Autor Tópico: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema  (Lida 3578 vezes)

Offline ManoelFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Online: 04 de Fevereiro de 2012, 23:55 »
Instalei o 11.10 sem problemas. Estava tudo rodando direitinho. Meus documentos, minhas fotos, minhas musicas. Papel de parede trocando a cada 10 min., meus aplicativos no lançador. Tudo 100%, ate que eu resolvi instalar um ambiente Lamp.Tentei pelos meios normais mas o PHP não estava funcionado. Então resolvi utilizar um tal de TaskSel. Selecionei Lamp e ele instalou o apache o mysql e o php. Só que "desinstalou" todo o resto, inclusive o Unity. Agora quando carrego o sistema, ele carrega o apache, em modo texto e para. Nada mais de desktop nada mais de Unity. O que eu preciso fazer para recuperar meu sistema que estava rodando tão bem?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 09:48 »
Tente reinstalar o pacote "ubuntu-desktop":

sudo apt-get install ubuntu-desktop
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ManoelFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 20:35 »
Já tentei, tanto pelo famigerado Tasksel como pelo apt-get, e não deu resultado nenhum. Continua a mesma coisa.
Manoel.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 20:57 »
Mas qual é a saída do comando que eu passei? De repente na saída tem alguma pista do que acontece.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ManoelFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 23:01 »
Ele diz que o ubuntu-desktop já esta instalado. Mas se eu faço um reboot, ele volta a ficar apenas como servidor apache. (modo testo!)
Manoel

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 23:27 »
Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

who -r

apt-cache policy gdm

sudo service gdm status
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ManoelFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 00:15 »
Primeiramente, gostaria de agradecer a vascaíno Zekkerj pela paciencia, atenção e dedicação. Muito obrigado.
Segundamente umas coisinhas : 1 - Demoro para responder pois trabalho durante o dia e só pego no computador a noite. 2 - Sou um dinossauro da informática (aprendi a programar em assembly), portanto extremamente leigo em linux (mas quero me livrar definitivamente do XP).
Uma coisa : Quando "booto" meu equipamento, ele carrega o mysql, o apache, e fica paradão. Não faz absolutamente nada. Eu preciso entrar com Alt-F2 para fazer algo.
(Não sei como copiar a tela do terminal, portanto, transcrevo:)

------------------
Who -r
   nível de execução 2 2012-02-07 23:33

apt-cache policy gdm
gdm:
    instalado: (nenhum)
    Candidato: 3.0.4-0ubuntu11
    Tabela de versão
        3.0.4-0ubuntu11 0
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu oneiric/universe amd64 Packages

sudo service gdm status
gdm: unrecognized service
----------------

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 00:31 »
Citar
ou um dinossauro da informática (aprendi a programar em assembly)
Então você é meu contemporâneo... ;

Citar
apt-cache policy gdm
gdm:
    instalado: (nenhum)
Ahá!!! Apanhei-te, cavaquinho.

sudo apt-get install gdm
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ManoelFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema (Resolvido)
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:48 »
A demora se deve a : ...apt-get install..., aí "ploft", acabou a energia. Quatro horas depois : volta a energia, aí "ploft" queimou meu modem.
Mas como a gente é daquele tido de gente que não desiste nunca, passei um parto para fazer funcionar o 3G via terminal, mas, "bimba!" As coisas começaram a voltar ao que eram.
Um detalhe: durante o install, ele me perguntou se eu queria o "gdm" ou um "lightqualquercoisa". É claro que eu respondi "gdm"?!?!?!...
Voltou um sistema meio esquisitão, que eu acredito ser o Unity 2D. Não tem gedit, visualizador de arquivos e etc. Na barra do lançador só tem o firefox...
Mas tudo bem, maravilha, já voltei a ter um ambiente gráfico. O resto a gente chega lá (de vagarinho, mas chega)
Obrigado pela força e pela atenção.
Fica um alerta para os iniciantes : cuidado com os "Tasksel" da vida. Leiam muito antes de clicar ok.
Manoel

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 23:40 »
Citar
Voltou um sistema meio esquisitão, que eu acredito ser o Unity 2D. Não tem gedit, visualizador de arquivos e etc. Na barra do lançador só tem o firefox...
É pq com certeza o estrago foi maior que a gente pensava: outros pacotes devem ter sido retirados junto com o gdm.
Fico imaginando se você desinstalar o meta-pacote "ubuntu-desktop" e instalá-lo de novo, se você teria o conjunto de aplicativos de volta.

Citar
A demora se deve a : ...apt-get install..., aí "ploft", acabou a energia. Quatro horas depois : volta a energia, aí "ploft" queimou meu modem.
Cruz-credo. Tá precisando de um descarrego, amigo... :D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 23:54 »
O "lightqualquercoisa" deve ser o lightdm. É o gerenciador de display padrão no Ubuntu 11.10 pra frente, versões anteriores usam o gdm.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:39 »
Se ele chega a oferecer a instalação do novo, então deve conflitar com o antigo. Sem problema, podemos instalar de volta o "lightdm" também, em lugar do gdm.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ManoelFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 10:24 »
Olá, eu again...
Citar
desinstalar o meta-pacote "ubuntu-desktop" e instalá-lo de novo
Quando eu tentei desistalar, ele me disse algo como "não poderia desinstalar pois não estava instalado"
Aí então: "apt-get... desktop". E foi...
Mas em um determinado momento, interrompeu dizendo que não podia continuar, para que eu executasse um tal de --fix-missing.
Fiz: "apt-get install --fix-missing ubuntu-desktop". Ele calculou, listou um monte de coisas e perguntou se eu queria continuar (S/n). Então: "S".
Aí não mais porem que derrepente:
"Err http://br.arquive.ubuntu.com/ubuntu oneiric-updates/main python-papyon all 0.5.5-1ubuntu3.2
  Não foi possível conectar em br.arquive.ubuntu.com:80 (200.236.31.4). - connect (111: conexão recusada)"
E daí para frente ele listou todos os itens da lista seguidos da mensagem:
"Desabilitado para conectar com br.arquive.ubuntu.com:http:"

Sinceramente, não faço a mínima idéia do que está acontecendo...
Manoel

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 11:23 »
O repositório brasileiro deve ter saído do ar (novidade...). Normalmente você resolve isso usando o repositório central. Isso é escolhido na Central de Programas, ou editando o arquivo /etc/apt/sources.list.

PS: Procure postar as mensagens de erro completas, mesmo que vc não as entenda, a gente entende.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ManoelFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Lamp - O Tasksel "comeu" meu sistema
« Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 15:33 »
Olá, me desculpe o mau jeito...
Como voce (zekkerj) disse que o repositório poderia estar fora do ar, esperei uma meia hora e fiz de novo.
Aí, Pimba! -> Unity 3D.
É claro que meus aplicativos e coisinhas não estão mais lá. Mas isso não é problema. Se eu coloquei uma vez, coloco de novo.
Eu só queira uma dica: No windows a gente tem o tal do ponto de restauração. Tem backup e disco de restauração...
O que eu posso fazer no Ubuntu para, por exemplo, guardar uma configuração do sistema?
Qual o melhor tipo de backup que eu possa fazer dos meus dados (durante o 9.04 eu fiz um backup, só que depois perdi o sistema e nunca mais descobri qual foi o programa utilizado. Tenho um backup mas não sei como "restorá-lo")
"Forante" tudo isso, gostaria de agradecer a ajuda. Voltei a ter sistema, quase sem ter idéia do que fazer. Muito obrigado