Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - BIGBRUNO

Páginas: [1] 2
1
Olá pessoal, passei alguns dias fazendo testes no sistema de atualização do Ubuntu e do Big, cheguei a algo que acredito ser interessante para os participantes desse fórum também, apesar de ser uma solução testada por poucos, nos testes que fiz foi algo surpreendentemente útil, quem tiver disposição de testar, aprimorar e relatar como foram os testes será bastante útil.

Segue o post que fiz no fórum do BigLinux, em: http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=25&t=10721
________________


Melhorias no sistema de atualização:

Passei uma semana fazendo uma série de testes para melhorar a parte de atualização de distribuições que utilizam apt-get e dpkg, ou seja, Debian e todos seus derivados.

O apt-get possui uma série de checagens e realmente são interessantes para servidores e ambientes que necessitam funcionar constantemente e tem a manutenção feita por especialistas, porém considero que para computadores pessoais e de escritório a sua configuração padrão não é boa. As justificativas principais são duas:


Justificativas:

1 - Em servidores a quantidade de pacotes instalados é muito pequena quando comparamos aos desktops, além disso em geral são pacotes muito mais testados e com grau de importância muito alto, enquanto desktops normalmente possuem mais de mil pacotes instalados, entre eles uma grande parte são de muito pouca importância e passam por poucos testes, muitas vezes uma atualização é interrompida por um conflito em um simples widget no desktop que praticamente não tem relevância alguma para o uso do sistema.

Vale lembrar que por vezes ao chegar a esse pacote conflitante o sistema interrompe no meio a atualização e dependendo dos pacotes que foram atualizados antes e dos que ficaram faltando o sistema se torna inutilizável, até mesmo danificando o modo gráfico ou o boot do sistema, o que para a maior parte dos usuários acaba forçando a reinstalação completa da distribuição.

2 - As dependências em circulo, é bastante típico principalmente nos repositórios do Ubuntu que ao atualizar de uma versão para outra um pacote x dependa do pacote y ser atualizado primeiro, porém o pacote y também necessita que o pacote x já esteja atualizado, esse problema geralmente é resolvido indo ao /var/cache/apt/archives e executando um dpkg -i --force-all, porém para um usuário normal isso é algo muito complexo e para os que sabem da solução ainda é algo chato de resolver, pois muitas vezes isso acontece com diversos pacotes.

Durante essa semana de testes e mais de 30 reinstalações e atualizações completas com configurações diferentes cheguei a uma alternativa que se mostrou bastante útil, porém seria bom executar mais testes e ver como fica o seu uso no dia a dia.


Como utilizar a alteração:

Lembre que essa alteração irá modificar a configuração de todo o apt-get, isso reflete na instalação, remoção e atualização de pacotes não apenas no uso direto do apt-get, mas também pelo synaptic, muon, central de programas e todas as interfaces gráficas que utilizem o apt-get.

Essa alteração pode ser feita instalando o seguinte pacote: http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages/precise/main/big-apt-get-tweaks_1.0.0-0biglinux1_all.deb

O pacote informado pode ser instalado em qualquer versão do Debian, Ubuntu ou seus derivados, pois a única coisa que faz é adicionar o arquivo /etc/apt/apt.conf.d/18bigtweaks que adiciona configurações ao apt-get, com as linhas que irei comentar a seguir.

Código: [Selecionar]
Acquire::http::timeout "10";
APT::Immediate-Configure "false";
DPkg::StopOnError "false";
T::Cache-Limit 2200000000;
APT { Get { Fix-Broken "true"; }; };
DPkg { Options {"--force-all";}; };
DPkg { Options {"--abort-after=9999999";}; };
DPkg::Post-Invoke {"dpkg --abort-after=9999999 --configure -a";}

- A primeira linha reduz o timeout para 10 segundos, quando se utiliza repositórios complementares, algumas vezes eles saem do ar e o apt-get update fica esperando por muito tempo, um servidor que não responder em 10 segundos é por que está com problemas e não vejo motivos para aguardar mais que isso.

