Autor Tópico: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10 [resolvido]  (Lida 7329 vezes)

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Configurar usb notebook com ubuntu 10.10 [resolvido]
« Online: 25 de Novembro de 2010, 13:46 »
Olá, meus nobres salvadores da pátria de plantão, tudo numa boa?!

Comprei um notebook Acer Aspire 4540, e não pensei duas vezes em tirar o windows 7 que veio nele pra colocar o ubuntu 10.10 (já que sou uma toupeira total em windows, além de não gostar do sistema).
Tudo perfeito, uma bel;eza pura, até que vi que não funciona pen drive no note. Quando plugo o pen drive (com meu hd externo é a mesma coisa) ele dá umas piscadinhas (a luz do pen drive) como se fosse engrenar, mas para tudo, e não acontece absolutamente nada.

Detalhe 1: instalei o ubuntu (ontem) pelo pen drive (pelo mesmo pen drive)

detalhe 2: estou usando um mouse usb, e o mouse funciona que é uma beleza! É só o pen drive e o hd externo que não funfam.

Ah, antes de mais nada, tanto o pen drive quanto o hd externo estão funcionando bem, já que em outras máquinas eles rodam legal. É só aqui mesmo que não tá rolando.

Alguém tem alguma idéia do que possa estar acontecendo?

Desde já agradeço toda ajuda dispendida por vocês.
Grande abraço.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2010, 14:00 por cezarblues »

Offline NaRaKu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2010, 23:06 »
Desculpe amigo , mas como não sei o seu nivel no linux... gostaria de sugerir 2 coisas basicas antes:

1) Pode ser que os dispositivos não tenham sido montados e o seu linux não esteja com a auto execução que o windows tem.
veja na aba meu computador se eles estão lá e monte elas para ver se é isso.

2) Da uma olhada no drive dele que pode ter tido algum problema na hora da instalação.

Como eu disse, é uma ajuda básica que pra muitos pode não servir, mas espero que ajude =D

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:04 »
Olá NaRaKu, tudo bem?!

Bom, quanto as tuas perguntas:

1) Pode ser que os dispositivos não tenham sido montados e o seu linux não esteja com a auto execução que o windows tem.
veja na aba meu computador se eles estão lá e monte elas para ver se é isso.

Olha só, tanto na aba locais do menu quanto na pasta computador, não aparece o pen drive. Porém, quando eu inicio o note com o pen drive conectado, ele acessa o pen drive numa boa (assim com ele aceita o mouse usb também).



2) Da uma olhada no drive dele que pode ter tido algum problema na hora da instalação.

Quanto aos drives disponíveis pra ele (lá em sistema/administração/drives adicionais) só tem disponível um drive pra pala de vídeo, que está instalado. Por desencargo de consciência, eu desinstalei e reinstalei este drive, mas a usb continua se comportando da mesma maneira.
Não sei se era exatamente isso que tu se referia na pergunta, mas... o meu nível no ubuntu não é tão ruim (eu acho) mas também não é bom (hehehe ;D) e pela minha experiência em instalações do ubuntu, ele sempre reconhecia prn drive direto, sem choro.

Cara, aconteceu uma coisa neste computador que talvez possa ser relevante: após instalar o sistema, eu acessei a bios, de modo a configurar uma senha para iniciar o pc. Senha configurada, ao ligar, ele primeiro me pedia ela pra iniciar, tudo numa boa, só que depois de iniciado, com o ubuntu rodando numa boa, o próprio ubuntu me pedia uma senha default, que tinha drives que precisavam dessa senha para funcionar direito. Ok, digitava a senha, mas ele voltava exatamanete com a mesma vcaixa de texto, incansavelmente. Eu podia digitar a maldita senha 100 vezes, que ele continuava me pedindo ela denovo (detalhe, a senha não tava errada, tanto que ele nem mandava eu corrigir, somente me pedia denovo).

Cancelando o pedido da senha, ele não pedia mais. Daí fui lá na bios e desconfigurei as senhas, zerando todas elas, porém, quando eu ligo o note pela primeira vez no dia, ele pede uma senha pra acessar o hd (senha que eu zerei mas continua sendo a antiga!  ???) e depois ele não pede mais, mesmo desligando o pc.
Um detalhe: antes de configurar essa senha, eu não testei as usbs com pen drive, de modo que eu não sei se antes elas estavam ou não funcionando. Daí fica uma dúvida: será que é por isso que o note não reconhece o pen drive?
To pensando em zerar a bios dele, mas ainda não descobri como. Talvez isso possa fazer ele funcionar normalmente depois...

Bom, por enquanto era isso. Desde já agradeço a ajuda.

Abraço.

