Fórum Ubuntu Linux - PT

Ambientes Gráficos (Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu) => Outros Ambientes Gráficos => Tópico iniciado por: xluisfernando em 17 de Fevereiro de 2017, 23:55

Título: Distribuição mais adequada para Netbook
Enviado por: xluisfernando em 17 de Fevereiro de 2017, 23:55
Olá pessoal.

Tenho um Eee PC 1000HA de estimação, que recentemente passou a ser a minha primeira maquina, em virtude de um raio que queimou meu notebook.

Comprei esse aparelho novo, em 2008. Na época ele veio com Windows XP e Logo que venceu a garantia, migrei para o ubuntu.

Na época, coloquei mais memória RAM (2GB) instalei o 10.04 e fiquei com ele por um bom tempo. Depois, passei pelo ubuntu 12.04, Debian 7, Lubuntu 14.04, Ubuntu 12.04 (de novo) e recentemente, Lubuntu 16.04.

Pelo o que pude perceber, a questão da leveza do sistema em relação ao ambiente grafico não é muito evidente.

Com o Lubuntu o sistema realmente
consome menos memória, mas quando abro o firefox vejo que a coisa aperta.

Segui tutoriais sobre melhorar o desempenho do navegador e mesmo usando internet a cabo (o módulo ath5k para placa atheros sempre foi problemático e a velocidade em WiFi é muito baixa), é quase inviável usar esse netbook para navegar na internet. Fica muito lento.

O estranho é que não me lembro dele ser tão lento assim, quando usava o ubuntu 10.04.

Então, fica a questão? Se eu usasse o velho ubuntu 10.04 com repositórios old-releases eu teria mais leveza, ou a internet de hoje é que é pesada demais, se comparada ao que era em 2010?

Não entendo muito de hardware, mas sabendo que esse netbook usa um processador atom dual core de 1.6GHz, não entendo porque ele é tão lento, ainda mais se comparado ao desempenho que tinha com o 10.04
Título: Re:Distribuição mais adequada para Netbook
Enviado por: creto em 18 de Fevereiro de 2017, 01:02
Vou meio direto ao ponto:

- Tive um Asus EEE PC 1015CX (se não me engano o modelo) Intel Atom e usava o Xubuntu 14.04 bem bacana nele sem quase nenhum travamento

Claro que eu alterava a resolução para 1280x800_60.00 com o xrandr, já que com a resolução que ficava por padrão não ficava legal na tela pequena

Com isso, espero estar sendo útil te indicando usar o 14.04 pelo menos até 2019 daí para frente sei que podes achar outra opção, no fórum PCLinuxOS Brasil o companheiro AgentSmith vem fazendo belos trabalhos em Respins do PCLOS, mas agora em 64 bits.

Lembro que o manjaro tinha uma versão para Netbooks que ainda usa plataforma 32 bit, porém não sei se ainda tem, confesso.

Veja meu Netbook era esse >> aqui | Anonimo = Creto (http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?post_id=41006)

Espero ter sido útil de alguma forma.

T+

Título: Re:Distribuição mais adequada para Netbook
Enviado por: galactus em 18 de Fevereiro de 2017, 04:30
xluisfernando, desculpe a sinceridade, mas você está querendo tirar leite de pedra!

Entenda, esse Netbook é de 2009! O Atom N270 que o acompanha tem apenas um núcleo a 1.6GHz que faz meros 270 pontos no CPU Benchmarks: http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Atom+N270+%40+1.60GHz

Junto deste processador acompanha uma placa de vídeo Integrada Intel GMA 950! Que para os padrões de hoje em termo de performance, as placas de vídeos dos Celulares já dão de 10 a zero nela!

É impossível esse conjunto rodar bem qualquer navegador com a internet que temos hoje em dia!  São muitos animações e resoluções muito altas!

Você mesmo já descreveu o que ocorre:

Citar
Com o Lubuntu o sistema realmente consome menos memória, mas quando abro o firefox vejo que a coisa aperta.

É claro que o Ubuntu 10.04 rodava melhor.  O sistema era da mesma época desta máquina.  Você imagina o quanto as coisas ficaram maiores e mais pesadas desde 2009. 

Em um Netboook como este eu tentaria comprar mais memória, se possível,  para poder jogar o que pudesse na RAM para acelerar um pouco e tentaria usar distros como: 1) Puppy Linux, 2) Debian  ou  3) Slackware.

Se quiser ficar no Ubuntu, Lubuntu 14.04 com sistema de arquivos JFS e Midori na navegação com configuração do seu cache na memória!

Vai te dar muito trabalho para  deixar ele minimamente utilizável hoje em dia.