Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Final Disponível  (Lida 306966 vezes)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #120 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 11:02 »
Já dá pra instalar sem ser pelo alternate?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #121 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 11:11 »
Já dá pra instalar sem ser pelo alternate?

Eu acho que não, eles ainda não focam em resolver os problemas com o live-cd, mas não custa tentar!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #122 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 22:21 »
Ubuntu 11.04 alfa 2, uma odisséia virtual.

Tenho aqui em casa um PC de mesa e um Notebook. Devido a outros usuários da família o Windows está instalado em ambos.
No Notebook tenho um Windows (Seven) e dois Ubuntus (uma versão LTS e a versão atual). No PC tenho dois Windows (XP e Seven) e três Ubuntus (LTS, a versão atual e a versão de desenvolvimento alfa ou beta). Desde que comecei a usar computador, a muito tempo atrás, tenho verdadeira neurose de atualizar tudo e de experimentar tudo que é novidade e as vezes isso provoca sérias complicações . As versões alfa e beta do Ubuntu eu sempre instalo no PC e de vez em quando no Notebook pra ver no que dá.
Até ao Ubuntu 10.10 sempre usei todas as versões alfa e beta instalando cada uma do zero (encontrei até um maneira de instalar direto da imagem ISO sem usar máquina virtual para evitar perda de CDs e ganhar tempo : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66202.0.html) e nunca houve o menor problema. Todas funcionaram bem não só para instalar como também no uso do sistema, com as ressalvas de algum bug e outros problemas menores, o que é perfeitamente esperado em se tratando de versões de desenvolvimento.
Mas, essa versão alfa 2 do Ubuntu 11.04 ultrapassou todos os limites aqui comigo.
Inicialmente tentei instalar direto da imagem ISO do Desktop CD sem sucesso; já tinha instalado as versões pré-alfa e alfa 1 dessa maneira sem problema.
Tentei então gravando a imagem ISO em CD e depois em Pendrive, também sem sucesso.
Usando a imagem ISO do Alternate CD consegui instalar tanto no Notebook quanto no PC mas só funcionavam usando o Desktop Clássico sem efeitos, isto é, nada de Unity e depois a instalação do Notebook deu pau e fiquei só com a do PC. Com a primeira atualização do kernel 38-1 veio um driver experimental 3D da nvidia e eu pude então conhecer o Unity. Com a segunda atualização para o kernel 38-5 a vaca foi pro brejo ; sem mais nem menos as janelas ficaram deformadas e sumiu a conexão com a internet. Tentei voltar ao desktop clássico mas não teve jeito, nem assim funcionava.
De teimosia fui instalar de novo no PC e aí é que a coisa complicou de vez. Ao instalar usando um Pendrive com o Alternate CD a instalação deu pau e ao tentar abortá-la perdi o GRUB 2, isto é, pensei que fosse isso mas não foi porque  tentei todo o arsenal de recuperação do GRUB sem sucesso.
Como tinha quatro sistemas instalados no PC, era preciso encontrar uma solução e usando o CD de boot do GRUB 2 consegui entrar no Ubuntu 10.10.
Dei uma olhada geral e vi que todos os sistemas e as partições de dados estavam em seus lugares. Menos mal. Achando que estava tudo resolvido instalei o GRUB 2 na MBR mas ao reiniciar o problema continuava (Grub stage 1.5, error 15). Pelo CD de boot do GRUB acessei o Windows que também funcionou normal. Apelei então para o CD de instalação do Windows mas o boot do Windows também não ficou na MBR.
Como estava com o 8.04 LTS instalado e já tinha planos de trocá-lo pelo 10.04 LTS resolvi fazer isso mas também não resolveu (persistia o erro 15).
Resolvi então instalar uma versão do Ubuntu com GRUB comum já que a mensagem de erro parecia ser do mesmo.
O 9.04 não resolveu e como última tentativa usei o CD do 6.10 e aí o menu do GRUB apareceu de novo na MBR. Ufa!!!
Mas foi só isso porque nenhum sistema iniciava. Daí então tive a certeza que a MBR é que estava corrompida.
Tenho aqui um CD de restauração de quase tudo que se possa imaginar, "Hiren's boot CD" e apelei pra ele.
Vasculhando os particionadores achei num deles o "Update MBR" e usei.  Pronto, problema resolvido. Testando primeiro com o CD do Windows o boot ficou na MBR. Daí resolvi reinstalar o 10.10 que estava com uns probleminhas e dessa vez o GRUB foi instalado na MBR e funcionou.
Depois disso tudo ficou a frustração de não ter o 11.04 com o Unity e aí fiz o seguinte : baixei de novo o alternate CD pelo Windows e gravei pelo Nero.
Testando esse CD ele apresentou erros. Gravei outro CD usando a menor velocidade possível e deu o mesmo erro no teste.
Já prevendo outro desastre baixei de novo a imagem ISO do alternate cd e gravei em CD, tudo pelo Ubuntu. O CD passou no teste de erros.
Instalei novamente o 11.04 alfa 2 no PC e a instalação transcoreu normalmente. Para evitar contratempos usei na primeira inicialização o Classic Desktop sem efeitos. Fiz as atualizações já temendo o kernel 38-5 mas dessa vez não houve problema apenas que os drivers normais da nvidia não carregam o Unity mas o driver experimental 3D funciona. Instalei de novo também no Notebook mas nele não tenho nvidia, a placa de video não carrega o Unity, não há drivers para instalar e só funciona o Classic Desktop sem efeitos, de modo que provavelmente não vou conseguir usar o Unity.
Conclusão : o Ubuntu devia dar um tempo maior entre uma versão e outra porque atualizar versões de 6 em 6 meses acaba acarretando muito transtorno para o usuário que não sabe ficar quieto com a LTS.

« Última modificação: 01 de MAR?O de 2011, 14:09 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #123 Online: 01 de MAR?O de 2011, 07:24 »
que aventura hein pintinho
tenho achado que as versões intercaladas entre as versões lts do ubuntu, estão se tornando o que o fedora é p/ o redhat, isto é: test-drive.

então, nos pcs de trabalho e/ou de uso mais pessoal, se deve ir nas versões lts, deixando as experiências p/ outros ambientes. aqui no caso prefiro virtualizar.

qto ao ubuntu 11.04, só acompanhando esse tópico dá p/ ver o tanto de coisa nova que vem nele, e até na próxima versão também. tudo um trabalho visando a próxima versão lts, que só espero que tais mudanças sejam real/ beneficas.

lá é que vamos, ver se o unity ou o wayland, vão ou ñ dar conta do recado.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #124 Online: 01 de MAR?O de 2011, 15:40 »
Amigo Ricardo,

Faltou ainda um pequeno detalhe nessa história : ao usar o Hiren's boot CD troquei a partição Ext4, onde estava o Ubuntu 10.10, ao lado da partição do Windows 7 por uma NTFS, ficando assim com 2 NTFS em sda2 e sda3. Quando fui reisntalar o Ubuntu 10.10 escolhi a NTFS errada e mandei o Windows 7 pras cucuias. Aí pensei : não tem problema porque tenho a inatalação do seven clonada pelo Clonezilla. Só que esse clone simplesmente "desapareceu", vasculhei tudo e não achei. Imagina reinstalar o Windows e depois ainda ter que recuperar o GRUB outra vez...
Na verdade a versão alfa 2 do Ubuntu apenas iniciou em grande estlilo a Lei de Murphy mas logicamente ajudei e muito.
Agora a boa notícia pra mim : com a última  atualização no Notebook o Unity entrou redondo. A placa de Video é uma Intel Mobile 4 series.
Está muito estável ao contrário da nvidia do PC que as vezes dá umas tremidas na tela.
E, para encerrar : o Ubuntu dessa vez está mudando bastante e na minha opinião ficando cada vez melhor.
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2011, 15:44 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #125 Online: 01 de MAR?O de 2011, 17:48 »
amigo pintinho, me animou sua notícia da pl. de vídeo intel.
dia 3/3/2001 sai a versão alpha3, como ñ sou carnavalesco, vou ver se consigo instalar no virtualbox, fato que ñ consegui nas alpha 1 e 2.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #126 Online: 01 de MAR?O de 2011, 22:26 »
Fiquei muito curioso e instalei aqui em casa, numa partição de 30gb que eu descobri por acaso que tinha (sim, uso 2 discos externos de 1tb cada pra guardar qualquer coisa).

Está muito bom esse alpha 2. Fora um ou outro erro que não chega a ser relevante, estou gostando muito. Até vou deixar o 10.04 de lado um pouco e usar esse aqui. Só não consegui instalar o java ainda...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #127 Online: 03 de MAR?O de 2011, 11:47 »
que aventura hein pintinho
tenho achado que as versões intercaladas entre as versões lts do ubuntu, estão se tornando o que o fedora é p/ o redhat, isto é: test-drive.

então, nos pcs de trabalho e/ou de uso mais pessoal, se deve ir nas versões lts, deixando as experiências p/ outros ambientes. aqui no caso prefiro virtualizar.

qto ao ubuntu 11.04, só acompanhando esse tópico dá p/ ver o tanto de coisa nova que vem nele, e até na próxima versão também. tudo um trabalho visando a próxima versão lts, que só espero que tais mudanças sejam real/ beneficas.

