Autor Tópico: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless - [RESOLVIDO]  (Lida 12892 vezes)

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless - [RESOLVIDO]
« Online: 11 de Maio de 2008, 01:59 »
Boa noite a todos,
Acabei de atualizar o ubuntu 7.10 para a versão mais nova. Porém, não consigo fazer a conexão via wireless. Os drivers do win estão instalados (no caso os da placa Atheros 5007), ele capta o sinal das redes wireless disponíveis e quando opto por alguma (colocando a senha e etc) ele fica tentando conectarindefinidamente e não consegue se conectar à rede.
Provavelmente não é problema com a rede, pois a uso em outro operacional e por conexão cabeada no novo ubuntu normalmente.
Se alguém puder me dar uma ajuda eu desde já agradeço.
OBS.: eu recentemente passei a usar linux, ou seja, sou praticamente analfabeto no assunto, hehehe.
« Última modificação: 15 de Junho de 2008, 19:00 por HMF »

Offline Raphael R. O.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Raphael Rabelo
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2008, 10:49 »
Acontecia isso comigo quando instalei os driver da minha placa rt73 junto com o Wicd....

Quando eu procurava conexões, ele me trazia uma lista de redes disponíveis, porém quando eu mandava conectar ele ficava tentando pegar IP por um tempão e nao conectava.... então eu tinha que fazer pelo terminal... faça um teste, tente conectar pelo terminal:

sudo iwconfig essid nome_da_lan
sudo iwconfig wlan0 key senha_da_lan
sudo dhclient wlan0

Se pegar ip e navegar, então remova o driver e instale de novo ..... tive que fazer isso aqui, e depois funcionou belezinha! ;)

Espero ter ajudado.

Raphael R. O.
Raphael Rabelo

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2008, 00:53 »
Raphael R. O.
Blz?
Desde já obrigado pela ajuda.
Olhe só, digitei os comandos que vc me disse e no primeiro (o do nome da lan) retornou com o nome da lan como comando desconhecido; o segundo comando retornou invalid argument "senha da rede digitada"; e o terceiro comando deu nisso:

root@administrador-laptop:~# sudo dhclient wlan0
Internet Systems Consortium DHCP Client V3.0.6
Copyright 2004-2007 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit http://www.isc.org/sw/dhcp/

Listening on LPF/wlan0/00:1d:d9:2f:f3:75
Sending on   LPF/wlan0/00:1d:d9:2f:f3:75
Sending on   Socket/fallback
DHCPDISCOVER on wlan0 to 255.255.255.255 port 67 interval 5
DHCPDISCOVER on wlan0 to 255.255.255.255 port 67 interval 9
DHCPDISCOVER on wlan0 to 255.255.255.255 port 67 interval 17
No DHCPOFFERS received.
No working leases in persistent database - sleeping.
root@administrador-laptop:~#


Ou seja ele não conectou pelo terminal.
O problema aqui deu uma aliviada, pois depois que reinstalei o driver d novo consegui com muito custo conectar outra vez, mas tem hora q não dá, mesmo eu reiniciando, fica só listando as redes disponíveis e não conecta.
Outro detalhe que reparei é q no menu sistema-administração-drivers de hardware fica indicando 2 dispositivos de  drivers referentes à minha placa atheros e ambos selecionados porem com o situação "não está em uso"
Ou seja, meu wireless anda funcionando quando quer aqui.
Vc teria alguma outra sugestão para tornar minha conexão wireless viável e estável.

OBS.: já segui essa dica q encontrei o problema persistiu:
Aqui recomendo que utilize o seguinte comando:
$ sudo su
#  apt-get install ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9 ndisgtk
O aplicativo ndisgtk após instalado adiciona ao menu "Sistema -> Administração" o menu "Windows Wireless Drivers". Acesse este menu e Instale o driver de controladora Windows XP 32bits. Se não possuir o driver, basta fazer o download nesta página: http://www.atheros.cz/download.php?atheros=AR5006EG&system=1.
Agora um detalhe importante! Será necessário fazer com que a inicializão do Ubuntu não carregue os módulos do madwifi, para isto inclua as seguintes linhas nos arquivos abaixo:
/etc/modprobe.d/blacklist
blacklist bcm43xx
blacklist ath_pci
blacklist ath_hal

/etc/modules
ndiswrapper

(esse último arquivo ,"modules", não consegui encontrar.
Valeu


Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2008, 14:15 »
    Como anteriormente havia apenas atualizado o ubuntu, resolvi desta vez formatar a máquina e reinstalar o ubuntu 8.04. Depois instalei o ndiswrapper, instalei do driver do XP 32bits para a placa wireless da Atheros.
    Mas o problema persiste. Na maioria das vezes aparecem as redes sem fio disponíveis na lista e quando tento conectar fica só na tentativa e não é possível concluir a conexão. E em outras oportunidades o ubuntu consegue conectar-se à rede sem fio.
    Ou seja, o wireless continua funcionando quando quer.
    Obs: o led indicador do funcionamento do wireless do notebook não funciona.
    Se alguém tiver alguma sugestão de solução agradeço.
    Valeu.

Offline Raphael R. O.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Raphael Rabelo
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2008, 14:27 »
Tive problema para usar wireless que eram protegidas por WPA personal e WPAII ... nao conseguia conectar na rede nem a paulada.... resolvi mudando o WPA para WEP HEX 64bits ... ai consegui conectar ....

Atualmente em casa no meu router eu deixei sem chave de segurança, estou usando autenticação por MAC ADRESS.... nunca mais tive problemas. ..

raphael
Raphael Rabelo

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2008, 15:28 »
Rafael R. O.
Valeu pela dica. Vou tentar mudar o esquema da chave de proteção da rede p testar.
Mas usar sem proteção aqui não vai rolar não, rsrsrs.

