pode fazer com que teu sistema pare de iniciar. E a única forma de recuperar é formatando e reinstalando!!!

A pasta dele estava bloqueada, dei o comando para desbloquea-la. Não vi perigo nenhum aí.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2011, 11:29 »
Esse é o problema...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Bobagem com sudo chmod 666
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2011, 11:36 »
Esse é o problema...

Sim, desbloqueou. Mas desbloqueou *tudo*. E como a pasta dele tinha arquivos que não era pra ter permissões de escrita, deu o erro lá...

Agora entendi.

É que esse comando já me salvou a vida uma vez, quando precisava fazer backup de uma pasta muito importante por linha de comando, e a mesma estava trancada. Aí foi só dar o comando, liberar tudo e copiar.

Nem é tão "assassino" assim...  ::)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"