lá é que vamos, ver se o unity ou o wayland, vão ou ñ dar conta do recado.
Concordo com você! Já havia mencionado isso também aqui no fórum uns meses atrás. Versões semestrais tão virando test-drive, ou betas.
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #128 Online: 03 de MAR?O de 2011, 13:22 »
Acho que esse video pode mostrar um pouco do 11.04
http://www.youtube.com/watch?v=dz4ifwnYpb8
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #129 Online: 03 de MAR?O de 2011, 16:40 »
acabei de testar o alpha3 - http://cdimage.ubuntu.com/releases - que saiu hj do ubuntu 11.04 no virtualbox
tanto o amd64, qto o i386
e ñ instalou, deu erro de reconhecer o hd virtual
também o unity ñ entrou pelo livecd, nem fazendo logout
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #130 Online: 03 de MAR?O de 2011, 17:39 »
Gerei uma pen com o unetbootin e instalei em uma partição.
problemas com o compiz por enquanto.
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2011, 15:29 por rruella »
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #131 Online: 04 de MAR?O de 2011, 09:17 »
Instalei o alfa 3 pelo Live CD tanto no PC quanto no Notebook.
No note com a placa de video Intel Mobile 4 series o Unity entra direto.
No PC com a nvidia GeForce 7300 LE é preciso instalar o driver para que o Unity funcione.
O driver para a nvidia tem que ser o "Experimental 3D" por que os outros mais antigos não funcionam.

Para que esse driver apareça para instalação direta pelos "Drivers adicionais" tem que estar logado pelo "Ubuntu Desktop Edition".
Está tudo ok até agora. O kernel é o 2.6.38-5.
O problema é que começo a sentir falta daqueles sons do Gnome que ouço aqui desde o Dapper.
Começo a ter dúvidas com relação ao Unity.
Também não consegui instalar direto da imagem ISO nem pelo Live CD nem pelo Alternate (o Ricardo tbém não conseguiu pelo virtualbox).
É muita coisa nova pra experimentar e decidir o que é melhor.

Editado ; Fiz uma atualização aqui de 60 mb e eis que o som característico do login e da inicialização do sistema voltou.
               Estou aproveitando essa folga do carnaval e tentado comparar bem o Unity e o Gnome 3.
               Pelo que já vi realmente é difícil dizer quem é melhor. Parece que o Ubuntu vai mesmo de Unity.                                     
                 
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2011, 18:28 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #132 Online: 04 de MAR?O de 2011, 16:55 »
Por curiosidade e pelos relatos dos colegas que andam testando, resolvi sacar fora o meu Ubuntu 10.10 do Vitualbox e instalar o Ubuntu 11.04 tanto no virtualbox quanto no pendriver.

Em ambos consigo entrar no sistema, mas apenas no pendrive o unity roda, aparentemente, de forma normal. Já no virtualbox até que entra pelo modo do Unity, mas os efeitos tem muitas falhas, por exemplo ao clicar naquele botão da lateral esquerda para mostrar todos os ícones de aplicativos instalados, uns não são mostrados, sendo necessário passar o ponteiro do mouse sobre a área onde eles ficam para que apareçam os outros. Também a barra de menu superior perde seu tema ficando com aquela aparência de tema quando se usa o sistema como root, quem é antigo no linux vai lembrar de que aparência estou falando. As janelas de aplicativos ficam com um misto do tema padrão do Ubuntu com aquele tema bem rústico do gnome (como se usasse o modo root como falei antes). Tudo isso no virtualbox ok.

Para resumir, estou preocupado com essa nova forma do gnome/ubuntu, pois de início não gostei nem um pouco, mas vamos aguardar para ver se eles melhoram mais esse Unity e se me adapto a ele também. A princípio ficarei com o Ubuntu 10.04 por muito, mas por muito tempo mesmo...

PS: Tenho placa de vídeo Intel também.

« Última modificação: 04 de MAR?O de 2011, 16:57 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #133 Online: 05 de MAR?O de 2011, 19:00 »
Mais uma : minha filha comprou um notebook com placa ATI Radeon HD 3200.
Instalei o Windows 7 pra ela (infelizmente o Ubuntu nao e bem visto por ela) mas antes disso testei (ela nao pode saber) o alfa 3 com essa placa e o Unity funcionou.
Mais outra - uma particularidade do Live CD que gravei aqui : funciona para instalar, para experimentar nao.
Estou agora nessa instalacao do alfa 3 e o diabo do teclado esta todo desconfigurado. Vou arrumar no Windows.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline luizlcds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #134 Online: 05 de MAR?O de 2011, 19:05 »
instalei o  alfa 3 em um desk com placa ati radeon mas não consigo habilitar o driver proprietário, alguem com esse problema também.