Autor Tópico: 2d no virtual box é possivel?  (Lida 3965 vezes)

Offline riba.2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
2d no virtual box é possivel?
« Online: 04 de Novembro de 2009, 16:28 »
É o seguinte... já tentei de varias maneiras ativar os efeitos visuais do ubuntu e nunca consegui... minha placa de video é "via unichrome pro igp" agora instaleio o xp e estou emulando o ubuntu 9.10 e gostaria de saber se é possivel ativar os efeitos pelo ao menos o 2d no virtualbox 3.08
desde já agradeço pela ajuda...

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: 2d no virtual box é possivel?
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2009, 16:34 »
Sua placa sendo da via... não tenho muita certeza.... mas faz o seguinte........

no virtual box marca a opção "ativar aceleração 3D"
tenha certeza de sua placa de video estar com os drives atualizados no xp
após isso instale o ubuntu ( ou reinicialize o mesmo ) e tenta ativar os ofeitos
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: 2d no virtual box é possivel?
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2009, 16:41 »
riba.2,

Boa tarde. Os efeitos visuais (cubo, efeitos de transição das janelas, etc) são recursos gráficos avançados e necessitam do máximo "poder de fogo" que a tua VGA possuir. Para poder ativar tais efeitos, é necessário baixar o Compiz (o aplicativo que gerencia esses recursos) e o driver da placa de vídeo (porque quando se instala o Ubuntu, o driver de vídeo padrão é genérico).

Fazendo um paralelo com o Windows: se instalares o sistema mas não o driver de vídeo e o Direct-X, conseguirás trabalhar com o básico, mas se quiseres rodar algum jogo ou algum aplicativo graficamente mais exigente, terás dificuldade.

Em suma: para poder ativar os recursos do Compiz é necessário, antes de mais nada, instalar o driver de vídeo. Se a sua placa tiver capacidade, após a instalação desses componentes os recursos visuais serão ativados. Apenas uma observação: as placas da Via não são exatamente o que há de melhor em se tratando de desempenho gráfico, mas já li relatos de pessoas que conseguiram ativar alguns recursos do Compiz com sucesso.

Quanto à máquina virtual: é improvável que consigas ativar os efeitos porque o drive de vídeo virtual é muito limitado.

Um abraço!!


Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: 2d no virtual box é possivel?
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2009, 16:55 »
OBS: como esta usando o virtual Box, o drive no ubuntu VAI ser "generico" do virtualbox.... ele não reconhece sua placa fisica, mas a virtual fornecido pelo virtual box...

Siga os passos que passei e informe se funcionou.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: 2d no virtual box é possivel?
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2009, 12:23 »
sboorbou,

Em virtual box, já tentei, e não obtive sucesso. Não vou afirmar que não funciona, porque foi unicamente a minha experiência, mas pelo simples fato de o driver de VGA ser o "genérico", ele não ativa o Compiz.

Um abraço!


Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: 2d no virtual box é possivel?
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2009, 12:53 »
no serviço eu usava um pc da dell com uma ati x1050 ( eu acho, num lembro bem o modelo ) que no windows estava 100%.
Para estudar para lpi instalei no virtual box para windows o centos e em seguida o bigLinux.... bem... o biglinux foi só para fazer propaganda do linux para meus colegas...

o compiz e todos os efeitos funfaram normal...
sei que aqui temos uma limitação de hardware, mas podemos testar...

após habilitar a aceleração 3d no virtualBox, instala os pacotes clientes no linux, instala o direct3d ( ou algo assim, o proprio virtual box oferece ele ao instalar o pacote cliente ) e então aperta alt+f2 e digita gnome-terminal no terminal digita  glxgears

se abrir outra janela, com umas engrenagens... o 3d ta ok... o compiz deveria funfar........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda