Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2369076 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2940 Online: 15 de Dezembro de 2010, 23:45 »
Senhores, me desejem sorte!  Vou recompilar o omnislash 1.4.4 mesmo, só que vou usar o GCC 4.5.1! Vamos ver se vai ter muita diferença!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline kilder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2941 Online: 16 de Dezembro de 2010, 01:19 »
Instalei aqui no meu 10.04 e até agora tudo certo, mais não to conseguindo corrigir o Plymouth, tentei de tudo jeito, mais quando dou o $update-initramfs -u ele vai pro kernel default.
Alguém pode me ajudar?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2942 Online: 16 de Dezembro de 2010, 01:54 »
Baum, como dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, vou fazer mais um vídeo e postar pra vocês poderem avaliar se esse KDE tá ligeiro mesmo!  Eu que sempre usei Gnome, to achando ele super-rápido!

E sim, tive sucesso na compilação com o GCC 4.5.1, o kernel image ficou um pouco maior do que com a versão 4.4, mas notei um ganho real no desempenho além de ter diminuído o consumo de RAM.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2943 Online: 16 de Dezembro de 2010, 02:00 »
Baum, como dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, vou fazer mais um vídeo e postar pra vocês poderem avaliar se esse KDE tá ligeiro mesmo!  Eu que sempre usei Gnome, to achando ele super-rápido!

E sim, tive sucesso na compilação com o GCC 4.5.1, o kernel image ficou um pouco maior do que com a versão 4.4, mas notei um ganho real no desempenho além de ter diminuído o consumo de RAM.

para nosso proposito o tamanho final do kernel image não importa.
Como você fez ai em questão ao GCC?

Parabéns pela conquista =) Quero ver quando você compilar o kernel 2.6.36 com os patchs que te mandei o que você vai achar.

ps: vou tentar compilar com o ICC novamente, não desisto até conseguir dessa vez.

Offline kilder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2944 Online: 16 de Dezembro de 2010, 02:27 »
Gunss, pode me ajudar com esse problema do plymouth?
Tentei dicas no fórum, mais não deram certo.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2945 Online: 16 de Dezembro de 2010, 11:10 »
Gunss, pode me ajudar com esse problema do plymouth?
Tentei dicas no fórum, mais não deram certo.


bixo esse tópico não é pra esse problema. Vai na área Instalação e Atualização que lá é a área correta.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2946 Online: 16 de Dezembro de 2010, 11:35 »

para nosso proposito o tamanho final do kernel image não importa.
Como você fez ai em questão ao GCC?

Parabéns pela conquista =) Quero ver quando você compilar o kernel 2.6.36 com os patchs que te mandei o que você vai achar.

ps: vou tentar compilar com o ICC novamente, não desisto até conseguir dessa vez.

Há, a questão do GCC!  :D

Se alguém olhou com atenção a lista de pacotes da versão 10.10, notou que ele tem o GCC 4.4 e o 4.5! Esse foi o principal motivo de ter migrado pra ele!  Além do libncurses mais novo que vivia dando pau aqui, outros colegas tiveram que mudar não foi?

Bem, você tem que instalar o GCC 4.5 e depois alterar a versão padrão do GCC, pra ele usar o 4.5 ao invés do 4.4! Tudo funcionando numa boa e sem ferrar o sistema! Foi osso achar como alterar a versão padrão do GCC! Depois se quiserem eu coloco como eu fiz em um tópico separado!  Isso dá pra fazer rapidinho, é só eu chegar em casa que eu faço ainda hoje!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2947 Online: 16 de Dezembro de 2010, 12:31 »

para nosso proposito o tamanho final do kernel image não importa.
Como você fez ai em questão ao GCC?

Parabéns pela conquista =) Quero ver quando você compilar o kernel 2.6.36 com os patchs que te mandei o que você vai achar.

ps: vou tentar compilar com o ICC novamente, não desisto até conseguir dessa vez.