Cezar.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:37 »

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2010, 14:39 »
Olá pessoal, tudo numa boa?!
Olha só, acabei de descobrir um esquema, com ajuda de um professor daqui do laboratório.

Eu consigo montar o pen drive a partir do comando:
sudo mount /dev/sdb1 pendrive
e consigo desmontá-lo a partir do sudo umount pendrive.

Gostaria de saber como que procedo para tornar a montagem automática.

Valeu!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2010, 15:16 »
Gostaria de saber como que procedo para tornar a montagem automática.

Ola,

Procure como editar o arquivo => fstab

aqui mesmo no forum.

[]'s

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2010, 19:28 »
Olá pesoal, tudo bem?!

Olha só, consegui resolver o problema da montagem das portas usbs!  :D

Editei o fstab. O original era assim:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
/dev/sdb1       /               ext4    errors=remount-ro 0       1                              =======>essa linha que troquei!! ;)
# swap was on /dev/sdb5 during installation
UUID=7cd99dfd-7b28-48b3-9d2b-cb5b45cb0b35 none            swap    sw              0       0


A linha indicada acima, eu troquei por
dev/sda1                                  /media/sda1    ntfs         defaults                 0  0

e a partir daí ele começou a montar automático! É só colocar o pendrive no usb que já eras!! :D

Mas ocorreu um detalhe agora! quando eu inicio o computador, ele diz que não foi possível montar o fstab, daí ele pede pra montar pessoalmente ou pular montagem! ???
Eu salvei um outro arquivo dentro do /etc que é o fstabb, que tem as configurações originais salvas, pra caso der pau. Será que tá aí o problema?

No mais, eu segui a sugestão do Tota, e achei a resposta neste link deste fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71655.0.html
segui a dica do Libonati, mas tive que dar uma arrumada, pq quando eu fiz o que ele sugeria, o CD passou a não montar mais, e as usbs sim! Enfim... obrigado por tudo galera, e fica apenas essa duvidazinha pra trás...

Grande abraço.

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2010, 19:37 »
Errata!!

Quando inicio o computador, ele diz que o computador encontrou problemas enquanto montava /media/sda1, e pergunta se quer fazer montagem manual ou se quer pular a montagem.

Eu tirei o arquivo fstabb da pasta /etc, mas ele continua fazendo isso quando inicia. Porém, ele não dá pau nem nada...

Abraço.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2010, 19:56 »
Ola

sda1 ntfs é seu windows ou apenas uma partição de dados?

O ideal seria checar a partição por erros, então se for windows passe um scandisk completo ou chkdsk /R , caso seja uma partição apenas de dados use o gparted ( sudo apt-get install gparted )

Eu não gosto muito de :

dev/sda1    /media/sda1  ntfs  defaults   0  0

Prefiro:

dev/sda1    /media/sda1  ntfs  users,defaults,auto   0  0

Evita problemas de permissões ( users) e monta na inicialização ( auto )

[]'s

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2010, 21:13 »
Olha, eu não sei te dizer isso direito, mas acho que o sda1 ntfs é uma partição de dados (não tenho windows no note, não curto).

Bom, então vou checar a partição com o gparted, e editar a linha, de acordo com o que tu sugeriu.

Já volto com resposta.

Abraço.

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2010, 21:32 »
Bom, eu modifiquei a linha aquela, e executei o programa, mas ele continua fazendo a mesma coisa ao iniciar!

Tem outro detalhe: agora ele tá montando um sistema sda1 no menu, mas quando tento abrir, ele dá a seguinte mensagem:
Não foi possível montar sda1
Mount is denied because the NTFS volume is already exclusively opened.
The volume may be already mounted, or another software may use it which
could be identified for example by the help of the 'fuser' command.

Mas o pendrive ele monta separado, e funfa que é uma beleza! :D

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2010, 21:36 »
Bom, reverti aquela linha novamente, e ele parou de montar um sda1 que não abria!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2010, 21:51 »
para o seu sda1 experimente instalar o ntfs-ng via synaptic.

[]'s

Offline cezarblues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:11 »
Cara, não achei esse pacote no synaptic!  ???
Abri o synaptic, mas quando procurei pelo ntfs-ng ele não encontrou nenhum pacote. Instalei alguns outros, entre eles o ntfs-3g, e depois executei ele no terminal, mas não adiantou!

Ele continua dizendo:
Um erro ocorreu enquanto montava /media/sda1
Pressione S para pular a montagem ou M para recuperação manual

quando inicia a máquina, porém, as usbs estão funcionando que é uma beleza!! :D

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Configurar usb notebook com ubuntu 10.10
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:22 »
Ola va ate a central de programas e procure por ferramenta de configuração ntfs
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997