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2008, 17:03 »
Boa tarde galera,
     O negócio é o seguinte, há dois dias resolvi testar as soluções referentes ao modo de segurança da rede wireless. Antes fui ao menu "sistema-administração-drivers de hardware e confirmei que os drivers da placa wireless estavam desativados e, depois, entrei na configuração do roteador e alterei o sistema WPA pessoal para WPA2 pessoal, pois não quis deixar a rede desprotegida como fez o amigo que postou acima.
     E para minha surpresa o SO está há dois dias conectando-se normalmente, de primeira. Ou seja, o problema que relatei inicialmente me parece estar resolvido.
     Mas, por precaução vou testar por mais algum tempo antes de resolver editar o nome do tópico para adicionar o "RESOLVIDO".
     De qualquer forma obrigado a todos aí pela ajuda.

Offline marcelomats

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless - [RESOLVIDO]
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2008, 17:35 »
Caro amigo Raphael, tinha o mesmo problema na minha instalação do Ubuntu 8.04, meu adaptador de rede funcionava, pois o led piscava e conseguia localizar as redes disponiveis, apenas não conseguia conectar, então fiz os passos que vc indicou:

Acontecia isso comigo quando instalei os driver da minha placa rt73 junto com o Wicd....

Quando eu procurava conexões, ele me trazia uma lista de redes disponíveis, porém quando eu mandava conectar ele ficava tentando pegar IP por um tempão e nao conectava.... então eu tinha que fazer pelo terminal... faça um teste, tente conectar pelo terminal:

sudo iwconfig essid nome_da_lan
sudo iwconfig wlan0 key senha_da_lan
sudo dhclient wlan0

Se pegar ip e navegar, então remova o driver e instale de novo ..... tive que fazer isso aqui, e depois funcionou belezinha! ;)

Espero ter ajudado.

Raphael R. O.

Funcionou muito bem, consegui conectar e navegar, exceto pela remoção do driver que não funcionou, pois tive que executar os passos manualmente de novo após reinicializar o PC. Teria uma maneira de criar um script ou algo parecido para executar automaticamente esses passos na inicialização?

Obrigado,
Marcelo.

Offline marcelomats

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless - [RESOLVIDO]
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2008, 15:50 »
Pessoal, resolvi o problema, adicionei as seguintes linhas no final do arquivo /etc/rc.local (antes do "exit 0")  ;) :

sudo iwconfig wlan0 essid "nome-da-rede" key "senha-da-rede" &
sudo dhclient &

Abraços,

Marcelo.

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless - [RESOLVIDO]
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2008, 18:09 »
Boa tarde galera,
Como disse, minha placa wireless está funcionando normalmente agora, inclusive a tecla que liga de desliga a função wireless do note.
Porém, o led indicador de que a placa wireless está ligada não acende. Alguém tem alguma sugestão do que seja?
Obrigado.

Offline thug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2008, 19:56 »
Boa tarde galera,
     O negócio é o seguinte, há dois dias resolvi testar as soluções referentes ao modo de segurança da rede wireless. Antes fui ao menu "sistema-administração-drivers de hardware e confirmei que os drivers da placa wireless estavam desativados e, depois, entrei na configuração do roteador e alterei o sistema WPA pessoal para WPA2 pessoal, pois não quis deixar a rede desprotegida como fez o amigo que postou acima.
     E para minha surpresa o SO está há dois dias conectando-se normalmente, de primeira. Ou seja, o problema que relatei inicialmente me parece estar resolvido.
     Mas, por precaução vou testar por mais algum tempo antes de resolver editar o nome do tópico para adicionar o "RESOLVIDO".
     De qualquer forma obrigado a todos aí pela ajuda.


Ae pessoal, só para registrar, eu tenho um dv6000 e não estava funcionando o wireless, a principio para que estava instalado o modulo da placa, mas tive que utilizar o ndiswrapper e pegar o driver do lado negro da força (Ruindows), e fui em System, Administrator, Hardware Drivers, e marquei a opção da placa wireless, dei um /etc/init.d/networking restart e achou a rede aqui de casa tudo certinho  :D

valeu

Offline GabbrieL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • Ubuntu 8.04
    • Ver perfil
    • GabbrieL GNU
Re: Ubuntu 8.04 - problemas com conexão wireless - [RESOLVIDO]
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2008, 12:56 »
Desculpem ressuscitar o topico, mas o problema é semelhante e para nao "floodar" com topicos semelhantes, resolvi usar este.

Sim, instalei num notebook cujo wireless detectou no boot e funcionou perfeitamente. Entao os drivers estao todos ok!

Mas... as vezes qdo desligo o note e ligo novamente, ele "perde" a configuracao da rede (com a chave etc) e tenho que manualmente selecionar a rede e inserir a chave WEP toda vez q ligo o note!!

Detalhe, o note nao sai aqui de casa, e nunca preciso trocar de rede, so uso ele com apenas 1 access point... nao sei pq acontece isso..

ja em outro pc, com ubuntu também (tenho ubuntu em 2 pcs aqui) so consegui ativar o wireless via ndiswrapper, e ele nao acontece isso, nunca precisei selecionar rede, liguei o pc, pronto ja ta td funcionando...

Preciso resolver isso do note, pois o note eh de minha mae, e pra ela digitar a senha td hr, complica, ne?

Aguardo resposta!!! Obrigado!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 13:38 por GabbrieL »
"Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento com os Custos"
http://gabbrielgnu.blogspot.com/