Autor Tópico: Central de Impressão  (Lida 1887 vezes)

Offline brendler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Central de Impressão
« Online: 03 de Fevereiro de 2011, 09:18 »
Bom Dia!!!

Sou iniciante em linux, mais especificamente Ubuntu. Trabalho na Universidade Aberta do Brasil(UAB), Pólo de Cachoeira do Sul/RS como estagiário de informática, pois estou no 5º semestre de Sistemas de Informação.

Temos 2 laboratórios de informática...
No Labin 1 - 12 computadores com Ubuntu 10.04 e 16 computadores com Windows XP com rede no par trançado.
No Labin 2 - 15 computadores multiterminais, ou seja 30 estações na verdade que rodam Ubuntu 9.10 com rede wireless

Os demais computadores de salas de aula, secretária e sala de tutoras, são uma mescla de windows XP e Windows Vista.

Tendo em vista que estão todos redondinhos, funcionando a mil %, estou idealizando fazer uma espécie de central de impressão.
Portanto venho aki pedir a ajuda da comunidade Ubuntu com idéias de como posso fazer isso....

Pensei em fazer um servidor que receba os pedidos de impressão de outras estações, mas que só seja impresso depois que um administrador liberar esse pedido.....Mas.....Como fazer isso???

Aguardo a ajuda da comunidade....ansioso!!!
Desde jah agradeço!!!

Qualquer coisa me add no MSN renan.brendler@gmail.com....Mas postem aqui também suas idéias por favor!!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Central de Impressão
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 16:51 »
Cara, use uma (ou mais) impressora multi-funcional com interface de rede, não perca tempo tentando compartilhar a impressora a partir de estação de trabalho, seja qual for o SO. Só dá dor de cabeça.

Alternativamente, vc pode usar um servidor de impressão dedicado, p.ex. há alguns roteadores que vem com porta USB para servir impressora.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brendler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Central de Impressão
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 08:57 »
Compartilha-las na rede não é dificil, aqui estão todas compartilhadas e funcionando perfeitamente.....

Mas é q eu quero fazer um troço mais profissional, com permissões para impressão sabe...

Por exemplo:
Uma pessoa quer fazer uma impressão. Ela manda imprimir e a impressora imprime imediatamente....Eu qero que isso não aconteça. Quando a pessoa mandar imprimir, eu quero que este pedido va para uma espécie de fila de impressão no servidor, onde o administrador vai ou não liberar esta impressão....

Existe a possibilidade disso ser concretizado....
E estou aceitando mais sugestões sobre servidores de impressão, não importa o nível de dificuldade, o que importa é o aprendizado....
Aguardo....Obrigado!!!!

Offline renato-barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
    • Suporte Linux
Re: Central de Impressão
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 12:43 »
Amigo,

Não vi algo da maneira que quer no linux ainda.
Porém existem algumas saidas:
De uma olhada nestes links:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/IBQUOTA-Gerenciador-de-Impressao-por-Usuario
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Controle-de-impressao-por-usuario/

Sei que existem gerenciadores de impressão internos nas impressoras que solicitam senha para imprimir. E assim com o ID dos usuários o Mesmo gerenciaria nome, quota e etc.

Abraço.
Renato Barbosa
Porque "Suporte Linux"? Porque é Livre!

Offline brendler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Central de Impressão
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 15:29 »
Eu não consegui fazer o que eu qero nem por meio de softwares no windows.....

E vcs concordam que seria uma coisa bem util e bastante utilizada né????
Mas infelizmente não existe!!!!

Que pena mesmo!!!!

Quem tiver alguma idéia sobre um servidor de impressão para funcionamento dentro de uma universidade, por favor estou aberto a sugestões!!!!

Obrigado pela disponibilidade de todos!!!

Offline renato-barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
    • Suporte Linux
Re: Central de Impressão
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 15:38 »
Na universidade que eu estudava isso tinha e funcionava muito bem.
Lá eles usam windows.
Renato Barbosa
Porque "Suporte Linux"? Porque é Livre!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Central de Impressão
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 20:19 »
Pensei em fazer um servidor que receba os pedidos de impressão de outras estações, mas que só seja impresso depois que um administrador liberar esse pedido.....Mas.....Como fazer isso???

Veja se ajuda => http://www.pykota.com/

[]'s