Autor Tópico: que memória escolher?  (Lida 3482 vezes)

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
que memória escolher?
« Online: 02 de Maio de 2008, 01:19 »
oi pessoal, estou para comprar algumas peças para o meu pc, mas tenho andado muito confuso, as coisas já não são mais como antigamente, que era só pegar a velocidade externa do processador e usar uma memo de velocidade igual ou maior a do processador para não perder desempenho, estou a procura de algum artigo, matéria ou dica, que me ajude a esclarecer a escolher um pente de memória para um determinado processador, deu para entender? como escolher a velocidade mínima da memória para não criar gargalo para os novos processadores?

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2008, 09:34 »
Beleza daquinho!!!
Realmente essa é uma pergunta complicada !!!  ;D Mas assim, você poderia passar o modelo da sua MoBo, do seu processador e se possível da sua placa de vídeo (pq a quantidade de memória da VGA é tambem considerada pelo sistema), para eu tentar te ajudar !!!
Abraço fera !!!

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2008, 12:55 »
entao, falando da mobo, da placa de vídeo e do processador já dá pra falar qual a memória ideal, como o colega acima falou.


Ubuntu User Nº:

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2008, 14:34 »
O que eu quero é saber um determinado calculo, mas vá lá, a mobo é uma GigaByte GA-MA69VM-S2 e pretendo comprar um processador mínimo para essa placa, acho que vou de um Processador AMD Sempron 64 LE-1150 2.0. Eu quero saber disso pq estou comprando uma placa relativamnete boa, é até onde posso hoje gastar, vou comprar esse processador de baixo clock mas depois com calma pretendo comprar o melhor processador e memo possível para essa mobo, sacaram? então já estou a procura de informação para saber que configuração devo ter da memo para aproveitar ao máximo esse processador.

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2008, 16:54 »
olha faz o seguinte, se a memoria que vc está querendo comprar é DDR2 então ela deve "combinar" com o clock externo  do seu processador, por exemplo eu tenho um PIV 3.20 o clock dele é de 800 Mhz então eu teria que comprar memorias DDR2 de no mínimo 533 MHz.
acredito que para esse seu processador dois pentes de DDR2 512Mb 533 Mhz seria perfeito.
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2008, 21:55 »
Falando sinceramente, esses calculos não são necessários, compra a memória mais rápida que sua placa mãe suporta. A única coisa que tem que ficar atento é a voltagem de algumas memórias de ponta, pois o Vcore de algumas placas são limitadas. É só seguir a recomendação do produtor da placa mãe, porque ela já é produzida segundo as especificações dos processadores suportados.
« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 00:55 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2008, 00:32 »
memórias do tipo ddr2 800/667 dará uma vida melhor pro teu PC.

"Memory"

1. 4 DDR2 DIMM memory slots (supports up to 16GB memory)
2. Supports dual channel DDR2 800/667/533/400 DIMMs
3. Supports 1.8V DDR2 DIMMs

dop182
« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 00:34 por dop182 »


Ubuntu User Nº:

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2008, 01:01 »
Parte logo para as DDRII 800, os preços despencaram nem as 667 valem mais a pena.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2008, 14:41 »
E bom lembrar que o clock da memoria nao e a unica coisa que deve ser levado em conta, o CL (CAS Latency) da memoria deve ser levado em consideraçao ate mais do que o clock em si, nao basta ter duas memorias de mesma frequencia se o CL delas e diferente, uma trabalhara mais rapido do que a outra e vale lembrar que toda memoria rotulada com um certo clock na verdade opera a metade do mesmo, se no caso voce comprar uma DDR2 800 voce tera uma DDR2 operando a 400MHz e nao a 800 que no caso seria o clock maximo atingido pela memoria em um overclock.

Eu aconselho voce a nao se prender so ao clock da memoria e levar em conta tambem a latencia, o tempo de acesso da memoria que voce pretende comprar, voce pode ver isso na propria etiqueta que vem na memoria que geralmente vem escrito CL 2, 3, ou 5 quanto menor melhor, ou intao se informando com seu vendedor de preferencia alguem de sua confiança caso voce nao saiba como identificar o CL da memoria.
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 14:44 por Feldsm »

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2008, 09:31 »
oi pessoal, se eu comprar a mais rápida e compatível será melhor, isso não é novidade para ninguém, oque eu quero é o calculo, eu comprei logo uma DDR2-800MHz que é o que suporta a placa, vlw.
Outra coisa, nessa placa que eu comprei não tem um encaixe de 6 pinos que na fonte tem, esse conector eu sei que irá servir a placa de vídeo, mas não sei como, por acaso esse plugue é direto no vídeo ou é na placa-mãe? caso ele se conecte na placa-mãe, como escolher a placa de vídeo na hora da compra?

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: que memória escolher?
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2008, 13:34 »
alguém por aqui que saca de placas PCI-E ?