Autor Tópico: Linha de comando, e agora?  (Lida 3687 vezes)

Offline FelipeDrechsler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Linha de comando, e agora?
« Online: 08 de Dezembro de 2005, 19:04 »
Olá pessoal sou eu denovo, consegui formatar o HD e particionei ele uma partição para o "winbowscada" e o outro UUUbuntu. Tudo beleza té aí, ambas instalação foram sem problemas. Agora a pergunta que eu vou fazer, sei que não deveria fazer e muito até acharão engraçado, mas preciso perguntar: Quando fui configurar o mouse para usar a porta serial dei um CTRL+ALT+F2 e entrei na linha de comando efetuei login+ senha tudo beleza, fiz uma cópia do etc/X11/xorg.conf como etc/x11/xorg.conf_backup para poder restaurar caso fizesse beteira, e foi o que fiz, alterei o arquivo no local indicado para o mouse, mas não encontrei nenhuma maneira de salvar ou sair deste arquivo, então dei um CTRL+ALT+DEL e rebootei a máquina. Foi pior a emenda que o soneto. Vou reinstalar tudo denovo. Agora a pergunta que não que calar: Depois de alterar o Xorf.conf como saio da tela do sudo vi? Porque eu tentei de tudo ESC, CTRL+ALT+F2, rebootar e deu só problema e o pior que não consegui copiar o backup feito tentei sudo cp + caminho que foi salvo e não resolveu.
Desculpe as dúvidas, mas mesmo pesquisando na web fica difícil quando se está iniciando no Linux.
Uma última pergunta qual é mais fácil para um iniciante o Kurumin ou o Ubuntu?
Abraços

Offline Luiz Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Linha de comando, e agora?
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2005, 19:28 »
Citação de: "FelipeDrechsler"
Olá pessoal sou eu denovo, consegui formatar o HD e particionei ele uma partição para o "winbowscada" e o outro UUUbuntu. Tudo beleza té aí, ambas instalação foram sem problemas. Agora a pergunta que eu vou fazer, sei que não deveria fazer e muito até acharão engraçado, mas preciso perguntar: Quando fui configurar o mouse para usar a porta serial dei um CTRL+ALT+F2 e entrei na linha de comando efetuei login+ senha tudo beleza, fiz uma cópia do etc/X11/xorg.conf como etc/x11/xorg.conf_backup para poder restaurar caso fizesse beteira, e foi o que fiz, alterei o arquivo no local indicado para o mouse, mas não encontrei nenhuma maneira de salvar ou sair deste arquivo, então dei um CTRL+ALT+DEL e rebootei a máquina. Foi pior a emenda que o soneto. Vou reinstalar tudo denovo. Agora a pergunta que não que calar: Depois de alterar o Xorf.conf como saio da tela do sudo vi? Porque eu tentei de tudo ESC, CTRL+ALT+F2, rebootar e deu só problema e o pior que não consegui copiar o backup feito tentei sudo cp + caminho que foi salvo e não resolveu.
Desculpe as dúvidas, mas mesmo pesquisando na web fica difícil quando se está iniciando no Linux.
Uma última pergunta qual é mais fácil para um iniciante o Kurumin ou o Ubuntu?
Abraços


Felipe,
No VI após as alterações faça:
Esc
Para salvar: w
Para sair sem salvar: q
Para salvar e sair: wq
Estes são comandos básicos. Na internet você encontra mais informações.

Após editar e salvar com CTRL+ALT+F7 voc volta ao modo gráfico.

Para editar um arquivo sem sair do modo gráfico abra um terminal em Aplicações > Acessórios > Terminal.

Em um outro post me pareceu que vc tinha desistido.
Que bom que você não desistiu. Ninguém nasceu sabendo Linux.
Com mais algum tempo, pesquisa e interesse, logo você estará um craque.

Em relação a pergunta sobre o Kurumin e o Ubuntu eu particularmente acho o Ubuntu mais fácil.

[ ]s
Luiz

Aguns links sobre VI:
http://olinux.uol.com.br/artigos/394/print_preview.html
http://underlinux.com.br/noticia5610.html
http://www.cct.ufcg.edu.br/servicos/man/linux/vi.html