Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2376299 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Novo kernel omnislash!!! Tópico principal atualizado...
« Resposta #465 Online: 06 de MAR?O de 2008, 13:45 »
Citar
Hqxriven vai ver a tua caixa de pms pq esta entupida,isso dos hz ser melhor a 1000 ou 300 deve variar de sistema para sistema.

É isso mesmo amigo... em single core o melhor é 1000 em dual 300 hz justamente pq eles somam então em dual ficam 600 hz...

Por isso coloca agora 300 e uso outras formas de chegar no mesmo resultado...

Citar
Galactus que progrma vc usou para saber esses tempos??
Queria fazer um teste do genero do seu, tambem tenho meu ubuntu bem carregado  Sem Graça
gtk e qt, todo o tipo de frescura como AWN compiz screenlets e costumo abrir muitos progrmas de uma vez e tenho cerca de 190 processos  Sem Graça Sem Graça Sem Graça (tenho de dispensar algumas coisas)

Hqx se vc respondeu a minha pergunta eu nao percebi, vem kernel novo ou nao?

Vem agora há 10 horas sem dar boot e ele é muito bom!!!

 uptime
 13:42:52 up 10:00,  1 user,  load average: 0.56, 0.50, 0.39

Imagem do novo omnislash depois de 10 horas de uso sem boot!!!


Upload pronto!!!

Mais uma imagem...



Hqx
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2008, 17:38 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Melhorando o gerenciamento de memória no kernel omnislash!!!
« Resposta #466 Online: 07 de MAR?O de 2008, 07:46 »
Tópico atualizado...

Melhorando o gerenciamento de memória no kernel omnislash (sysctl.conf)

http://hqxriven.wordpress.com/2008/03/07/melhorando-o-gerenciamento-de-memoria-no-kernel-omnislash-sysctlconf/

Já que passaram mais de 12 horas postei uma mensagem seguida da outra... se tem alguma regra contra isso me falem moderadores!!!

Atualizei o blog e coloquei mais dicas nesse mesmo tópico agora a "sujeira" aqui é zero!!!

Alguém tem alguma idéia, sugestão???

Hqx
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2008, 10:04 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #467 Online: 07 de MAR?O de 2008, 13:34 »
Nossa, mais uma versão!  ;D

Estou baixando, só na parte da noite vou poder testar, amanhã (sábado) posto os resultados!

Obrigado pelo comentário no Blog! Só procuro ajudar um pouco. 

A cronometragem dos tempos da abertura dos programas foi simples! Usei o crônometro do meu Celular!  ;D

Portanto, não usei o Time Hq. Mas se preferir, eu passo a usar!

No aguardo dos comandos para alterar o CFS. 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline jose_edil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #468 Online: 07 de MAR?O de 2008, 16:39 »
Pra usar o comando time, basta "cercar" os comandos q voce quer medir usando {}, como no exemplo a seguir:

edil@edil-laptop:~$ time { echo "a"; echo "b"; }
a
b

real    0m0.000s
user    0m0.000s
sys     0m0.000s

lembrando q depois de cada comando tem q por ponto-e-virgula. Soh nao sei se funciona muito bem pra aplicativos graficos, pq ele nao vai marcar o tempo de abertura e sim o tempo total de execucao do programa. veja o exemplo abaixo, na primeira eu abri o programa e fechei ele na barra. depois abri de novo e coloquei uma musica pra rodar enquanto ele ja tava la aberto.

edil@edil-laptop:~$ time { kwrite ; }

real    0m6.418s
user    0m1.014s
sys     0m0.109s
edil@edil-laptop:~$ time { kwrite ; }

real    0m21.882s
user    0m1.090s
sys     0m0.109s

Offline jose_edil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #469 Online: 07 de MAR?O de 2008, 17:12 »
Estou pensando aqui q talvez fosse legal criar um benchmark ou pelo menos algum tipo de rotina padronizada pra ter uma comparacao melhor.

vou procurar pra ver se ja nao existe algo assim, mas tambem nao deve dar muito trabalho escrever um pequeno programa q faça, sei la, 1.000.000 de escrita em memoria, 1.000.000 de leituras, 1.000.000 de IOs variados, etc.

pensei nisso porque estou usando o 2.6.24-zen3 q eu mesmo compilei e apesar de dar um certo ganho de performance, nao achei tao redondo qt o omni q vc fez...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Novo omnislash em testes!!!
« Resposta #470 Online: 08 de MAR?O de 2008, 05:57 »
Novo omnislash em testes!!!

Por causa dos testes do galactus e gatohumano estou alterando certas partes do omnislash.

Para resolver o problema do delay na abertura estou compilando a próxima versão do kernel para Pentium3.

