Autor Tópico: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]  (Lida 9469 vezes)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #30 Online: 17 de Janeiro de 2008, 00:15 »
Haha, fiz um artigo sobre isso:

Uma excessão no Mundo Alternativo
   Será que os princípios básicos irão se contradizer em um futuro próximo? A essência do pensamento livre irá se manter?
  A família de sistemas Unix sempre foi considerada por ser direcionada para todos os gostos. Dentro dela, o Linux se tornou uma das mais importantes organizações relacionadas a esses temas.
  Em meiados de 2003, os sistemas Linux antes instalados em servidores de Web e em casa de experts (normalmentes hackers que brincavam de Linux, coisa de Nerd mesmo ;) ) começaram a  serem direcionados para Desktops, ou seja, usuários comuns. No Brasil, algumas das organizações como o Guia do Hardware formaram sistemas como o Kurumin, sendo uma inovação na época, tal como outras distribuições Linux.
http://yrado.net/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=11 <- Continuação

  PS: esse meu site aí acima é mantido para fins de propagação do software livre, com apenas um serviço extra, um webmail de 1GB grátis e um comercial do google pra pagar hospedagem, beleza?
http://yrado.net/portal

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #31 Online: 17 de Janeiro de 2008, 00:27 »
O Google não libera mais as estatísticas sobre Browsers e SOs...
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #32 Online: 17 de Janeiro de 2008, 03:18 »
Bem a Distrowatch já me repsondeu...
A LISTA É VERDADEIRA!
Passo a citar o mail que eu recebi:

Citar
Yes, the list was compiled from the web server statistics on
DistroWatch.com:

http://distrowatch.com/awstats/awstats.DistroWatch.com.osdetail.html

and published here:

http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20071029#sitenews

Since it only collects data from DistroWatch readers, it isn't correct to
say that this is the "list of the most used distros", but it is a list of
the most used distros among the DistroWatch visitors.

I hope this helps :-)

Ladislav
Por isso ficam aqui as minhas desculpas para o autor do blog tuxvermelho.
O titulo do texto é que deveria ser alterado pois o ranking não é sobre as distro mais usadas.
Devido ao titulo do texto surgiu a polémica pois essa lista faz pouco sentido se fosse um ranking das distros mais usadas.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 03:32 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline rdlf0512

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #33 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:08 »
Since it only collects data from DistroWatch readers, it isn't correct to say that this is the "list of the most used distros", but it is a list of the most used distros among the DistroWatch visitors.
Como diz a resposta do seu email, ela é sim a lista das distros mais usadas, porém, a pesquisa foi feita entre os leitores do site DISTROWATCH e não reflete a opinião do público em geral.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 10:10 por rdlf0512 »

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #34 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:46 »
E os leitores da Distrowatch não é o público em geral?
Não acredito que usuários do Slack não visitem o Distrowatch...

cadiles

  • Visitante
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #35 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:04 »
E os leitores da Distrowatch não é o público em geral?
Não acredito que usuários do Slack não visitem o Distrowatch...

Se eu visitei uma vez foi muito.   
Com certeza não é o público em geral que visita esse site. Principalmente quem não têm intimidade com o inglês.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #36 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:17 »
Não consigo separar público em geral de público-alvo nesta pesquisa. Para mim, os votos são de pessoas que deram suas opiniões. Que culpa a pesquisa tem se quem não usa o Ubuntu, não opina? ;-)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #37 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:20 »
Por falar nisso, hoje acabei de descobrir que o Slackware não é uma distro tão comnutária assim não. Existe uma empresa por trás, que inclusive dá suporte: Walnut Creek. Vivendo e aprendendo.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #38 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:22 »
Primeiro: O Tux Vermelho é uma referência em língua portuguesa sobre software livre. Não colocaria nada para criar hype.

Segundo: Não se deve interpretar os números sem analisar várias possibilidades.

O site é de download de distros. Pode-se analisar que o usuário Ubuntu, normalmente iniciante, está mais interessado em testar outras. Usuários do Slack estão mais confortáveis, ou mais satisfeitos, ou mais "fundamentalistas" que não precisariam entrar neste site, etc. Existe uma imensa quantidade de usuários Windows, que tanto podem ser para-quedistas do Google como interessados em testar o Linux... Dados em planilha podem oferecer dados ocultos.

Para quem gosta de análise de dados eu recomendo fortemente o livro Freakonomics.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

cadiles

  • Visitante
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #39 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:27 »
Primeiro: O Tux Vermelho é uma referência em língua portuguesa sobre software livre. Não colocaria nada para criar hype.

Segundo: Não se deve interpretar os números sem analisar várias possibilidades.

O site é de download de distros. Pode-se analisar que o usuário Ubuntu, normalmente iniciante, está mais interessado em testar outras. Usuários do Slack estão mais confortáveis, ou mais satisfeitos, ou mais "fundamentalistas" que não precisariam entrar neste site, etc. Existe uma imensa quantidade de usuários Windows, que tanto podem ser para-quedistas do Google como interessados em testar o Linux... Dados em planilha podem oferecer dados ocultos.

Para quem gosta de análise de dados eu recomendo fortemente o livro Freakonomics.




Cara você falou tudo...

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #40 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:12 »
Eu uso slack a vários anos mas nunca entrei nesse site distrowacht aí.

