Autor Tópico: Dificuldade em driver wireless  (Lida 5196 vezes)

Offline premaor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Dificuldade em driver wireless
« Online: 13 de Agosto de 2011, 00:48 »
Estou tentando instalar o driver da placa wireless Realtek rlt8191se no Ubunt 11.04, a seguir o link para o site que contém os drivers:

http://www.realtek.com/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PFid=48&Level=5&Conn=4&ProdID=226&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true

Tentei instalar dois desses executndo os seguintes comandos:

sudo su

entrei na pasta do driver

make

make install

reboot

Na tentativa de acionar o wireless, não tive sucesso.

Detalhe:
se usar o comando lspci não é listada a placa wireless.

Vlw desde já, um abaraço.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em driver wireless
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2011, 08:22 »
Ola

Movido para Internet, redes e segurança para maior visibilidade

Para adiantar:

1) Voce tem que localizar sua placa instalada no Ubuntu, seja pelo comando => lspci ou pelo comando lsusb

2) Verifique se sua maquina tem uma chave liga/desliga para a placa wireless, ou mesmo botões no teclado ou combinação de teclas (veja no manual de sua maquina)

3) Apenas após sua placa ser reconhecida no sistema é possivel instalar o driver.

4) No pacote existe uma documentação na pasta => document em formato power point ensinando os passos de instalação (RTL8712(8188_8191_8192SU)_usb_quick_installation_guide.ppt)
make
./clean
insmod

5) Após os comandos citados e explicados, existe um arquivo (autoconf_rtl8712_usb_linux.h) na pasta (rtl8712_8188_8191_8192SU_usb_linux_v2.6.6.0.20110401) que deveria ser executado.

6) A cada atualização de kernel ( caso o mesmo não inclua o driver da placa ) o processo deve ser refeito. Leia a documentação do novo kernel antes de atualizar para ver se o driver já foi incluído.


[]'s
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, 09:09 por Tota »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dificuldade em driver wireless
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2011, 08:50 »
Essa placa tem driver nativo, e ele funciona. Você tem algum motivo em especial pra estar instalando um driver proprietário?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline premaor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em driver wireless
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2011, 10:30 »
Na realidade a placa não foi reconhecida pelo sistema por algum motivo, pois ela não é listada nem no comando lspci e qualquer outro que se tente. Para o sistema a placa em existe!
T feio o negócio aqui, não sei o que faço! ???

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em driver wireless
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2011, 10:37 »
Ola

Voce não citou o problema das chaves liga/desliga.

Como não tenho sua maquina ( nem sei qual ela é pois voce nem descreveu ), eu recomendaria uma pesquisa no forum e na rede pelo modelo de seu notebook.

Alguns precisam instalar alguns componentes para o teclado habilitar o wi-fi.

Reafirmo, que sómente depois da placa identificada é possivel a instalação.

[]'s e boa pesquisa

Offline premaor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em driver wireless
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2011, 11:39 »
O modelo é o Philco 14D-P723WS. Para ligar o wireless é uma combinação de teclas Fn+F11. Feito isso você liga ou desliga o wireless.

Pensava que estava bichada a placa, mas agora que citou isto tive esperanças.

Será que se instalar o windows para testar o wireless é uma boa pedida? Pois teria certeza se funciona ou não o wireless.

Abraço

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em driver wireless
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2011, 12:47 »
Ola

A primeira coisa a se tentar ( por tentativa e erro ) seria escolher um outro tipo de teclado na opção => teclados

Não o mapa de teclado, nem o idioma, mas o tipo de teclado.

testar um a um e verificar se algum deles funciona. ( acer, hp, apple, etc. etc...)

Como a Philco não fabrica suas placas mãe, é possivel que assim funcione.

[]'s

Offline premaor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em driver wireless
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2011, 20:58 »
Fiz o seguinte:
Instalei o Ruindows no meu Notebook, pois usei ele a vida toda e entendo dele muuuuito mais que do Linux. Verifiquei no Gerenciador de Dispositivos que a placa Wireless não estava sendo encontrada, ou seja, é como se ela não existisse. Instalei o driver mesmo assim e nada, na tentativa de ativar o Wireless não ativava. Como comprei 2 (uma para mim e outro para a "muié") e o outro funcionou perfeitamente depois de formatar instalar o Ruindows 7 Ultimate e instalar o driver cheguei a conclusão que veio com defeito e acionei a loja para a troca. Posso desistir da compra dentro de 7 dias após o recebimento do produto.

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Valeu pela ajuda e atenção prestada.
Abraço.