Então saibam que o mínimo na próxima versão é que o processador tenha suporte a SSE e seja um P3.

Estou também usando alguns patches a mais e alterando não só a latência como a granularidade do mesmo.

Aproveitando o tópico do Galactus vou fazer umas análises aqui também e depois vou atualizando!

                  Primeira Vez                  Segunda Vez

KDE                                         

Konqueror        4,56                                3,28

Terminal           

Amarok           4,6                     2,1

Writer               5,5                             2,3 (acho que aqui depende da config de uso de memória do o)

K3B                  3,49                              2,53

Kaffeine             1,15                              1,07

Kcontrol               1,18                         0,75

FireFox (10 abas)  6,33                            2,59


O resto eu fico devendo!!!

Citar
A cronometragem dos tempos da abertura dos programas foi simples! Usei o crônometro do meu Celular!  Sem Graça

Portanto, não usei o Time Hq. Mas se preferir, eu passo a usar!

Quem achar interessante pode colocar a checagem do ext3 (não coloquem no reiserfs pois acredito que esse comando não funciona) a cada 30 e poucos boots para um tempo maior.

Eu fiz o seguinte:

IDE

sudo tune2fs -c150 /dev/hdax

SATA
sudo tune2fs -c150 /dev/sdax

Se vcs usam hd ide que é reconhecido como hda use o comando hda se ele é reconhecido como SATA use o segundo comando, o x é o número da partição.

O teu cronômetro foi bem preciso galactus!!

Citar
Pra usar o comando time, basta "cercar" os comandos q voce quer medir usando {}, como no exemplo a seguir:

edil@edil-laptop:~$ time { echo "a"; echo "b"; }
a
b

real    0m0.000s
user    0m0.000s
sys     0m0.000s

lembrando q depois de cada comando tem q por ponto-e-virgula. Soh nao sei se funciona muito bem pra aplicativos graficos, pq ele nao vai marcar o tempo de abertura e sim o tempo total de execucao do programa. veja o exemplo abaixo, na primeira eu abri o programa e fechei ele na barra. depois abri de novo e coloquei uma musica pra rodar enquanto ele ja tava la aberto.

edil@edil-laptop:~$ time { kwrite ; }

real    0m6.418s
user    0m1.014s
sys     0m0.109s
edil@edil-laptop:~$ time { kwrite ; }

real    0m21.882s
user    0m1.090s
sys     0m0.109s

Ummmm. interessante obrigado!!!

Citar
Estou pensando aqui q talvez fosse legal criar um benchmark ou pelo menos algum tipo de rotina padronizada pra ter uma comparacao melhor.

vou procurar pra ver se ja nao existe algo assim, mas tambem nao deve dar muito trabalho escrever um pequeno programa q faça, sei la, 1.000.000 de escrita em memoria, 1.000.000 de leituras, 1.000.000 de IOs variados, etc.

pensei nisso porque estou usando o 2.6.24-zen3 q eu mesmo compilei e apesar de dar um certo ganho de performance, nao achei tao redondo qt o omni q vc fez...

Seria interessante, aqui eu procuro não usar benchmarks procuro levar o sistema a uma situação de extresse alto e aí eu começo a verificar o tempo de resposta dos aplicativos, uso da memória, estabilidade, etc...

Então eu percebo que mesmo numa situação péssima o usuário sentirá que o sistema tem uma boa reação.

Até pq não conheço um benchmark que faça tantos testes quanto eu ;D

Mas pode ser interessante!!!

Primeiro: A série 24 tem problemas ainda (principalmente no sheduler)... o processamento sob bastante nessa versão.

Quer testar... abra o jogo frozen bubble no omnislash e no zen (ou no 24 vanila) e veja que o processamento é desproporcional na série 24. (pelo menos foi o que notei)

O problema do zen é o seguinte:

Excesso de patches... O kamikaze não tinha esse problema, mas o zen tem.

Quando um kernel tem muitos patches vc perde o controle sob ele, pois vc não sabe o que está afetando a interatividade.

Eu sei que o zen bem configurado teria uma performance maior do que o omni, mas que patches eu preciso tirar ou acrescentar para isso.

Veja só:

Os meus 20 patches do omnislash anterior somavam 400 KB.

O do zen é 6 MB!!!

Então é melhor eu ficar por aqui mesmo...

E MUITO obrigado gato humano pelos seus comentários e ajuda!!!

Vou agora junto com o kernel omnsilash desenvolver o kernel meteorstrike que será um kernel de testes onde farei mais experiências que entrarão no omnislash depois!!

Assim dessa forma vou poder corrigir bugs e aumentar a compatibilidade e a velocidade do omnislash através do meteorstrike.