Há, a questão do GCC!  :D

Se alguém olhou com atenção a lista de pacotes da versão 10.10, notou que ele tem o GCC 4.4 e o 4.5! Esse foi o principal motivo de ter migrado pra ele!  Além do libncurses mais novo que vivia dando pau aqui, outros colegas tiveram que mudar não foi?

Bem, você tem que instalar o GCC 4.5 e depois alterar a versão padrão do GCC, pra ele usar o 4.5 ao invés do 4.4! Tudo funcionando numa boa e sem ferrar o sistema! Foi osso achar como alterar a versão padrão do GCC! Depois se quiserem eu coloco como eu fiz em um tópico separado!  Isso dá pra fazer rapidinho, é só eu chegar em casa que eu faço ainda hoje!



ah, beleza, que maravilha o 10.10 já trazer essa opção de escolha para o usuário. Se possível faz o tópico, ajudaria =)

Agora eu acho que não vou sair do 10.04 não, aqui não deu nenhum bug na hora de instalar o kernel 2.6.36, e se der eu baixo a versão mais nova do libncurses sem precisar atualizar. Só em pensar em ter que adicionar todas as ppa's, instalar softwares, personalizar novamente o sistema, bla bla bla bla eu desisto =)
Ok, a GVT ajuda na hora de instalar tudo  ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2948 Online: 17 de Dezembro de 2010, 00:32 »
Como havia dito, aqui está o Tuto de alteração do GCC: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76787.0.html

Boas compilações!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2949 Online: 23 de Dezembro de 2010, 01:25 »
Boa madrugada gente... rs.

Olha só... sou novato no linux (tenho usado há pouco mais de 1 ano) mas no notebook tenho usado de "marrento" rs, pois fica muito mais lento que o XP... Sei que meu note não ajuda, ele é um Toshiba A65-S126, AMD 2,8 com 1.256 de RAM.

Instalei no PC hoje o Ubuntu 10.10 com Kernel 2.6.35-24 e gostei do desempenho. Estou tentando rodar o KernelCheck há mais de 3 horas e tô quase desistindo para ir dormir, rs.

Amanhã vou terminar de remontar o meu notebook e instalar o novo ubuntu nele.... mas de pronto, o que posso fazer para melhorar o desempenho? Só aplicar o pach? Baixar o kernel Omnislash? Acho que os post são de alto nível... mas para novatos como eu precisaria de um b-a-bá mesmo...


Vlw gente, pois tenho certezaquevou receber ajuda.

Abs.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2950 Online: 23 de Dezembro de 2010, 01:51 »
Boa madrugada gente... rs.

Olha só... sou novato no linux (tenho usado há pouco mais de 1 ano) mas no notebook tenho usado de "marrento" rs, pois fica muito mais lento que o XP... Sei que meu note não ajuda, ele é um Toshiba A65-S126, AMD 2,8 com 1.256 de RAM.

Instalei no PC hoje o Ubuntu 10.10 com Kernel 2.6.35-24 e gostei do desempenho. Estou tentando rodar o KernelCheck há mais de 3 horas e tô quase desistindo para ir dormir, rs.

Amanhã vou terminar de remontar o meu notebook e instalar o novo ubuntu nele.... mas de pronto, o que posso fazer para melhorar o desempenho? Só aplicar o pach? Baixar o kernel Omnislash? Acho que os post são de alto nível... mas para novatos como eu precisaria de um b-a-bá mesmo...


Vlw gente, pois tenho certezaquevou receber ajuda.

Abs.

olá.

Olha, se quiser testar pode baixar o kernel já compilado diretamente do site onde esta hospedado em formado .deb
http://code.google.com/p/kernel-omnislash/

Para aprender, você pode seguir o tutorial montado pelo HQx para compilar, mas ai seria bom você fazer isso até mesmo em uma máquina virtual ou em uma instalação a parte. Pesquise sobre o processo antes, procure saber o que significa BFQ, CFQ, BFS, CFS, como aplicar patchs e por ai vai. Não posto links pq até mesmo no wikipedia você já tem uma noção do que se trata.

Aqui o link do tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg375471.html#msg375471


Sobre o KernelCheck. Eu não acredito nesses programas que "facilitam". Você está procurando mexer na alma do sistema e quer programas que facilitam isso? O processo não é difícil, mas requer curiosidade, se quer moleza não esta no caminho certo. Para falar a verdade, tenho medo desse KernelCheck, só irei testa-lo em máquina virtual.

« Última modificação: 23 de Dezembro de 2010, 01:55 por Gunss »

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2951 Online: 23 de Dezembro de 2010, 09:24 »
Obrigado Gunss.

Vou começar a ler sim... Estou de férias e só não vou me dedicar 100% porque senão a esposa dá a conta, rs. Dúvidas que surjam eu vou postando aqui!

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2952 Online: 26 de Dezembro de 2010, 11:01 »
Entao... compilei o Kernel conforme o passo a passo modo dificil que se encontra neste post...

Notebook Toshiba satellite A65-S126

7 horas de compilacao...

Nao foi satisfatorio...

O consumo de memoria baixou de 191 para 173 (mas eu tenho 1.256 de RAM)e o uso do processador (Single de 2.8) passou de 30% para 70%. Os aplicativos demoraram a abrir, ateh mesmo o terminal.

Baixei o omni, apliquei o pacth e no Kernel soh adicionei o Toshiba laptops (ou algo assim).

Sugestoes?

Vou tentar desativar o suporte a drivers que nao me pertencem, ainda mais porque notebook eu naovou trocar placa nenhuma, rs.

Fico aguardando sugestoes ok?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2953 Online: 26 de Dezembro de 2010, 20:23 »
Entao... compilei o Kernel conforme o passo a passo modo dificil que se encontra neste post...

Notebook Toshiba satellite A65-S126

7 horas de compilacao...

Nao foi satisfatorio...

O consumo de memoria baixou de 191 para 173 (mas eu tenho 1.256 de RAM)e o uso do processador (Single de 2.8) passou de 30% para 70%. Os aplicativos demoraram a abrir, ateh mesmo o terminal.

Baixei o omni, apliquei o pacth e no Kernel soh adicionei o Toshiba laptops (ou algo assim).

Sugestoes?

Vou tentar desativar o suporte a drivers que nao me pertencem, ainda mais porque notebook eu naovou trocar placa nenhuma, rs.

Fico aguardando sugestoes ok?

7 horas de compilação? Fruta que partiu!  Não foi demorado demais não?  :P Nem no meu saudoso Atlhon XP 2600 levava isso tudo!

De qualquer maneira, qual a configuração completa do seu Hardware? O Celeron 2.8Ghz você já falou, mas ainda usa o HD de 60GB IDE? Memória Single Channel? Vídeo? As análises na net mostram que ele tem uma configuração anêmica!
Tá usando sistema 32bits?  Quais opções você usou para compilar o kernel Omnislash? Processador, Timer Frequencie, BFQ, CFQ, BFS, CFS, governor e etc....  Há sim, qual o sistema de arquivos que você está usando?

Já te adianto que o Omnislash funciona melhor com máquinas com muito cache no processador e no HD! Entretanto dá para tirar muito caldo de qualquer configuração desde que você use as opções corretas para compilar e altere mais "algumas" coisas do sistema!  

Olha só o que eu consegui com um Atom: http://www.easy-share.com/1912640219/Buble_Bee.avi
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2010, 20:46 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2954 Online: 27 de Dezembro de 2010, 22:04 »
XFS + tune do galactus na cabeça pra esse sistema ai.


alguém consegue fazer uma webcam funcionar?? Não consigo achar o driver dela no kernel. Ela funciona no omnislash 1.4.4