Autor Tópico: Pendrive e card micro SD  (Lida 1413 vezes)

Offline Jordan_Q

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Pendrive e card micro SD
« Online: 26 de Junho de 2012, 17:13 »
Olá pessoal.
Eu estou com um problema para fazer cópias do meu PC para um pendrive e um card micro SD. No caso do pendrive, os arquivos são passados lentamente (demora muito mesmo!), já no caso do card micro SD, somente parte dos arquivos são passados.
Mas quando eu faço cópia do pendrive para o PC, os arquivos são transferidos normalmente sem demorar muito.
Alguém sabe o que está acontecendo?

O tamanho total do arquivo é 3,9 GB.
Capacidade do card micro SD: 4,0 GB.
Capacidade do pendrive: 8,0 GB

Desde já eu agradeço =)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pendrive e card micro SD
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2012, 17:26 »
Ola

Não saberia dizer qual o problema aí em sua maquina, mas posso adiantar que se estes dispositivos estão formatados em Fat32, existe um limite de 4gB para o tamanho de cada arquivo a transferir.

Como seu arquivo tem 3,9 gB, é provável que ele seja maior que estes vistos 3,9, pois depende da tabela de alocação de arquivos, setor de boot etc. ocuparem uma parte do disco.

Isto em parte já explica a lentidão ou impossibilidade de copia no sd card de 4gB.

Já no de 8gB ou seja o pendrive, se não contiver nenhum arquivo, resta como suspeito o tamanho de swap alocado no sistema e também verificar junto ao fabricante do pen qual a velocidade de escrita/leitura e cache do mesmo.

Pendrives, são lidos em velocidade bem maior do que quando são escritos dados nele, quanto melhor a qualidade do pen maior a velocidade, já os pens e sd cards chineses são sofríveis neste quesito.

Ainda a se verificar é se sua porta USB é 1.0 ou 2.0, já que as velocidades são diferentes

Faça um teste com um arquivo de pequeno tamanho e veja se esta lentidão persiste.

[]'s

Offline Jordan_Q

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Pendrive e card micro SD
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2012, 21:27 »
Obrigado por essas dicas =)
Quanto ao tipo de formatação (que você disse que era o FAT32) acho que isso faz diferença mesmo. Eu formatei o pendrive em ext4, depois disso a cópia de arquivos ficou normal.
Eu também testei em todas as portas do meu PC, mas deu na mesma coisa: estava muito lento. Depois que eu mudei para ext4 ficou normal, mas o ruim disso é que só vai ser compatível com o Linux =(