Autor Tópico: Ubuntu não reconhece memory stick  (Lida 2062 vezes)

Offline mwebster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Ubuntu não reconhece memory stick
« Online: 09 de Dezembro de 2010, 22:08 »

Olá, meu Ubuntu 10.04 não reconhece memory sticks. Meu notebook é 64 bits e tem PRO MagicGate.

Tem algum driver de fácil instalação pra resolver esse problema?

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece memory stick
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2010, 06:54 »
Ola

Já procurei muito em como habilitar o memory stick em meu antigo Sony Vaio VGN-B88C.

Pelo que pude depreender, a Sony é proprietária do firmware do memory stick, e não libera o código salvo se pagos os usos pelos direitos de patente.

Como ela é gentil, ela nunca liberou o código para a comunidade de software livre, e sempre tentou barrar as inicativas de engenharia reversa.

O problema maior aqui não é o memory stick em questão, mas o controlador de sua maquina ( o do slot )

É dificil mas não impossivel que o seu funcione.

Existem comando no GNU/Linux para se "descobrir" qual é este controlador ( espete um memory stick antes):

lsusb => para portas USB

lspci => para portas PCI

hwinfo => para listar todo o seu hardware ( necessário instalar via gerenciador de pacotes synaptic )

dmesg => o log do sistema

digite-os em terminal ( ex.: sudo dmesg ) com privilégios de root ( sudo ) e localize a controladora de seu magic gate.

Com isto é mais fácil uma pesquisa na rede para esta controladora, e se existirem drivers ( módulos em linuxês ) é possivel instalá-los e tentar fazer funcionar.

[]'s