Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2368633 vezes)

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2955 Online: 28 de Dezembro de 2010, 09:55 »
Entao... compilei o Kernel c...

7 horas de compilação? Fruta que partiu!  Não foi demorado demais não?  :P Nem no meu saudoso Atlhon XP 2600 levava isso tudo!

De qualquer maneira, qual a configuração completa do seu Hardware? O Celeron 2.8Ghz você já falou, mas ainda usa o HD de 60GB IDE? Memória Single Channel? Vídeo? As análises na net mostram que ele tem uma configuração anêmica!
Tá usando sistema 32bits?  Quais opções você usou para compilar o kernel Omnislash? Processador, Timer Frequencie, BFQ, CFQ, BFS, CFS, governor e etc....  Há sim, qual o sistema de arquivos que você está usando?

Já te adianto que o Omnislash funciona melhor com máquinas com muito cache no processador e no HD! Entretanto dá para tirar muito caldo de qualquer configuração desde que você use as opções corretas para compilar e altere mais "algumas" coisas do sistema!  

Olha só o que eu consegui com um Atom: http://www.easy-share.com/1912640219/Buble_Bee.avi

7 horas sim, rs... Deixei rodando e fui dormir... quando acordei ele ainda tava rodando... desanimei, rs... Mas vamos la: ele 'e todo original com excessao da memoria que fiz um upgrade.
HD60IDE, 32Bits, Video ATI Radeon 7000 IGP, dois pentes de memoria DDR 266 (1Gb+256) Rodei o omnilash na configuracao que veio pois no post falava que ele jah estava preconfigurado neh? Alterei somente o processador para  pentium II. Uso EXT3.

Se precisar da saida de algum comando, soh avisar...

Obrigado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2956 Online: 28 de Dezembro de 2010, 13:29 »

7 horas sim, rs... Deixei rodando e fui dormir... quando acordei ele ainda tava rodando... desanimei, rs... Mas vamos la: ele 'e todo original com excessao da memoria que fiz um upgrade.
HD60IDE, 32Bits, Video ATI Radeon 7000 IGP, dois pentes de memoria DDR 266 (1Gb+256) Rodei o omnilash na configuracao que veio pois no post falava que ele jah estava preconfigurado neh? Alterei somente o processador para  pentium II. Uso EXT3.

Se precisar da saida de algum comando, soh avisar...

Obrigado.

Então Ricardo, você está querendo tirar leite de pedra mesmo! rsrsrsrsrs
Se eu tivesse uma configuração como essa eu não procuraria usar nem Gnome e muito  menos o KDE 4! Essa sua configuração serviria melhor um LXDE com uma distro leve. Mas daí você perde um monte de facilidades e tópicos sobre o Ubuntu - Gnome/ Kubuntu - KDE.
Enfim, vamos por partes então. Você vai precisar reinstalar o sistema!  Continue no 32bits! Use o JFS (acho que o Gunss quis dizer JFS e não XFS) como sistema de arquivos, muito melhor para esta sua configuração! Não vai puxar do processador!
Tem o meu tópico de Tunagem do JFS: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74313.0.html

Não use o metacity do Gnome, tente usar o Openbox, a diferença no desempenho é grande! Desative tudo o que for de firula gráfica e serviços que você não usa!
Na hora de compilar o kernel Omnislash tenta usar o BFS para o processador e CFQ para o disco! Meu amigo tem um Note antigo da Acer com Celeron , só que o HD dele já é SATA, onde  a dupla BFS + BFQ pesou muito nele quando você quer fazer muita coisa ao mesmo tempo!  Se você não é usuário de fazer muita coisa ao mesmo tempo...

O processador é Pentium II mesmo, eu também usaria 300Mhz, Server, Performance! Foi o que usamos no Note do meu amigo e ficou muito bom, junto com o JFS, claro! Agora, você vai ter que testar até achar uma configuração boa para você, claro! São apenas sugestões do que eu faria com essa configuração! Mas você é que sabe o que vai fazer com ele né! 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2957 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:08 »
Exato, JFS, sempre troco kkkk

Realmente você tem que ser conservador, se for usar o Gnome, troque o metacity pelo openbox o mais rápido possível.
Seria até melhor você usar o CFS no lugar do BFS. Experimenta ai.

Boa sorte.

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2958 Online: 28 de Dezembro de 2010, 18:04 »
Vou fazer isso sim... Pena que deixei meu CD do Ubuntu 10 ontem na casa do meu sogro, mas vou procurar um regravavel aqui em casa, rs.

Jah dei uma lida no tudo sobre o JFS para depois fazer tudo certinho...

Soh uma pergunta... O que posso fazer para conseguir gerar o kernel mais rapido? entrar em modo texto? Ou soh o JFS j'a vai me ajudar? Nao quero ter de esperar 7 horas, rs.

Ah, mais uma pergunta, Se eu gerar meu kernel e depois quiser alterar ele (sem ter que mudar novamente tudo que eu j'a tinha alterado), como faco? (ainda nao acertei os acentos aqui, rs).

To no aguardo, rs. Enquanto isso copiar para o bkp o Omnislash para nao baixar denovo e gravar meu cd.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2959 Online: 28 de Dezembro de 2010, 19:43 »
Vou fazer isso sim... Pena que deixei meu CD do Ubuntu 10 ontem na casa do meu sogro, mas vou procurar um regravavel aqui em casa, rs.

Jah dei uma lida no tudo sobre o JFS para depois fazer tudo certinho...

Soh uma pergunta... O que posso fazer para conseguir gerar o kernel mais rapido? entrar em modo texto? Ou soh o JFS j'a vai me ajudar? Nao quero ter de esperar 7 horas, rs.

Ah, mais uma pergunta, Se eu gerar meu kernel e depois quiser alterar ele (sem ter que mudar novamente tudo que eu j'a tinha alterado), como faco? (ainda nao acertei os acentos aqui, rs).

To no aguardo, rs. Enquanto isso copiar para o bkp o Omnislash para nao baixar denovo e gravar meu cd.

olha, sobre a modificação depois de compilando, creio eu que somente compilando de novo.
Você pode tentar entrar no modo texto para ver se a compilação vai mais rápida, porém acho que vai continuar demorando mais de 6 hrs mesmo. Não tem muito o que fazer.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2960 Online: 28 de Dezembro de 2010, 23:46 »
Ricardo, uma coisa importantíssima que acabei esquecendo de mencionar! Na hora de compilar o kernel, na parte do sistema de arquivos, tem que colocar o JFS dentro do kernel e não como módulo!  Sem isso o sistema não sobe e você perde 7 horas de compilação!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2961 Online: 29 de Dezembro de 2010, 03:26 »
Ricardo, uma coisa importantíssima que acabei esquecendo de mencionar! Na hora de compilar o kernel, na parte do sistema de arquivos, tem que colocar o JFS dentro do kernel e não como módulo!  Sem isso o sistema não sobe e você perde 7 horas de compilação!

Sem problemas galactus... no tutorial tinha avisado isto, e j'a estou comecando a entender algumas coisas... estava tentando acertar tudo e deixar compilando neste fim de madrugada (estou de ferias) mas to caindo de sono, rs...

Gunss lih em algum lugar sobre oldconfig... serah q serviria para o caso de ir moldando o kernel aos poucos?

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2962 Online: 29 de Dezembro de 2010, 22:58 »
Gunss. Encontrei na net (não tenho o link pq o note tá compilando) uma indicação para não usar o make clean... isso aceleraria a compilação pois não zeraria tudo...

Outra questão seria copiar o .config do kernel que estou usando e editar sobre ele... mas de qualquer maneira...

Socorro!!!

Bati meu record... Meu note começou a compilar ums 03:30 da madruga... agora são 23:00 e ele ainda não terminou....kakakakakaka... ainda torro o processador ou a fonte dele, rs...

Alguma boa alma não quer compilar ele para mim? Mas eu queria desativar tudo que não me pertence... Vejo vcs falando em compilação de menos de uma hora e morro de raiva, rs... Minha esposa já tá reclamando da conta de luz que virá...

Vamos ver se pelo menos ele será utilizável...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2963 Online: 30 de Dezembro de 2010, 07:24 »
Gunss. Encontrei na net (não tenho o link pq o note tá compilando) uma indicação para não usar o make clean... isso aceleraria a compilação pois não zeraria tudo...

Outra questão seria copiar o .config do kernel que estou usando e editar sobre ele... mas de qualquer maneira...

Socorro!!!

Bati meu record... Meu note começou a compilar ums 03:30 da madruga... agora são 23:00 e ele ainda não terminou....kakakakakaka... ainda torro o processador ou a fonte dele, rs...

Alguma boa alma não quer compilar ele para mim? Mas eu queria desativar tudo que não me pertence... Vejo vcs falando em compilação de menos de uma hora e morro de raiva, rs... Minha esposa já tá reclamando da conta de luz que virá...

Vamos ver se pelo menos ele será utilizável...