- Segunda linha, desativa a configuração de configuração imediata, permite que o apt-get primeiro extraia todos os arquivos e depois faça as configurações.

- Terceira linha, normalmente quando o dpkg encontra problemas para instalar um pacote o processo do apt-get é interrompido, com essa linha o processo de atualização continua mesmo se ocorrerem erros.

- Quarta linha, um problema que ocorre algumas vezes ao ter muitos repositórios configurados, ultrapassar o limite de cache padrão, com esse novo valor provavelmente esse problema nunca mais irá acontecer.

- Quinta linha, tentar corrigir automaticamente pacotes quebrados.

- Sexta linha, força o dpkg a ignorar erros, pode parecer um exagero, mas essa configuração é válida apenas quando o dpkg é chamado pelo apt-get, o apt-get já faz uma série de checagens antes da instalação ou atualização ser executada, dessa forma ignorar os erros apenas do dpkg me pareceu trazer mais soluções do que problemas.

- Sétima linha, junto com a terceira linha evita de toda forma que a atualização seja interrompida caso alguns pacotes entrem em conflito.

- Oitava linha, ao final da atualização é executado o comando "dpkg --configure -a" que é uma solução genérica para a maior parte dos problemas que ocorrem no dpkg.

Quem puder testar e deixar informações sobre melhorias ou problemas relacionados à alteração da configuração estará ajudando principalmente para estabelecer uma configuração padrão para a futura distribuição do projeto União Livre.

2
Não postei ainda no projeto #UniaoLivre minha opinião do que deve ser feito pois pode parecer que quero decidir o futuro desse novo projeto e minha ideia é apenas criar a necessidade de união, após isso discutimos democraticamente o caminho a seguir.

Mas na minha opinião o melhor seria utilizar os repositórios do Ubuntu e não ter repositórios completos, apenas repositórios complementares com os aplicativos desenvolvidos pelos participantes do projeto. Não acho importante a forma que chamarem, distribuição, personalização ou seja lá o que for, a ideia é levar o melhor produto ao usuário e não vejo possibilidades de uma equipe nossa fazer um repositório melhor que o do Ubuntu e ainda desenvolver aplicativos.

Acredito que o mais certo é focar no desenvolvimento de automações, interfaces gráficas e aplicativos que facilitem o uso do computador, a liberação de possíveis ISOs com isso que foi desenvolvido é viável, mas sem perder nenhuma compatibilidade, no caso, com o Ubuntu, mas poderia ser outra distribuição a adotada por padrão.

Se possível disponibilizar duas versões, uma completa com o KDE e uma leve com o LXDE.

Mas isso não é uma decisão minha, é um ponto de vista que em breve irei citar no fórum do #UniaoLivre e que deve ser discutida entre todos os participantes.

3
O ponto mais difícil é convencer os responsáveis pelas distribuições atuais a deixarem de lado o que estão fazendo.

Por isso é preciso divulgação e principalmente apelo dos usuários para que uma unificação seja feita, pois se os usuários da distribuição passam a pedir que ela seja descontinuada para que um projeto melhor e maior seja feito acredito que os responsáveis pelos projetos irão ver que existe um caminho melhor para seguir.

Essa ideia de distribuição unificada é apenas uma das ideias, como está lá no texto tudo deve ser debatido e podemos inclusive não ter uma distribuição nacional e sim decidirmos apoiar alguma distribuição internacional.

4
Café com Ubuntu / #UNIAOLIVRE - Vamos unir as distribuições nacionais.
« Online: 22 de MAR?O de 2012, 17:43 »
A quantidade excessiva de distribuições nacionais não está trazendo os benefícios esperados para o desenvolvimento do Software Livre; isso é do conhecimento de muitos. E quais medidas foram tomadas para resolver essa questão?

O projeto #UniaoLivre é uma tentativa de gerar um debate público sobre essa questão; e, assim, fazer com que os usuários possam mostrar seu descontentamento com o modelo atual de gerir tais distribuições. Para mostrar aos responsáveis pelos projetos a importância da velha frase: “Unidos venceremos, divididos cairemos”.

