Autor Tópico: Matar o Servidor X que estou a correr!  (Lida 4169 vezes)

Offline demetrioruivo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Matar o Servidor X que estou a correr!
« Online: 09 de Setembro de 2007, 00:17 »
Olá gente!
Estou zangado!
Zangado porque instalei o ubuntu para AMD64 com um servidor X (cujo o interface penso ser o gnome) e não consigo mandar abaixo isto sem que perca permissões. Já experimentei o 'teleinit' e a única coisa que consigo dele é ir para root em modo texto tipo shell.
Primeiro deixem explicar o porquê de querer ir para o interface feio (mas muito util, pra quem sabe...) cheio de letras...
Fiz o download da driver NVIDIA para a minha 6600GT do site da nvidia. A driver Nvidia instalada por defeito deixa-me apenas fazer 1024x768 a uns hediondos 50Hz de tx de refrescamento.
Nas instruçoes do pack dos drivers da Nvidia diz que devo sair do servidor x que estou a usar para instalar eficientemente as drivers. Até aqui tudo tranquilo, porque carreguei Ctrl+Alt+F1 e experimentei correr o comando 'sudo sh <Nome da driver>.
A driver correu a instalação depois de me pedir a password root, e depois avisou-me que tinha um servidor X a correr de fundo. Tudo bem, mais uma pesquisa no google e matei o servidor X, mas com uma bomba Termonuclear. Termonuclear porque usei no shell modo texto o comando 'shutdown now' para ir para modo root single user.
Tentei correr de novo o driver NVIDIA e avisou-me que estava num modo muito baixo porque havia uma série de aplicativos que não estavam a correr, e q portanto poderiam perigar a instalação correcta das mesmas.

Tentei de novo fazer um reboot, google de novo, depois descobri mais um novo comando da shell chamado 'teleinit' - Um aplicativo milagroso que nos permite ganhar e perder poderes divinos consoante o que nos dá na telha. Mas tem um problema. O servidor X só não corre no modo 1, que é o root. Mas também não corre mais nada!!

Alguém é capaz de me matar este Servidor X?
Caso não consiga em breve resolver este problema, vou atirar 1.º o monitor pela janela (que a escrita deste post está a dar cabo da minha retina) e depois vai o computador para o meio da estrada lá em baixo...

Há qualquer coisa muito interessante no linux. É é muito dificil chegar lá sozinho, portanto dêem-me uma mãozinha, se fazem favor...

Abraços e antecipadamente agradeço qualquer ajuda que possam dar.
Cumprimentos,
Demétrio Ruivo

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Matar o Servidor X que estou a correr!
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2007, 01:03 »
Para matar o X é só matar o gdm (se estiver usando gnome). O comando é:

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm stop
Você irá cair em uma tela que não dá para fazer comando nenhum. Mude de tela com alt+f6 (e faça o login). Aí instale os drivers. Depois de tudo é só erguer o gdm de novo:

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm start

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Matar o Servidor X que estou a correr!
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2007, 01:51 »
Só para complementar, use o mesmo "Ctrl + Alt + F1" para logar em texto e em seguida use o comando postado pelo Alessandro acima -- "sudo /etc/init.d/gdm stop" -- para matar o GDM e, via de conseqüência, o servidor X.

Antes de instalar o driver da nvidia instale os pacotes abaixo:

sudo apt-get install build-essential gcc make linux-headers-`uname -r`

Note que uname -r é cercado por crases  e não por aspas simples.

Depois de instalar o driver  pelo script tente abrir o X com o comando "startx" para ver se está OK. Se estiver, feche o X com "Ctrl + Alt + BackSpace" e reinicie o Ubuntu com "sudo reboot".

Boa sorte.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Matar o Servidor X que estou a correr!
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2007, 10:23 »
Será, que não dá para instalar o driver com o Envy? Pois aqui em casa instalei o meu sem mesmo precisar sair do X uma vez se quer. Será que o mais correto é instalar na mão com explicado acima?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Matar o Servidor X que estou a correr!
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2007, 14:16 »
Tanto faz instalar na mão ou usar o Envy, pois a instalação ocorrerá pelo pacote baixado do site da nVidia.

O Envy apenas automatiza (facilita) o processo.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Matar o Servidor X que estou a correr!
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2007, 01:05 »
Salve!
Seja bem vindo!
Para matar  o X é isso que o alessandro_ufms citou .Só que... mesmo você instalando na mão ,você terá a mesma resolução de 50Hz, à cada reinício do PC .

Agora adiantando o seu lado ,aqui vai a solução :

Abra o xorg.conf
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
E coloque na Section "Device" a seguinte linha ↓
Código: [Selecionar]
Option          "DynamicTwinView"       "false"Exemplo do meu ↓
Citar
Section "Device"
   Identifier   "Placa de Vídeo Genérica"
   Driver      "nvidia"
        Option          "AddARGBVisuals"   "True"
        Option          "AddARGBGLXVisuals"   "True"
        Option          "NoLogo"           "True"
        Option          "DynamicTwinView"       "false"
EndSection

Depois reinicie o X (Ctrl+Alt+Back Space ) e dê uma olhada em Sistema →Preferências →Resolução de Tela
Essa dica também funciona para o driver (9631 e 9755) do repositório  

Boa sorte! ;)
 
« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 01:07 por k7br »