Autor Tópico: Placa de vídeo híbrida: Desabilitando a Radeon no boot  (Lida 4658 vezes)

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Placa de vídeo híbrida: Desabilitando a Radeon no boot
« Online: 06 de Outubro de 2012, 02:52 »
Gente, preciso de uma luz dos mais experientes.

Estou reiniciando no Ubuntu (dei um tempo pq brigava muito com meu hardware). Tenho um Inspiron 14R, I5, com placas híbridas: uma Intel compartilhada e uma AMD Radeon HD 6470M.
Como não uso processamento gráfico, fui atrás de soluções pra desligar a Radeon pra economizar bateria e evitar superaquecimento.

Achei a solução pela sequência abaixo:

sudo apt-get install git
cd ~
git clone http://github.com/mkottman/acpi_call.git
cd acpi_call/
sudo make
sudo insmod acpi_call.ko
sudo sh test_off.sh

Feito isso, o cooler da Radeon desliga em uns 3 segundos, a duração da bateria passa de 1:30h pra mais de 3:30h e a temperatura despenca.
O que preciso agora é tornar essa solução definitiva, pois estou precisando repetir as últimas linhas toda vez que dou boot. Já tentei seguir tutoriais para modificar o /etc/rc.local e o /etc/modules, bem como adicionar a linha #blacklist radeon na blacklist, mas toda vez que reinicio, o note tá a toda! Como posso fazer pro sistema executar no boot essas linhas?

cd acpi_call/
sudo insmod acpi_call.ko
sudo sh test_off.sh

E como adiciono a radeon à blacklist? Como funcionaria isso?

O tutorial que segui foi este: http://www.hardware.com.br/dicas/acpi-power.html
Mas o que funcionou para desligar a minha placa foi a dica do William no primeiro comentário.

Obrigado!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Placa de vídeo híbrida: Desabilitando a Radeon no boot
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2012, 16:07 »
Kayharo, tu ja deste uma lida nesse topico?

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=84528.0


Nao é a resposta que voce quer mas eu recomendo pela informaçao extra que ha la, no final ha indicaçao de um app que faz esse desligamento (na verdade faz alternancia) com uma interface grafica bonitinha, e que voce pode adicionar na inicializaçao automatica do ubuntu.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Placa de vídeo híbrida: Desabilitando a Radeon no boot
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2012, 20:32 »
Já tinha dado uma olhada lá, segui alguns passos, tentei algumas dicas, mas sem sucesso.

Sobre o app, instalei e usei há algum tempo, mas ele além de não reabilitar a vga, também não desliga ela como os comandos que citei. Ele até desativa ela no sistema, mas o cooler continua funcionando e a temperatura não diminui. Imagino que ele somente altere os drivers.

A única opção que realmente funcionou no meu caso foi esta que citei, mas ficar repetindo os comandos a cada boot é fogo... As dicas para executar os comandos na inicialização que constam nos tutorias de onde retirei a solução também não funcionam, ou não estou sabendo fazer alguma coisa.

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Placa de vídeo híbrida: Desabilitando a Radeon no boot
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2012, 23:44 »
Problema resolvido, vendi o Inspiron 14R. Tou pensando em pegar um Inspiron 14, que aceita Ubuntu redondinho.
Valeu pela ajuda.