Huahuahuahauh

Quer dizer que você também sofre do mesmo problema que eu?  O F.L.D.E.?  uahuahuahuah
Conta de luz por conta  do Notebook? rsrsrsr
Fio, experimenta ter duas fontes reais (uma de 750 e outra de 450) alimentando máquinas que consomem bem mais um Nobreak de 1.8 segurando isso tudo ligado diretos pra tu ver....
Rapaz não dá para comparar os tempos de compilação do seu Notebook, a diferença de recursos das máquinas que você vem lendo aqui são enormes!  Aqui eu não chego a levar 11minutos! Eu não posso compilar pra você pois uso 64bits! Em casa e no trabalho! O que eu faço muito é exatamente isso que você está pensando, eu uso o i7 de casa para compilar o kernel do Atom do trabalho!  ;)

Obs: ficou curioso do F.L.D.E. ? É o Fator Limitante da Dona Encrenca! Huahahuahuahuah   

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2964 Online: 30 de Dezembro de 2010, 11:18 »
Alguem tem como me falar se esse kernel tem esse modulo:

r8187se


Pq o kernel do 10.4 tem o modulo antigo:

rtl8187se

Ai minha wireless fica uma bosque...
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2965 Online: 30 de Dezembro de 2010, 12:27 »
Bom, pelo menos funcionou.. rs..

Ainda nao consegui notar melhora de desempenho... mas vou usar um pouco para ver o que dah...

Ainda, se alguem quiser compilar para mim eu agradeco, aih provavelmente com outra cofig para que eu teste (nao desablitei todos os drivers na minha compilacao com o medo de nao bootar e perder o tempo...

Ok, Galactus... sem problemas... vamos ver se alguem com 32 bits puder... Senao vou aguardar mais uns dias antes de compilar denovo... aih vou aprendendo mais tambem...

Ateh mais

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2966 Online: 30 de Dezembro de 2010, 13:51 »
eu posso compilar para você...

me passa o que apareceu no comando lspci -n

cara, com essa tua máquina seria melhor tu usar aquelas distros minimalistas de 13MB.



@brottor na hora de configurar o kernel aperta ctrl + f e digita o driver que você procura.

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2967 Online: 30 de Dezembro de 2010, 14:58 »
eu posso compilar para você...

me passa o que apareceu no comando lspci -n

cara, com essa tua máquina seria melhor tu usar aquelas distros minimalistas de 13MB.


Ah, eh possivel vc me enviar a pasta que foi prepara para a compilacao antes de deletar? Para eu estudar o arquivo da configuracao
Opa. Lah vai:

branco@BrancoSatellite-A65:~$ cat /proc/cpuinfo
processor   : 0
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 15
model      : 2
model name   : Intel(R) Celeron(R) CPU 2.80GHz
stepping   : 9
cpu MHz      : 2800.537
cache size   : 128 KB
-----------------------------

branco@BrancoSatellite-A65:~$ lspci -n
00:00.0 0600: 1002:cab3 (rev 05)
00:01.0 0604: 1002:7010
00:13.0 0c03: 1002:4347 (rev 01)
00:13.1 0c03: 1002:4348 (rev 01)
00:13.2 0c03: 1002:4345 (rev 01)
00:14.0 0c05: 1002:4353 (rev 18)
00:14.1 0101: 1002:4349
00:14.3 0601: 1002:434c
00:14.4 0604: 1002:4342
00:14.5 0401: 1002:4341
00:14.6 0703: 1002:434d (rev 01)
01:05.0 0300: 1002:4437
02:04.0 0200: 168c:0013 (rev 01)
02:06.0 0607: 104c:ac50 (rev 02)
---------------- (Assi mesmo? com o -n?)

Obrigado.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, 15:37 por Ricardo_Branco »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2968 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:06 »
exatamente assim.

mando de hoje para amanhã eu espero =) Vamos ver se vai dar certo.


ps: vixi, tudo ATI... já pensou na distro minimalista que te falei?

ps2: acho que ativei tudo que tinha que ativar. Não fiz aquela faxina espetacular mas da pro galho. Ta indo com BFS (apesar de achar o CFS melhor pra você) + CFQ + no prempt (server) + 250hz com o kernel 2.6.34

Quem sabe até no próximo ano agente não coloca o patch do classic RCU pra ver como funciona ai, vai ser um bom kernel pra galera que tem máquina bem antiga.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, 18:35 por Gunss »

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2969 Online: 30 de Dezembro de 2010, 19:39 »
Po. Brigadao Gunss...

Sabe que nas minhas buscas no forum e compilando kernel, pensei que seria interessante ter um "repositorio" com os kerneis (pode escrever assim?, rs)  para que os usuarios facam o download. Para note, net... books acredito que seja uma boa, jah que nao tem muito o que melhorar...

Depois desta sua compilacao todo mundo que procurar um Kernel para o Toshiba Satellite A65 vai ter ele pronto...

To no aguardo para testarmos...

PS: Ano que vem nem tah mais longe...