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #471 Online: 08 de MAR?O de 2008, 09:39 »
Hq, o que faço para que na compilação o módulo da minha placa de rede seja ativado? Aqui sempre que compilo a placa não é reconhecida... :(

02:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. L2 100 Mbit Ethernet Adapter (rev a0)

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #472 Online: 08 de MAR?O de 2008, 09:57 »
Caso a placa ou o chipset dela não aparecer nas opções dos drivers tenta fazer o que dizem neste site:
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=9937

Offline jose_edil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #473 Online: 08 de MAR?O de 2008, 17:06 »
de fato esse kernel 2.6.24 sobe bastante o processamento. Como uso em laptop, da pra perceber q a ventoinha liga muito mais frequentemente. Instalei pra testar 2 features novas da serie: o driver b43, q esta muito superior ao bc43xx, para placas broadcom wi-fi; e o modulo de video reescrito da secao de controle de energia (ACPI), que resolveu o problema do brilho da tela aki no note (Vostro 1000 da Dell). aparentemente também tem algumas melhorias para AMD com relacao a consumo de energia mas nao percebi nenhuma melhora.

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #474 Online: 08 de MAR?O de 2008, 18:47 »
Hqxriven, esse último kernel está otimizado também para o processador core 2 duo 1.06 que vem no sony vaio TZ?outra coisa, se quiser esse kernel no debian tem algum problema?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #475 Online: 08 de MAR?O de 2008, 22:13 »
Citar
de fato esse kernel 2.6.24 sobe bastante o processamento. Como uso em laptop, da pra perceber q a ventoinha liga muito mais frequentemente. Instalei pra testar 2 features novas da serie: o driver b43, q esta muito superior ao bc43xx, para placas broadcom wi-fi; e o modulo de video reescrito da secao de controle de energia (ACPI), que resolveu o problema do brilho da tela aki no note (Vostro 1000 da Dell). aparentemente também tem algumas melhorias para AMD com relacao a consumo de energia mas nao percebi nenhuma melhora.

Para vc ter um desempenho bom na série 24 vc tem que colocar umas gambiarras no kernel... Mas o desempenho do 23 com cfq é muito bom... e o b43 existe para o kernel 23 (com patch óbvio pq por padrão ele não tem!!!).

Citar
Hqxriven, esse último kernel está otimizado também para o processador core 2 duo 1.06 que vem no sony vaio TZ?outra coisa, se quiser esse kernel no debian tem algum problema?

Está otimizado para PentiumIII e para usá-lo no debian vc terá que compilar... Problemas eu não vejo desde que vc saiba compilar...

EDIT 1 - O kernel está tão tunado (o omnislash 4.7) que até o meu modem motorola sm56 sentiu!!!


Hqx
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2008, 07:32 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #476 Online: 09 de MAR?O de 2008, 09:51 »
Hqx seu kernel está em pacotes .deb logo acho que deveria dar no debian e em qualquer distro debian like sem ser preciso compilar não é??


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #477 Online: 09 de MAR?O de 2008, 10:04 »
Citar
Hqx seu kernel está em pacotes .deb logo acho que deveria dar no debian e em qualquer distro debian like sem ser preciso compilar não é??

Acho que não pois ele foi feito usando as bibliotecas do ubuntu 7.10 e grande parte dos pacotes do ubuntu tem um nome diferente em relação ao debian (a maioria acrescenta a palavra ubuntu)...

Mas compilando deve funcionar em qualquer distribuição...

O gatohumano está usando os patches e compilando o kernel omnislash no ubuntu 8.04.

O carloss compilou no slackware12

Muitos usuários do gentoo usam esses patches.

Quem usou o kamikaze5 no archlinux usou esses patches

E outros usuários compilaram no ubuntu 7.04.

E um colega está usando no Kurumin 7.

Os patches não se prendem a uma distribuição e sim ao kernel... desde que a pessoa compile deve funcionar.

Hqx (em breve a versão omnislash que alguns usuários estão usando a 4.7)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #478 Online: 09 de MAR?O de 2008, 12:41 »
então para usar no ubuntu eu só iria alterar o processador o kernel?outra coisa, poderia passar a lista das modificações necessárias para eu o fazer no debian para testes pois acho que usando esse kernel tunado no debian vai ficar muito mais rápido do que usando-o no ubuntu.
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #479 Online: 09 de MAR?O de 2008, 13:07 »
nao sabia que as bibliotecas ficavam no kernel, pensava que o kernel era +/- igual para todos e que o mesmo kernel dava em qualquer distro desde que nao tivesse em formato de pacote (apenas compilado)
Estamos sempre a aprender