Autor Tópico: Atalhos essenciais de teclado em Linux  (Lida 22852 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Atalhos essenciais de teclado em Linux
« Online: 05 de Novembro de 2007, 02:37 »

Fonte: http://www.onlinux.com.br/dicas/lnag/Linux_commands.htm#shortcuts



Atalhos essenciais de teclado em Linux e comandos de verificação



<Ctrl><Alt><F1>
Muda a tela para o primeiro terminal texto. Sob Linux você pode ter vários (6 na definição padrão) terminais abertos ao mesmo tempo. Este é um atalho de teclado que significa: "pressione a tecla Control e a tecla Alt, segure-as. Agora pressione a tecla <F1> e solte todas elas.

<Ctrl><Alt><Fn>  (n=1..6)
Muda a tela para o terminal texto numero n. (O mesmo poderia ser feito com o comando raramente usado chvt n.  "chvt" significa "change virtual terminal[mude o terminal virtual]").

tty
Mostra o nome do terminal no qual você está digitando este comando. O numero do terminal ativo pode ser mostrado usando o comando fgconsole.

<Ctrl><Alt><F7>
Muda a tela para o primeiro terminal gráfico (se o X-windows estiver sendo executado neste terminal).

<Ctrl><Alt><Fn>  (n=7..12)
Muda a tela para o terminal gráfico n (se um terminal gráfico estiver sendo executado na tela n - 1). Por default, o primeiro servidor X roda no terminal 7.  Por default, nada roda nos terminais 8 a 12--você pode executar servidores X subsequentes ali.

<Tab>
(Em um terminal texto) Completa automaticamente o comando se há somente uma opção ou, em caso contrário, mostra todas as opções disponíveis. ESTE ATALHO É MUITO LEGAL! Ele funciona até no prompt do LILO!

<Seta para cima>
(Em um terminal texto) Varre, mostra e edita o histórico de comandos. Pressione <Enter> para executar.

<Shift><PgUp>
Mostra telas anteriores. Isto funciona também no prompt de login, assim você pode navegar através das mensagens de inicialização (boot). A quantidade/uso de sua memória de vídeo determina a distancia que você pode chegar nas paginas anteriores.

<Shift><PgDown>
Mostra telas a frente, depois de você ter usado o atalho anterior.

<Ctrl><Alt><+>
(em X-windows) Muda para próxima resolução do servidor X (se você configurou o servidor X com mais de uma resolução). Para múltiplas resoluções em meu monitor/placa SVGA padrão, eu tenho a seguinte linha no arquivo /etc/X11/XF86Config (a primeira resolução é a inicial, a maior resolução determina o tamanho da “tela virtual”):
Modes "1024x768" "800x600" "640x480" "512x384" "480x300" "400x300" "1152x864"Z
Naturalmente, primeiro eu tenho de configurar o servidor X, ou usando o Xconfigurator, xf86config, ou manualmente editando o arquivo /etc/X11/XF86Config, de forma que ele suporte as resoluções acima (na maior parte é uma questão de descomentar a linha que define o chipset de meu vídeo, e especificar as freqüências de sincronização que meu monitor suporta).  XFdrake (utilitário de configuração do Mandrake) pode faze-lo a partir da interface gráfica. Veja também os comandos xvidtune e xvidgen.

<Ctrl><Alt><->
(em X-windows) Muda a resolução do servidor X para a resolução anterior.

<Ctrl><Alt><Esc>
(em X-windows, KDE) Fecha a janela na qual vou posicionar e clicar o mouse (o ponteiro do mouse se transforma em algo parecido como o símbolo da morte). Resultado similar pode ser obtido com o comando xkill (executado em um terminal X).  Útil quando um programa rodando no ambiente X não pode ser finalizado(travado?).

<Ctrl><Alt><BkSpc>
(em X-windows) Termina o servidor X corrente. Use se o servidor X não pode ser terminado normalmente.

<Ctrl><Alt><Del>
Sai do sistema e reinicializa a maquina. Este é comando normal para encerramento do sistema(shutdown) na console em modo texto. Não use o botão “reset” para fazer isto!

<Ctrl>c
Fecha o processo corrente(funciona na maioria das vezes em aplicações em modo texto).

<Ctrl>d
(pressionado no inicio de uma linha vazia) Fecha a sessão corrente de terminal. Veja também o próximo comando.

<Ctrl>d
Envia [End-of-File] para o processo corrente. Não pressione-o duas vezes senão você estará fazendo logout(veja o comando anterior).

<Ctrl>s
Interrompe a transferencia de dados para o terminal.

<Ctrl>q
Reinicia a transferencia de dados para o terminal. Tente isto se seu terminal misteriosamente parar de responder.

<Ctrl>z
Envia o processo corrente para segundo plano.

exit
Executa logout. Também posso usar o comando logout para obter o mesmo efeito.  (Se você executou um segundo shell, por exemplo, usando bash, você voltará para o primeiro shell encerrando o segundo.)

reset
Restaura um terminal desconfigurado(mostrando caracteres estranhos) para a configuração normal. Use-o caso tenha usado o comando "cat" sobre um arquivo binário. Você pode não ser capaz de ver o comando quando você o digitar.

