Autor Tópico: Instalar emacs sem net para programar em C.  (Lida 4367 vezes)

Offline Walker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • about.me
Instalar emacs sem net para programar em C.
« Online: 09 de MAR?O de 2007, 11:43 »
Pessoal, tenho o Ubuntu 6.06 em casa. Na facul eles utulizam o Debian (se não me engano...) Bom, la tem internet e estamos utilizando o emacs na criação do código.

Quero saber como faço pra instalar o emacs no meu micro (sem internet) links do pacote, e umas instruções, na medida do possível (sou uma nulidade em linuxs, desculpem XD ).

Outra coisa: Na facul, depois de salvar o código, vou ao terminal, até a pasta onde esta o arquivo.c e digito:   gcc -o <nome_arquivo.c> <nome_arquivo>
depois digito \.<nome_arquivo> pra executá-lo no terminal.

Criei um arquivo com o nome soma.c (lê 2 variáveis e imprime a soma na tela... programa complicado né...) após salvar, fiz o descrito acima para compilar no terminal. Pelo pouco que sei, não deveria dar problemas. Mesmo assim, não compilou...

Gostaria da ajuda, pois pra treinar em casa é preciso conseguir compilar os arquivos em C.
E minha dificuldade eh instalar programas sem net no Ubuntu. Não gostaria de ter que usar o Debian.

Obrigado pela força.

Walker.

Offline Walker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • about.me
Re: Instalar emacs sem net para programar em C.
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2007, 11:44 »
Esqueci de dizer, o gcc não funcionou... Parece que ele não reconhece o comando.

arlei

  • Visitante
Re: Instalar emacs sem net para programar em C.
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2007, 11:54 »
Esqueci de dizer, o gcc não funcionou... Parece que ele não reconhece o comando.

Provavelmente se deve porque vc terá que instalar também o compilador GCC para executar e compilar seus fontes. Eu não sei e acho meio dificil, mais de qualquer forma vc ja tentou ver se estes pacotes não estão no CD do Ubuntu?
Caso contrário você terá que baixar os pacotes e suas dependências necessárias em uma maquina que tenha internet e copiar para alguma mídia qualquer, para depois levar para sua maquina e instalar.

T+
Arlei

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Instalar emacs sem net para programar em C.
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2007, 12:03 »
Para instalar o compilador:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essentialTem algum motivo para querer usar o emacs ?
O editor nano que vem com o Ubuntu ou o Gedit são suficientes.

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Walker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • about.me
Re: Instalar emacs sem net para programar em C.
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2007, 12:07 »
Valeu Arlei. Entrei no site do Debian e encontrei o emacs. Tô numa lan agora, daqui a pouco vou testar em casa. Vou procurar também o GCC.

O Google eh o que há... veja o que achei: http://packages.debian.org/testing/devel/gcc

Lamego, na verdade não há motivo para o emacs, só porque eh o mesmo que uso na faculdade. Pra mim não faz muita diferença.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Instalar emacs sem net para programar em C.
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2007, 12:13 »
O Google eh o que há... veja o que achei: http://packages.debian.org/testing/devel/gcc
O gcc não é suficiente, necessita tambem instalar as bibliotecas de desenvolvimento de C.
libc6-dev .

Se vai pegar as bibliotecas a mão, deve pegar as do Ubuntu, não as do Debian, podem não ser compativeis:
http://packages.ubuntu.com
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu