Autor Tópico: Como alterar a home para outra partição e montar automaticamente [RESOLVIDO]  (Lida 10158 vezes)

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticamente
« Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2008, 01:14 »
ops, desculpe esqueci deste comando agora sim

ls -l /home

drwxrwxrwx 110 adrboliveira users 12288 2008-01-06 23:36 adrboliveira
drwxr-xr-x      2 cupsys       cupsys 4096 2008-01-01 22:11 cupsys
drwxrwxrwx     2 suporte      suporte 16384 2008-01-06 18:29 lost+found
drwxr-xr-x    26 suporte       suporte 4096 2007-12-26 00:06 suporte

E o sistema ainda tá uma lentidão só, até para postar este comando demorou
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticamente
« Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2008, 01:19 »
Veja só, ainda na sessão de terminal de segurança executei o comando mount -a, o prompt retornou ok e em seguida executei exit, consegui logar e o perfil como dantes é exibido, mas o sistema está uma lentidão terrível, que foi que eu fiz? O led de estado do HD está indicando que o HD está trabalhando para valer, quando fui tentar acessar a pasta Documentos da área de trabalho é que ficou assim, onde o sistema avisou que estaria abrindo a pasta e pediu para aguardar mas até agora, nada
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2008, 01:22 »
Veja só, ainda na sessão de terminal de segurança executei o comando mount -a, o prompt retornou ok e em seguida executei exit, consegui logar e o perfil como dantes é exibido, mas o sistema está uma lentidão terrível, que foi que eu fiz? O led de estado do HD está indicando que o HD está trabalhando para valer, quando fui tentar acessar a pasta Documentos da área de trabalho é que ficou assim, onde o sistema avisou que estaria abrindo a pasta e pediu para aguardar mas até agora, nada

Vou ler o tópico inteiro para me interar de tudo que você fez, e poderia postar como esta seu arquivo /etc/fstab, também o resultado do comando sudo fdisk -l, agora que conseguiu logar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline henrique_melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2008, 10:36 »
Recentemente fiz isso pela primeira vez =) e teve uns problemas, percebi que sempre que terminava de copiar toda a /home e mudar o fstab o proximo passo era apagar a /home do local antigo. Sempre que fazia isso ao reiniciar o ubuntu não encontrava a /home, refiz e dessa vez não apaguei a /home e tudo funcionou, mas agora eu tinha duas homes, oque agente não quer, então ao inves de apagar a pasta da antiga  /home eu apenas apaguei os arquivos, resumindo, tenho uma /home em outra partição, e tenho a /home antiga apenas com a pasta. Espero que minha experiencia lhe ajude. Boa sorte ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2008, 17:59 »
adrboliveira tem como listar seu arquivo /etc/fstab aqui? Acho que você pode estar só sem acesso a partição, talvez ela apesar de montada pode estar liberada apenas para usuários administradores (ou através do sudo).

No aguardo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2008, 03:01 »
adrboliveira tem como listar seu arquivo /etc/fstab aqui? Acho que você pode estar só sem acesso a partição, talvez ela apesar de montada pode estar liberada apenas para usuários administradores (ou através do sudo).

No aguardo.

[]'s

Cristiano

Ok, caro Cristiano. Eu consegui deixar normal agora com as alterações acima após ter restaurado o fstab abaixo:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=bfb646ae-71d3-4c11-8939-89c4d0e8ff10 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=ffa8661c-188e-438d-a11e-816dd36d8440 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec 0       0
/dev/sda3   /media/docs/   ext3   auto,rw,exec,user   1   2


Acabei descobrindo por que o sistema estava lento, era por que redimensionei a swap e a UUID tinha que ser reeditada no fstab também.

Agora a questão do home citada pelo caro Henrique

Recentemente fiz isso pela primeira vez =) e teve uns problemas, percebi que sempre que terminava de copiar toda a /home e mudar o fstab o proximo passo era apagar a /home do local antigo. Sempre que fazia isso ao reiniciar o ubuntu não encontrava a /home, refiz e dessa vez não apaguei a /home e tudo funcionou, mas agora eu tinha duas homes, oque agente não quer, então ao inves de apagar a pasta da antiga  /home eu apenas apaguei os arquivos, resumindo, tenho uma /home em outra partição, e tenho a /home antiga apenas com a pasta. Espero que minha experiencia lhe ajude. Boa sorte ;)