Esse projeto acaba de ser lançado! No momento, contamos com o apoio da distribuição BigLinux.Esperamos que nos próximos dias os responsáveis por outras distribuições nacionais venham apoiar essa ideia.

5
Hqxriven, Isso faz muito tempo.

Quem sabe agora não vai ser a primeira distribuição a vir com um instalador automático do kernel omnislash :)

6
Andreson, BigLinux 5 Vem ai :D

Hqxriven, sobre os problemas com o Kernel Ubuntu, se ele não está conseguindo disponibilizar de forma estável suporte aos hardwares mais comuns não posso considerar estável, infelizmente um dos pontos do Ubuntu que sempre me desagradou foi o Kernel, até pouco tempo utilizava sempre os do Sidux.

O problema do plymouth eu acompanhei pouco pois tenho estado muito ocupado fazendo interfaces gráficas pro BigLinux e estou bastante ausente em fóruns, mas até onde vi o Xorg continua funcionando, apenas o Plymouth que fica desfigurado, não?


"Outra questão BIGBRUNO é quando o kernel for tão recente que simplesmente nada compila..."

Esse foi o ponto que disse de se ter uma linha estável e uma de teste, por exemplo agora você lançou o 2.6.34 que aparenta estar compatível com o 10.04, digamos que a 2.6.35 não é mais compatível, essa não insere no ppa, ou se inserir inclui como outro nome, algo como linux-image-omnislash-testing. Quando sair o 10.10 esse kernel já vai ser suportado então ele entra como estável para o 10.10 e o 10.04 permanece sempre com o 2.6.24 por ter sido a ultima versão que mantem compatibilidade com o 10.04.

7
Na teoria em uma atualizacao de kernel apenas os drivers nao inclusos no kernel que podem ter problema, no caso os que citei sao  quase a totalidade, alem dos problematicos drivers para conexao discada.

O Ubuntu desde o 9.10 ou 9.04, nao me lembro, esta utilizando o sistema DKMS para o uso desses drivers e nao a disponibilizacao do driver em formato binario como era feito antes, dessa forma basta instalar um kernel novo que automaticamente ele compila esses drivers para o novo kernel, mas como ja estamos acostumados muitas vezes um kernel novo necessita de uma versao mais recente do driver para poder compilar, entao a situacao ja esta melhor, mas ainda pode ter problemas.

Um teste que pode ser feito mesmo sem possuir hardware especifico para teste eh instalar o driver pelo apt-get e conferir se foi gerado o arquivo .ko na /lib/modules/$(uname -r). Caso positivo de o comando:modprobe modulo Depois disso confira as ultimas linhas do dmesg.

Caso tenha sido gerado o modulo e apos o modprobe nao aparecer nenhum erro grave no dmesg eh mt provavel que esteja funcionando corretamente.

A compilacao do driver de forma manual eh uma boa alternativa, mas nao eh viavel para boa parte dos usuarios. Como sugestao deixo que um kernel so deve ser considerado estavel para o Ubuntu se o sistema DKMS padrao conseguir compilar esses drivers de forma correta. Caso nao funcione deve ser considerado instavel e analisar utiliza-lo de forma estavel na proxima versao do Ubuntu.

8
Pessoalmente tambem nao utilizo o PPA, pois quando foi lancado ja utilizava repositorios que algumas faculdades disponibilizaram espaco, mas utilizo muitos aplicativos de repositorios PPA e ja li sobre o funcionamento.

O PPA e um espaco disponibilizado em servidores mantidos pela Canonical para criacao de repositorios apt para o Ubuntu, dessa forma a qualidade do que e disponibilizado depende do trabalho de quem esta disponibilizando.

Existe uma grande quantidade de repositorios de ma qualidade, mas tambem existem outros muito bons. Utilizo principalmente repositorios PPA disponibilizados pelos desenvolvedores dos projetos, por exemplo o do Pidgin: https://launchpad.net/~pidgin-developers/+archive/ppa

Tudo depende da forma que pretende disponibilizar os pacotes ao usuario. A forma utilizada pelo Ubuntu pode ser seguida, vc disponibiliza no repositorio os pacotes: linux-image-omnislash-2.6.34 e linux-headers-omnislash-2.6.34 basicamente como ja foi feito, precisa apenas incluir no arquivo postinst o comando de atualizacao do initrd que atualmente esta sendo feito manualmente.