<Botão central do mouse>
Cola o texto que foi selecionado em algum lugar. Esta é a operação normal de copiar-e-colar em Linux. (Ela não funciona com Netscape e WordPerfect que usam o estilo Windows de copiar-e-colar. Ele funciona em um terminal texto se você habilitar o serviço "gpm" usando o comando "setup".) É melhor utilizado com um mouse de 3 botões (Logitech ou similar) ou usando a emulação de mouse de 3 botões").

~
(til) Meu diretório padrão (diretório padrão, normalmente o diretório /home/meu_nome_de_login). Por exemplo, o comando cd ~/meu_diretório irá alterar o diretório corrente para o diretório "meu_diretório" sob o meu diretório padrão(home)  Digitando-se apenas ust "cd" é um equivalente ao comando "cd ~".

.
(ponto) Diretório corrente. Por exemplo, ./meu_programa tentará executar o arquivo 'meu_programa' localizado em seu diretório corrente.

..
(sequência de dois pontos) Diretório pai do diretório corrente. Por exemplo, o comando cd .. irá alterar o meu diretório corrente para um nível acima.



<Alt><SysRq><tecla_de_comando>
(Não essencial.) Esta é uma combinação de grupo de teclas implementada a nível do kernel linux(baixo nível). Isto significa que estas combinações de teclas funcionarão na maioria das vezes. As combinações tem o propósito de depuração e em uma emergência, você deveria tentar outras soluções mais seguras antes. A tecla <SysRq> é também conhecida no PC como <PrintScreen>. A combinação pode ser habilitada/desabilitada atribuindo o valor 1 ou 0 a variável relevante no kernel, por exemplo : echo "1" > /proc/sys/kernel/sysrq

<Alt><SysRq><k>  Fecha todos os processos(incluindo o servidor X) que estão rodando na console virtual correntemente ativa.  Esta combinação de teclas é conhecida como "tecla de acesso seguro(secure access key)" (SAK).

<Alt><SysRq><e>  Envia o sinal TERM para todos os processos em execução, exceto o processo init, solicitando-os que sejam fechados.

<Alt><SysRq><i>  Envia o sinal KILL para todos os processos em execução, exceto o processo init. Isto pode ter mais sucesso em fechar processos do que a combinação anterior, mas pode fazer com que alguns deles terminem anormalmente.

<Alt><SysRq><l> Envia o sinal KILL para todos os processos, inclusive ao processo init. O sistema deixará de estar funcional.

<Alt><SysRq><s>  Executa um sync(gravação dos buffers em disco) de emergência em todos os sistemas de arquivos montados. Isto pode evitar perda de dados.

<Alt><SysRq><u>  Remonta todos os sistemas de arquivos atualmente montados como leitura-somente. Isto tem o mesmo efeito que a combinação de sync acima, mas com um beneficio importante: se a operação tiver sucesso, fsck não terá que verificar todos os sistemas de arquivo depois de um reset de hardware do computador.

<Alt><SysRq><r>  Desliga o modo direto do teclado. Isto pode ser útil quando sua sessão X trava. Depois de dar o comando você será capaz de usar <CTRL><ALT><DEL>.

<Alt><SysRq><b>  Reinicia imediatamente a maquina sem fazer a gravação dos buffers ou desmontagem dos sistemas de arquivos. Você provavelmente terminará o sistema com erros nos sistemas de arquivos.

<Alt><SysRq><o>   Fecha o sistema(se estiver configurado e for suportado).

<Alt><SysRq><p>   Mostra o conteúdo dos registradores e flags(indicadores) em sua console.

<Alt><SysRq><t>   Mostra uma lista de tarefas correntes e informações sobre elas em sua console.

<Alt><SysRq><m>   Mostra informações da memória em sua console.

<Alt>SysRq><digito>   O dígito é '0' a '9'. Define o nível de exibição, controlando quais mensagens do kernel serão exibidas em sua console. Por exemplo, '0' fará com que somente mensagens de emergência como PANICs ou OOPSes sejam mostradas em sua console.

<Alt><SysRq><h>    Mostra a ajuda(help). Qualquer outra combinação não suportadas

<Alt><SysRq><key> mostrará a mesma ajuda.

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Atalhos essenciais de teclado em Linux
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2008, 17:49 »
Gostei muito do tópico. só falta eu me adequar aos novos costumes. valei gabriel, ja foi add a favoritos.

Offline evertonpaiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Atalhos essenciais de teclado em Linux
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:54 »
Opa! Muito legal o tópico. Vou voltar aqui algumas vezes, hehe.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Atalhos essenciais de teclado em Linux
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:21 »
Tópico sensacional esse Gabriel
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline xtrmbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • www.guiaubuntupt.org
    • Ver perfil
Re: Atalhos essenciais de teclado em Linux
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:54 »
 :o Gostei, muito legal!