No seu caso Henrique como se deu a montagem da nova home na outra partição? Dá para fazer referência à /home normalmente dentro do fstab? Sabe, meio difícil de entender, apesar de saber que ele vai montar a segunda partição com os arquivos normalmente eu gostaria de saber o seguinte: se eu digitar na linha de comando o comando cd $home ele vai para esta nova área? e cd /home? perguntas que não se calam, rsrs

Também não gosto de ficar comparando ao Windows mas para tomar referência da idéia, quando se altera o local de armazenamento dos documentos lá, eu também mantenho a pasta Document and Settings no local, já que meu intuito são os documentos e não as configurações de perfil (apesar de que seria bom também). Pois bem, o sistema como um todo consegue manter este sincronismo à esta mudança e não vejo mais referência à minha "antiga home", sei que vocês entenderam. Depois que modifiquei no fstab o local da home (/media/docs) eu notei que em geral o Gnome Manager ainda exibe no painel a pasta de meu user da antiga home como referência inicial. Então tive que manualmente alterar alguns aplicativos sob esta nova referência.

Por isso que no fstab se eu fizer referência à /home fica um pouco confuso para mim.

O intuito aqui é abrir a mente sob o ambiente Linux e não questioná-lo, ok?

Abraços e no aguardo do prestigioso retorno.
Grato pela disposição em colaborar!!
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2008, 04:36 por adrboliveira »
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline henrique_melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:57 »
No modo que eu fiz, mesmo não tendo apagado a /home antiga ela não existe mais pois toda vez que faço referencia a /home seja no console ou em outro local ele busca na /home da nova partição. Tive que mudar pois decidir tirar o dual boot com o vista \o/. Aki foi o topoci onde recebi ajuda http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28693.0.html

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:45 »
Ok, caro Cristiano. Eu consegui deixar normal agora com as alterações acima após ter restaurado o fstab abaixo:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=bfb646ae-71d3-4c11-8939-89c4d0e8ff10 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=ffa8661c-188e-438d-a11e-816dd36d8440 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec 0       0
/dev/sda3   /media/docs/   ext3   auto,rw,exec,user   1   2


Acabei descobrindo por que o sistema estava lento, era por que redimensionei a swap e a UUID tinha que ser reeditada no fstab também.

adrboliveira não estou entendendo muito o que você quer fazer. Pois se quer colocar sua /home separada em outra partição a parte em negrito acima deveria ser trocada por /home.  Na verdade eu alteraria sua linha de:

Citar
/dev/sda3   /media/docs/   ext3   auto,rw,exec,user   1   2

Para:

Citar
/dev/sda3   /home   ext3   defaults   0   2

Citar
......

No seu caso Henrique como se deu a montagem da nova home na outra partição? Dá para fazer referência à /home normalmente dentro do fstab?

Como citei quando você muda deve obrigatoriamente fazer referência a ela lá no arquivo /etc/fstab.

Citar
Sabe, meio difícil de entender, apesar de saber que ele vai montar a segunda partição com os arquivos normalmente eu gostaria de saber o seguinte: se eu digitar na linha de comando o comando cd $home ele vai para esta nova área? e cd /home? perguntas que não se calam, rsrs

O sistema entende sem problemas que sua /home esta em outra partição. Você não deve mudar mais nada no sistema porque esta partição é montada dentro do diretório /home que deverá existir (vazio) dentro da partição raiz. Assim para o sistema não fará nenhuma diferença se ele esta em outra partição, ou se esta na partição raiz, pois continuará obedecendo a estrutura de diretórios do sistema.

Citar
Também não gosto de ficar comparando ao Windows mas para tomar referência da idéia, quando se altera o local de armazenamento dos documentos lá, eu também mantenho a pasta Document and Settings no local, já que meu intuito são os documentos e não as configurações de perfil (apesar de que seria bom também). Pois bem, o sistema como um todo consegue manter este sincronismo à esta mudança e não vejo mais referência à minha "antiga home", sei que vocês entenderam. Depois que modifiquei no fstab o local da home (/media/docs) eu notei que em geral o Gnome Manager ainda exibe no painel a pasta de meu user da antiga home como referência inicial. Então tive que manualmente alterar alguns aplicativos sob esta nova referência.

Por isso que no fstab se eu fizer referência à /home fica um pouco confuso para mim.

O intuito aqui é abrir a mente sob o ambiente Linux e não questioná-lo, ok?

Abraços e no aguardo do prestigioso retorno.
Grato pela disposição em colaborar!!