Acho que na verdade o importante não é qual a distro mais usada, no vivaolinux (http://www.vivaolinux.com.br/estatisticas.php) por exemplo a mais usada é gentoo, mas isso nada quer dizer.
Onde trabalho a distro mais usada é Debian 4, o pessoal aqui nunca nem ouviu falar de distros como archlinux, pclinuxos.

É muito relativo, depende de diversos fatores, usuários domésticos usam Ubuntu, gentoo, pclinux, distros simples, com tudo pronto, cheios de wizzards, com ferramentas de update automático. Profissionalmente, Debian, RedHat, Arch e Slack dominam, o Slack ainda pode ser visto como distro pra usuario domestico em alguns pontos.

Agora brigar por causa disso? Sem comentários, acho que a moderação deveria punir esse tipo de atitude, isso não leva a nada e ainda pode passar uma imagem distorcida da comunidade, eu ja deixei várias distros pra trás por causa desse tipo de coisa.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 13:15 por RickMura »

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #41 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:20 »
O que é interessante sobre o mundo das distros é que parece haver uma seleção natural entre elas que é grandemente levada adiante pelos usuários. As distros que suprem as necessidades dos usuários tem vida mais longa e evolução mais rápida, as demais vão esvanecendo mas servem de laboratório sobre o que dá certo e o que não dá certo.
Não vejo motivo para se apegar ferrenhamente a essa ou aquela distro, uma vez que todas as distros são livres para seguirem qualquer caminho que seja e todas podem ser customizadas pelos usuários.
O tempo vai dizer quais as distros fizeram as melhores escolhas, como tem sido até hoje. O mérito do Ubuntu na popularização do Linux é inegável, assim como o mérito do Slackware, por se manter ativo durante tanto tempo, o mérito do Debian, por mostrar o quanto o tamanho dos repositórios conta, e o mérito do Mandriva (antigo Mandrake) por explicitar o quanto é importante a facilidade de uso.
A tendência é que, por mais radical que seja uma distro, ela adote em maior ou menor medida aquilo que deu certo em outra distro, e quem mais ganha com isso são os usuários.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #42 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:23 »
Para quem gosta de análise de dados eu recomendo fortemente o livro Freakonomics.

Excelente referência.  Eu também o recomendo não só para quem gosta de análise de dados, mas para todos que procuram enxergar as coisas além do óbvio.  Taí, poderíamos pedir uma consultoria ao Steven Levitt em relação a utilização e crescimento do Linux.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline rdlf0512

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #43 Online: 17 de Janeiro de 2008, 14:00 »
Primeiro: O Tux Vermelho é uma referência em língua portuguesa sobre software livre. Não colocaria nada para criar hype.

Segundo: Não se deve interpretar os números sem analisar várias possibilidades.

O site é de download de distros. Pode-se analisar que o usuário Ubuntu, normalmente iniciante, está mais interessado em testar outras. Usuários do Slack estão mais confortáveis, ou mais satisfeitos, ou mais "fundamentalistas" que não precisariam entrar neste site, etc. Existe uma imensa quantidade de usuários Windows, que tanto podem ser para-quedistas do Google como interessados em testar o Linux... Dados em planilha podem oferecer dados ocultos.

Para quem gosta de análise de dados eu recomendo fortemente o livro Freakonomics.


Estou no mesmo barco que o seu, e é exatamente por isso que achei que seria interessante exibir o post do blog do tux vermelho, crente de que todos os usuários aqui conheciam o site e a seriedade com que é tratada as notícias do mundo Linux.
Infelizmente, não é bem isso que vi, na verdade fiquei decepcionado por ter colocado um post do RedTuxer e virem usuários aqui com facas na mão insultando a pesquisa, taxando de mentirosa.
Enfim, se eu fosse vocês procuraria aprender mais sobre o que esses números querem dizer. Como todos já devem (ou deveriam) saber, o slackware não é uma distro popular, por assim dizer. E como o próprio RedTuxer já disse, o Ubuntu se tornou uma distro popular pela facilidade de uso, entrega de cds sem custo (se não for por outros fatores como compiz-fusion, que vira e meche sempre tem um vídeo de demonstração no YT). O Ubuntu bombando em todo lugar só pode vir a cair no gosto popular.

Para aqueles que ainda ficaram na dúvida de publico geral # público do distrowatch:
Simples, não são todos aqueles que usam o Ubuntu e visitam o site. Mas existem aqueles usuários que usam distros Linux e visitam de vez em quando. Logo, esses usuários se diferenciam do público em geral porque independente se eles usam windows ou Ubuntu ou qq outra distro, eles não visitam o site regularmente. Para os usuários de windows/distros Linux que são visitantes do site DW, eles tiveram a voz de opinião que refletiu no resultado da pesquisa. Se eu uso Ubuntu mas não visito o site e vc usa Ubuntu e visita a DW regularmente, vc contribuiu para aquele resultado da pesquisa.
Ufa taí...toda a explicação mastigadaça.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Distros mais usadas [atualizado hoje às 07h]
« Resposta #44 Online: 18 de Janeiro de 2008, 07:16 »
Volto a dizer: a polémica surgiu porque o autor não colcou a fonte.
Por isso o blog tuxvermelho foi o causador da polémica.
Que sirva de lição para o futuro. Quando disseram que a pesquisa é da distrowatch ou de outra fonte qualquer, coloquem o link para a noticia original. E olhem que isso não é nada dificil, a distrowatch respondeu-me em menos de duas horas com o link original.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/