Fórum Ubuntu Linux - PT

Espaço da Comunidade => Depoimentos => Tópico iniciado por: Allanbane em 25 de Agosto de 2017, 11:04

Título: Minha Trajetória no Linux
Enviado por: Allanbane em 25 de Agosto de 2017, 11:04
Em 2009, eu tinha muita curiosidade pra conhecer o Linux. Na época tinha um site que voce escrevia pra eles e vinha de outro país um disco do Ubuntu 9.04 que era a versão da época, gratuito. Com uma linda capa ainda por cima. Aí começava minha aventura com o Linux. Gostei demais logo de cara e procurei usar o tempo todo, mas sempre voltava pro Windows. Os anos foram passando, eu usando o Windows no dia a dia, mas sempre baixando e testando alguma distro Linux, pois estava fascinado por esses SOs de código aberto. Só que não conseguia usar pra tudo e sempre tinha que recorrer ao Windows. Testei pelo menos umas 15 distros diferentes. Algumas eu usava bem durante um tempo, outras nem conseguia usar depois da instalação. E sempre lendo à respeito. Há um ano atrás eu resolvi tornar o Linux meu sistema definitivo e não balançar diante de algum problema, e me aprofundar um pouco mais. Hoje tô usando o Linux Mint 17.3 XFCE no meu notebook e o Ubuntu Mate 16.04 no desktop. Até agora estou conseguindo fazer tudo que fazia no Windows num sistema mais leve, bonito, eficiente e seguro. Me sentindo muito bem com essa decisão e realizado por usar um sistema aberto, gratuito e que supre todas minhas necessidades.
Valeuu!!!
Título: Re:Minha Trajetória no Linux
Enviado por: druidaobelix em 25 de Agosto de 2017, 14:27
Linux é tudo de bom em sistema operacional.

A menor das qualidades dele é ser gratuito, ele é intrinsecamente bom.

Mas evidentemente existem dificuldades, sobremodo porque há uma realidade de mercado monopolística.

O monopólio ou o quase monopólio, a concentração exagerada de domínio de mercado, como ocorre pelo menos na última metada de século com as crescentes fusões e incorporações, é a negação do próprio capitalismo, porque solapa a base dele que é a concorrência, assim, ficamos com um capitalismo manco, sem concorrência, o que só pode vir em prejuízo do consumidor e da sociedade e, no mais, do próprio mundo das ideias, da criatividade e do próprio avanço do conhecimento como característica inerente á humanidade.

Isso evidentemente se aplica não somente a uma questão de sistema operacional ou tecnologia computacional, mas sim a toda e qualquer atividade econômica.

Como reduto de resistência à pasteurização tecnológica computacional, que afinal de contas acabou produzindo o Android, então vivas ao Linux.  :D



Título: Re:Minha Trajetória no Linux
Enviado por: lynxmedeiros em 26 de Agosto de 2017, 20:13
As distribuições linux hoje em dia fornece tudo que um usuário Windows pode precisar e usar no seu dia a dia.
Eu mesmo já uso Ubuntu há 5 anos, e não tenho que reclamar.
Ainda uso Windows mas só no trabalho.
Título: Re:Minha Trajetória no Linux
Enviado por: Allanbane em 28 de Agosto de 2017, 05:07
No trabalho eu também uso Windows. Sou funcionário público da saúde. E até é bom não perder totalmente o contato com o sistema da MS, pois na minha segunda atividade trabalho com informática. As coisas que mais me faziam recorrer ao Windows era os trabalhos que faço no MS Office e produção de slideshows com música. Hoje faço tudo isso tranquilamente no Linux sem precisar recorrer ao PlayOnLinux. Uso o BrOffice 5 e posso salvar no formato que quiser, e o Imagination me supre muito bem quanto aos slideshow. Muito bons!
Título: Re:Minha Trajetória no Linux
Enviado por: coldrainbr em 19 de MAR?O de 2018, 16:49
É ótimo poder falar de Linux tão abertamente com o pessoal da comunidade, pois vocês entendem perfeitamente o que é correr atrás de algo para aprender e aperfeiçoar esse aprendizado.

Creio que em matéria de aprender o brasileiro perdeu muito dessa curiosidade, hoje sou apaixonado por sistemas que utilizam o terminal como ferramenta base, futuramente pretendo cursar Shell Script para maior entendimento e fins de produção pessoal com a ferramente, já usei Windows por muito tempo e desde 2008 venho alternando entre as principais plataformas, Mac, Windows e Linux, em especial o Ubuntu e como tenho saudades do Gnome 2, mesmo com o Mate na área, Gnome é Gnome.

Enfim, sou programador front e back-end, me sinto totalmente à vontade utilizando o Linux.