Por fim se olhar os links já vi (e ajudei) outras pessoas a mudarem a HOME para outra partição sem o menor problema. O que tem que acontecer é ter maior quantidade exata de informação, já que você trunca a maioria dos comandos, e também porque outros nem são informados. E acredite, muda seu /etc/fstab, tenha certeza que as permissões estão corretas, e tudo vai funcionar.

A sim, você pode até mudar o diretório HOME do seu usuário para /media/docs, mas para isto deverá editar a linha relativa a ele no arquivo /etc/passwd, mas não é recomendado, já que assim você sairá da normalidade do sistema.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada (RESOLVIDO)
« Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:47 »
Deu certo, amigos

Alterei, como o Cristiano disse, dentro do fstab a referência a linha de montagem da nova partição, trocando /media/docs por /home

Está começando a ficar claro isto, a estrutura das pastas não tem ponto certo de armazenamento, nós é quem indicamos o que elas vão conter, é isto?
Um conceito diferente. Espero que eu tenha compreendido agora (finalmente)
Agora uma pergunta: por que antes no fstab não tinha a referência á antiga home, era somente por ter sido a padrão de sistema?

Vou dar uma lida nestes tantos materiais sobre Linux na rede que vão ajudar muito também.

Obrigado pela ajuda e saibam que isto só ajudou a me firmar neste início de conhecimento em Linux. Claro que estarei aqui por aqui para trocarmos mais figurinhas.

Abraços!!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Como alterar a home para outra partição e montar automaticamente [RESOLVIDO]
« Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:31 »


Só para esclarecer um pouco docs é o nome do volume que dei à segunda partição, isto através do comando e2label que permite alterar o nome do volume das partições, mas somente funciona com os formatos ext2 e ext3. Fiz isso para facilitar os usuários do computador na compreensão no manuseio das partições. Pois bem, ao ter efetuado a transferência dos arquivos pessoais de antiga home para o novo caminho, havia montado a partição nova como /media/docs (mount -t /dev/sda3 ext /media/docs).

Então, imaginava que este caminho era o único válido como referência, na verdade ao desmontar este e montar um novo e agora com a referência à home em lugar de /media/docs no fstab simplesmente os arquivos contidos nesta nova partição estavam prontos para atender os requisitos da estrutura da pasta home.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada (RESOLVIDO)
« Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:15 »
Deu certo, amigos

Alterei, como o Cristiano disse, dentro do fstab a referência a linha de montagem da nova partição, trocando /media/docs por /home

Está começando a ficar claro isto, a estrutura das pastas não tem ponto certo de armazenamento, nós é quem indicamos o que elas vão conter, é isto?

Exatamente. Desde que você tenha a estrutura de diretórios correta na partição raiz, o conteúdo destes diretórios pode estar dentro de outra partição, outro disco rígido, ou até mesmo dentro de outro computador.

Isto é interessante hoje para termos facilidades como proteção dos dados em uma formatação por exemplo, e em outros casos. Mas antigamente isto era até necessário pois não possuíamos discos grandes, então era muito vantajoso deixar partes do sistema (principalmente as que crescem, como cache, log, tmp e etc) em partições separadas, de forma que estas partições enchessem, sem que o disco do sistema em si enchesse também, evitando problemas maiores. Claro que isto não é o único motivo para isto, mas acho isto uma adaptação interessante, que nos possibilita muitas coisas.

Citar
Um conceito diferente. Espero que eu tenha compreendido agora (finalmente)
Agora uma pergunta: por que antes no fstab não tinha a referência á antiga home, era somente por ter sido a padrão de sistema?

O fstab não tinha uma referência para sua HOME porque simplesmente ela não era montada, ou seja, ela já fazia parte (fisicamente) da sua partição raiz, estando disponível com a montagem desta.

Citar
Vou dar uma lida nestes tantos materiais sobre Linux na rede que vão ajudar muito também.

Obrigado pela ajuda e saibam que isto só ajudou a me firmar neste início de conhecimento em Linux. Claro que estarei aqui por aqui para trocarmos mais figurinhas.

Abraços!!


É isso ai, esperamos que fique sempre por aqui, primeiro para ser ajudado caso necessário, e depois para ajudar aos que precisarem de você, e pode ter certeza que rapidamente você estará ajudando aos companheiros de fórum.

Precisando não deixe de postar sua dúvida para ajudarmos, isto claro não sem antes fazer uma pesquisa aqui no fórum, e também no google, visto que a grande maioria das dúvidas já foram respondidas.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!