Autor Tópico: Como alterar a home para outra partição e montar automaticamente [RESOLVIDO]  (Lida 10157 vezes)

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Olá, galera

Depois de pesquisar em tudo que é documentação e não dar certo de jeito algum, venho pedir a ajuda de vocês.

Simplesmente desejo posicionar o diretório home em uma partição exclusiva para ele, ext3, que seja montada automaticamente. Pois bem, pesquisando por aí não é difícil faze-la, mas comigo não tem dado certo.
Atualmente ela está montada automaticamente Ao dar um duplo-clique no volume (que alterei para o nome "docs") ela é apresentada no local /media/docs

media/docs foi o local onde tentei posicionar os arquivos que desejo do usuário. Para isso fiz o seguinte:

1. copiei os arquivos para esta pasta por meio do comando sudo cp -Rp * /media/docs/ (estava posicionado na pasta /home)

2. Desmontei em seguida o volume /media/docs

3. Efetuei cópia de segurança do fstab, editei-o conforme abaixo (ver última linha):

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=bfb646ae-71d3-4c11-8939-89c4d0e8ff10 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=b22cf7e8-8476-4340-b079-6b0253b45b83 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec 0       0
/dev/sda3   /media/docs/   ext3   rw,auto,umask=000   0   0

meu objetivo é deixar esta área sem restrições aos usuários e que ela seja montada automaticamente.

Mas ao reiniciar o computador, o volume docs não é exibido, apesar de no editor de partições ela ser exibida, como um volume montado (é o que aparenta). Já tentei desmontar e remontar, mas nada, já modifiquei permissões, mas nada.

Pergunto:

1. o que fiz de errado?
2. Quais são os parâmetros mais acertados para isso?

Obrigado desde já!!
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2008, 13:52 por adrboliveira »
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2008, 17:36 »
adrboliveira,

acho que aqui tem uma solução: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26972.msg154541.html#msg154541, contudo a pesquisa no forum é indicada pois há inúmeras páginas com informação sobre isso.

Benvindo ao Forum.

Abs.

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Obrigado, amigo!

É, apesar das buscas incessantes nunca tinha atingido este tópico, incrível que não mudou muito do que tentei, mas vou seguir à risca o que está lá.

Obrigado mais uma vez e depois posto os resultados!!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Vamos lá, a montagem automática já deu certo, não sei por que mas acabou dando certo após editar também o mtab (/etc/mtab). Alguém sabe se tem algo a ver?

Está assim no mtab (claro que fiz um backup antes):

/dev/sda3 /media/docs ext3 rw,exec,nosuid 0 0

e no fstab:

/dev/sda3 /media/docs/ ext3 auto,rw,exec,user 1 2

Alguma besteira?

Porém, ao abrir o navegador de arquivos, ao clicar no meu user (no painel à esquerda) ele continua apontando para a posição antiga da home. Corrigi no OpenOffice e aplicativos o apontamento, mas não há como corrigir isso definitivo?

Valew
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
adrboliveira,

aqui tem, como a outra, uma verdadeira lição sobre o fstab - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29991.0.html (novamente a pesquisa né ;)). Quanto mstab sinceramente não posso ajudar, mas tem gente bem experiente aqui que te ajudará, ok?

Abs.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 22:13 »
adrboliveira,

dê uma olhadinha no tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26972.0.html

Respondi lá...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2008, 22:24 »
adrboliveira,

dê uma olhadinha no tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26972.0.html

Respondi lá...

VB5


Esse tema vive aparecendo no fórum, mas mesmo existindo vários deles é uma tarefa um pouco complicada, e que requer muita atenção para evitar perder seus dados.

O tópico onde está a partição /home? [RESOLVIDO] também trata do tema.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Galera, não sei ao certo, mas editar o fstab não basta, isto por que como o sistema num todo saberá que a pasta pessoal do usuário será a outra partição?

Vejam só, apaguei o conteúdo da antiga pasta home e ao tentar logar de prontidão o sistema pergunta:

Sua pasta pessoal está definida como: /home/adrboliveira mas parece não existir. Você deseja iniciar uma sessão com o diretório / (raiz) como sua pasta pessoal? É provável que nada funcione a menos que você utilize uma sessão de segurança.

E agora?

Incrível, mas o Ubuntu 7.10 tem alguma particularidade?

Acho que tem mais algum detalhe. Alguém sabe exatamente qual arquivo a ser editado para que o sistema reconheça a pasta pessoal no novo apontamento?

Peço ajuda, please!!!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2008, 23:56 »
Realmente basta apenas alterar o arquivo /etc/fstab.

Neste caso na partição raiz (/) deve existir o diretório /home, mas vazio, que servirá apenas como ponto de montagem para sua nova partição.

O que deve estar acontecendo é que a partição não esta sendo montada dentro do diretório /home.

Outra observação é que dentro da partição deverá ter o diretório dos usuários, e não apenas seus arquivos, e dentro destes diretórios os arquivos, e tudo com as permissões/grupos/donos corretos.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticamente
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:08 »
Obrigado, veja bem, durante o boot do Live CD eu me certifiquei da pasta /home e estava no novo local todos os users e seus conteúdos, isto com a pasta home já montada dentro de /dev/sda3 que trata-se da partição estendida que criei exclusivamente para os arquivos pessoais. Mas puxa não sei sabe depois de tanta pesquisa e atender todos os detalhes...

Ainda bem que fiz backup do fstab, e sei que restaurar dá para fazer, mas não vou desistir fácil, linuxista sou agora e vou eslaquear o que for possível, rsrs

O fstab não é exatamente para controle estático das partições? Mas para que todo o sistema saiba que sua pasta pessoal está lá naquele local deve haver algum outro detalhe.

Meu fstab vou postar em seguida

Valew!!!


« Última modificação: 07 de Janeiro de 2008, 00:10 por adrboliveira »
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:13 »
Faça o seguinte. Entre no sistema normalmente e no terminal (acessível através do atalho Ctrl + Alt + F1) digite o comando df e poste aqui o resultado.

Depois entre via LiveCD, monte a partição da sua nova /home em um diretório (ex.: /media) e execute o comando ls -l /media.

E novamente, alterando seu /etc/fstab corretamente para montar sua nova partição todo o sistema vai entender tudo, claro que se todo o processo tiver sido realizado de forma correta.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticamente
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:35 »

df executado dentro do terminal de segurança (apertei F10  e selecionei este tipo de sessão):
-------------------------------------------------------------------------------

Sist.Arq          1k-blocos          Usad          Disponiv.        Uso%  Montado em

/dev/sda1         20446884     4118160             154            21%    /

-
-
-
-
-

# as linhas acima acho que são desnecessárias - em seguida a linha que editei

/dev/sda3         20556688     2565540            16946924    14%     /home

-----------------------------------------------------------------------------

     
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:38 »
Execute então ls -l /home e retorne por favor.

Também ls -l /home/USUARIO-COM-PROBLEMAS-NO-LOGIN.

No aguardo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticamente
« Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:52 »
Ok!!

ls -l /home/adrboliveira

dá uma longa lista de meus arquivos e diretórios, tudo parece intacto.

Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como alterar a pasta home para outra partição e mantê-la montada automaticam
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:58 »
Ok!!

ls -l /home/adrboliveira

dá uma longa lista de meus arquivos e diretórios, tudo parece intacto.



Se eu não ver o resultado (ao menos do primeiro comando pedido) pouco poderei ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!