Para ter um sistema de atualizacao automatica basta criar um pacote vazio com o nome linux-image-omnislash e colocar como dependencia os pacotes mais atuais disponiveis. Assim quando vc disponibilizar o linux-image-omnislash-2.6.25 substitui o linux-image-omnislash trocando a dependencia por esses pacotes novos.

O maior problema vai ser em torno dos drivers NVIDIA, FGLRX e VirtualBox, pois talvez nao compilem corretamente em versoes mais atuais do Kernel, nesse caso precisa testar antes de disponibilizar as atualizacoes. Pode ser interessante disponibilizar 2 tipos de pacote, 1 estavel e outro de teste.

No caso do estavel seria utilizar a mesma versao de kernel utilizada pelo Ubuntu, mas com os patchs e configuracoes para melhoria de desempenho. Dessa forma a chance de aparecer erro com NVIDIA, ATI e VirtualBox praticamente acaba.

A versao de testes seria como esta disponibilizando atualmente, o Kernel mais recente, porem com possiveis conflitos em alguns drivers.

Essa forma de disponibilizacao ajuda bastante usuarios com menos conhecimento e tambem uma area que o BigLinux e o Ubuntu estao crescendo. O uso em escolas, onde existe uma grande dificuldade em conseguir hardware atual, em muitos casos ainda utilizam computadores com 256 de RAM. Ao mesmo tempo que nao se pode utilizar uma distribuicao muito minimalista pois os usuarios necessitam de uma interface de facil entendimento.

9
A sugestao de uso do PPA no Br-Linux foi minha, ja havia entrado em contato a bastante tempo informando meu interesse em utilizar seu kernel na distribuicao que eu mantenho (BigLinux).

A inclusao da sua compilacao do Kernel em um repositorio nao ira afetar em nada o kernel do Ubuntu, inclusive minha intencao de disponibilizar no BigLinux seria em uma opcao no painel de controle que faca o download e instalacao de forma automatica sem substituir o do Ubuntu, apenas incluindo a opcao no Grub.

Assim como o proprio Ubuntu ja disponibiliza compilacoes de kernel que nao conflitam entre si ( linux-image-generic, linux-image-server...) , voce pode disponibilizar um linux-image-omnislash.

Voce faz um trabalho sem igual na melhoria de desempenho para o Ubuntu, tornar o processo de instalacao mais facil para usuarios do Ubuntu e derivados pode ajudar uma quantidade muito maior de usuarios.

10
Aplicativos / Pra migrar legal
« Online: 30 de Junho de 2006, 07:12 »
http://vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4898

Acho que isso pode te ajudar.

Já usei o flash mx e não precisa de gambiarras, até a instalação é bem normal, não precisa de DLL extra nem nada, usei por um tempo, não travava e era bem rápido.


Aproveitei e testei o Dreamweaver 6, também instalou e rodou, mas não sei avaliar se prestou, nem cheguei a usar, não gosto dele he he.

Antes da Macromedia ser comprada pela Adobe chegaram a informar que o Flash ia passar a ser 100% compatível com o Wine, porém depois que a Adobe comprou não se fala mais nisso e a compatibilidade com o wine fez foi diminuir.

