Autor Tópico: Wireless: a senha não vai.  (Lida 9632 vezes)

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Wireless: a senha não vai.
« Online: 22 de Janeiro de 2010, 12:21 »
Gente,
Ontem instalei o Ubuntu 9.10 e desde então estou com problemas para conectar a internet pela rede wireless. Depois de muita luta eu consegui acessar a internet ontem, apos resolver o problema do bug do "network manager" (que não me deixava ver as redes de sem-fio disponiveis). Hoje, ao ligar o computador, tive o mesmo problema. Consegui resolver (o network manager não está mais sumindo), sendo que desta vez minha senha não está sendo reconhecida (embora esteja correta).
Sou quase um analfabeto digital e já estou quase desistindo desse negócio de software livre. O que eu faço?

Minha placa está (finalmente) funcionando, mas ela é: RTL8180L 802.11b MAC da Realtek Semiconductor Co., Ltd.

Desde já agradeço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2010, 13:32 »
Se vc já atualizou o sistema, tente apagar a conexão wireless definida, e criá-la novamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2010, 15:18 »
Obrigado pela resposta.
"atualizar o sistema" se refere ao Ubuntu? porque se sim, eu estou instalando uma plataforma linux pela primeira vez agora, eu nao tinha uma versao anterior. Antes a rede funcionava nesse computador pelo Windows XP.
se eu estou entendendo direito o que voce está me dizendo, eu já tentei apagar  e recriar a conexao wireless várias vezes, a partir daquela janela que se acessa pelo menu: "System > Preferences > Network connections" (acabei instalando meu ubuntu em inglês). Mas, na verdade, as vezes que eu consigo detectar a rede, eu nao entro pela conexao que crio manualmente, mas sim por uma outra que surge autônoma e paralelamente e que parece realmente corresponder àquela do meu roteador. Tá dando pra entender?

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2010, 16:31 »
Eu resolvi simplesmente reinstalar o ubuntu e logo da primeira vez que inicializei, funcionou!
vamos ver se daqui pra frente ele não vai me dar mais o mesmo problema.

Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2010, 17:07 »
Seria pra atualizar os pacotes mesmo (equivalente ao "windows update"). Provavelmente dessa vez quando vc instalou ele conseguiu localizar a rede, e já se atualizou.

Teve muitas correções desde que o Ubuntu foi lançado, no final de outubro. Várias delas visavam justamente corrigir esse tipo de erro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2010, 18:05 »
Voltei a ter problemas novamente. E isso depois de atualizar o ubuntu pela internet. Agora ele nao detecta mais a rede sem fio. Quando eu crio uma conexao manualmente ele diz que a "conexao foi estabelecida" mas nao foi.  :-\

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2010, 18:13 »
e eis que vos falo novamente do Ubuntu.
Tá parecendo que a conexão só é estabelecida quando o ubuntu quer. Tô sentindo que daqui a pouco vou cair e terei os mesmos problemas de novo.
Só pra deixar claro: tem um laptop aqui com windows vista e essas súbitas conexões e desconexões não estão acontecendo nele. Então é realmente um problema deste computador e não da rede ou coisa do tipo.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2010, 18:27 »
Veja se reolve aqui.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2010, 18:53 »
e eis que vos falo novamente do Ubuntu.
Tá parecendo que a conexão só é estabelecida quando o ubuntu quer. Tô sentindo que daqui a pouco vou cair e terei os mesmos problemas de novo.
Só pra deixar claro: tem um laptop aqui com windows vista e essas súbitas conexões e desconexões não estão acontecendo nele. Então é realmente um problema deste computador e não da rede ou coisa do tipo.

Só pra confirmar... qual é a marca/modelo do seu roteador wireless??
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2010, 21:51 »
Netgear, 54 Mbps Wireless Router WGR614 v7

Veja se reolve aqui.

Eu já tinha seguido boa parte dessas recomendacoes antes, pois as tinha visto noutro lugar. E de fato elas me ajudaram a fazer a placa funcionar, no início. Mas agora nao estao adiantando de nada. Mas valeu!

Quer dizer, a única coisa que eu nao fiz ainda foi instalar esse tal de "wicd". Talvez isso. Vou tentar.


Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2010, 22:42 »
nao consigo instalar o wicd porque diz que entra em conflito com o network manager. devo desinstalar o network manager? se sim, como?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:16 »
Se vc mandar instalar o wicd, ele vai desinstalar o NM automaticamente: "sudo apt-get install wicd".

PS: Me parece que o wicd só trata de wireless... 3G, DSL, VPN, etc, vc vai ficar na mão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2010, 09:43 »
eu estou seguindo as instrucoes do seguinte site: https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/WPAHowTo
a secao intitulada "Avoiding password nagging", pois penso que esse possa ser meu problema - já que o network manager fica pedindo insistentemente a senha e nao conecta.
mas quando eu digito o comando: "./configure --prefix=/usr --libdir=/lib" a resposta que eu tenho é "bash: /configure: arquivo ou diretório nao encontrado".
eu estou fazendo algo errado?

Offline bobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2010, 15:12 »
Deu pau. Agora o Linux nem sequer inicializa. Vou voltar pro meu Windows XP. Tentarei colocar no dual boot junto com o Ubuntu (depois de formatar a particao e reinstalá-lo) pra caso se um dia eu conseguir resolver esse enigma e pra ficar usando-o para tarefas offline, quem sabe.

Mas fico grato pelo auxílio. T+
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 15:14 por bobinho »

Offline Jesse Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Wireless: a senha não vai.
« Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2010, 02:09 »
Olá Pessoal!

Alguém conseguiu uma solução para essa wireless (rtl8187b)???
Tenho um note com essa placa de rede, instalei o ubuntu (9.10) a tempos atrás, porém minha wireless não funcionou, fiz de tudo ao meu alcance,  pesquisei e pesquisei soluções e nada, então desisti de linux, mas agora por força maior precisarei do linux para um trabalho da facul, então instalei o novo ubuntu (10.4) pensei que nessa nova versão tudo funcionaria, mas para grande decepção meu wireless não está funcionando denovo.

Já reinstalei o sistema, já tentei o comando # iwconfig wlan0 rate 5.5M fixed.
Já instalei o ndiswrapper, instalei o driver do XP, do 98.
Já instalei o wicd.
E NADA

ele identifica a rede, acha as conexões, mas fica pedindo a senha e não conecta.
o windows 7 que tenho instalado no note funciona belezinha.

por favor me ajudem, preciso da wireless, pois necessito usar na faculdade.
sou novo em linux.

vlw.