Sobre o gimp recomendo que vc passe em www.gimp.com.br ainda sobre o gimp, aquela interface "estranha" realmente deve ter alguma vantagem, quem já viu um Photoshop rocando em MAC viu que ele tem a interface quase identica à do Gimp, como esse o Photoshop no MAC diz ser o mais cobiçado entre os designers, creio q deve ter vantagem na interface do Gimp em relação a do Photoshop do Win, apesar que eu também não gosto da interface do Gimp ;)

11
Editei o post pq o Julio Neves viu em uma lista que enviei isso e fez várias melhorias, o código agora ficou bem mais otimizado :)

Uma tarefa que costuma ser bastante chata é modificar uma linha ou mais linhas de um arquivo de configuração usando shell script, porém existe uma solução fácil, veja o exemplo:

Vamos modificar o valor da variável Size de 4 para 10 do arquivo abaixo supondo que esse arquivo é o /etc/biglinux

Código:
Position=3
Size=4
SizePercentage=100
Name=BigLinux


Basta usar a seguinte linha na shell:

Código:
sed -i 's/^Size=.*/Size=15/' /etc/biglinux


O ^Size= Especifica que é para alterar apenas a linha que começar com Size= o .* especifica que é para apagar toda a linha e o Size=15 é o que deve ser escrito no lugar do que estava antes.

O primeiro /etc/biglinux diz ao sed qual o arquivo que ele deve ler, e o -i diz que é para alterar esse mesmo arquivo e não apenas exibir na tela.

O sed aceita adicionar várias modificações em série, sem precisar salvar varias vezes, veja no exemplo:

Código:
sed -i 's/^Size=.*/Size=50/;s/^Name=.*/Name=Bruno/;s/^Position=.*/Position=55/' /etc/biglinux


Espero que seja útil para vocês e se souberem de alguma forma mais simples que divulgue-a.

Agradeço ao Julio Neves que ajudou a melhorar esse script em sed que foi apresentado Smile

Um bom guia de SED em português para quem quiser se aprofundar nesse programa http://sed.sourceforge.net/sed1line_pt-BR.html

12
Não funciona, exceto se você utilizaar um kernel 2.4.25 ou anterior.

Usar uma versão especifica deum kernel feito pro mandrake, acho que é o kernel 2.6.3

Ou uma distribuição nacional que esqueci o nome, mas que estão anunciando no site deles que a Motorola compilou especialmente pra eles o modulo do modem.

No final das contas o negocio mesmo é comprar outro modem, algum que funcione preferencialmente com o Driver SmartLink, a maioria dos modens novos são, tenho um LG que é compatível com o SmartLink, esse driver atualmente é mantido pela linmodens que tem lançado sempre versões compatíveis com as versões recentes de kernel.

13
Notícias / Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Online: 07 de Fevereiro de 2006, 00:02 »
O foco pode ser um pouco parecido, mas so um pouco.

O Tux Resources parece mais a parte de Linux da Superdownloads.

O Programas Linux é para artigos mais detalhados sobre programas.

Veja uma comparação:
http://tuxresources.org/portal/modules/mydownloads/singlefile.php?cid=54&lid=589

http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=134

Cada site tem seu ponto.

Fiz o Programas Linux independente do www.biglinux.com.br justamente para ser útil a mais pessoas e não somente aos usuários do Big Linux.

Aliás a equipe Ubuntu podia apenas ajudar o Debian e naõ criar uma nova Distro, assim como centenas de outras distros e sites, mas faz parte da liberdade ser assim...

14
Notícias / Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:49 »
Somente um detalhe, não conheço nenhum site nacional com esse objetivo.

Podem apresentar os links dos sites que tem o mesmo foco?

15
Notícias / Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Online: 06 de Fevereiro de 2006, 22:53 »
Está sendo lançado o site www.programaslinux.com.br

Convido todos a participarem na criação de artigos para o site, espero a colaboração de vocês, pois creio que uma das distribuições que irá interagir melhor com o site é o Ubuntu com sua extensa lista de programas no Synaptic, segue a notícia que estou enviando para os sites de notícia sobre Linux.


Gerenciadores de pacotes como o APT são muito eficientes, porém para a maioria dos usuários é difícil escolher qual programa instalar, pensando em preencher essa brecha foi criado esse novo site, por ele poderemos ver informações e fotos dos programas tornando fácil a escolha, após decidir basta utilizar o gerenciador de pacotes da sua distribuição para efetuar a instalação.

É um site que terá o conteúdo criado por usuários, sendo assim o lançamento é apenas para a base do site, conto com a colaboração de todos para participar da elaboração de conteúdo.

Páginas: [1] 2