Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2364934 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2745 Online: 09 de Novembro de 2010, 11:22 »
Trabalho numa prefeitura, que tem aqueles laboratórios do governo, que vem com o Linux Educacional ( Hardy 8.04 )
Procurei no tópico e não achei posts relacionados com essa versão, como instalar, aonde baixar e tudo mais, alguém pode me da uma mão?
e outra coisa, saiu o omnislash pro Maverick 10.10, kernel 2.6.35-22?

Agradeço a atenção! :D

No próprio site do governo, tem disponível para download.
Eles também tem um blog e uma comunidade no Orkut.

No meu município, criamos a própria distribuição e dispensamos o LE. Há umas páginas atrás eu divulguei, pq teve colaboração do pessoal aqui no kernel:
http://forum.lineduc.ctics.sigeduc.info/viewtopic.php?f=2&t=382

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2746 Online: 09 de Novembro de 2010, 11:31 »
mas o patch está disponível até mesmo para o .31 que foi o primeiro kernel a receber o patch dele.

É verdade, não tinha checado as versões anteriores.

 Acho que o 35 e 36 foram traumáticos de mais para mim.  :)

O 35 está rodando muito bem aqui, mas já estou testando o 2.6.37 do Natty

rapidinho você hein! Vi que o .36 diminuiu o tamanho total. Achei bom, remoção de código não utilizado é sempre util

Offline kilder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2747 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:06 »
Citar
No próprio site do governo, tem disponível para download.
Eles também tem um blog e uma comunidade no Orkut.

No meu município, criamos a própria distribuição e dispensamos o LE. Há umas páginas atrás eu divulguei, pq teve colaboração do pessoal aqui no kernel:
http://forum.lineduc.ctics.sigeduc.info/viewtopic.php?f=2&t=382

Não brother, queria sabe como instala o omnislash nesse linux! :/
Pq os computadores vem com 512 de memória, e ta sempre com 40mb livre no máximo! ;/

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2748 Online: 09 de Novembro de 2010, 15:13 »
Citar
No próprio site do governo, tem disponível para download.
Eles também tem um blog e uma comunidade no Orkut.

No meu município, criamos a própria distribuição e dispensamos o LE. Há umas páginas atrás eu divulguei, pq teve colaboração do pessoal aqui no kernel:
http://forum.lineduc.ctics.sigeduc.info/viewtopic.php?f=2&t=382

Não brother, queria sabe como instala o omnislash nesse linux! :/
Pq os computadores vem com 512 de memória, e ta sempre com 40mb livre no máximo! ;/

40MB?  :o
Qual é o tamanho desses HDs?

Os que chegaram aqui também tem 512, mas os HDs tem espaço para instalar. Até pq a gente formata tudo mesmo...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2749 Online: 09 de Novembro de 2010, 23:56 »
Heheheh

Esse papo do kilder tá parecendo conversa de bêbado!

Ele fala em instalação do kernel e respondem sobre instalação do sistema! Daí ele fala de consumo de memória e respondem sobre HD!

Huahuauhauhauh

Kilder, seria mais fácil você deixar mais detalhes da configuração de suas máquinas! 

O Ominslash é melhor aproveitado em máquinas modernas com muito cache no processador e no disco rígido!  Não que você não possa adaptar uma compilação para suas máquinas, mas você teria que ser bem cuidadoso nas opções de compilação! Pra não acabar travando essas máquinas!

Não sei se o Kernel 2.6.34 do Omnislash vai rodar bem no Ubuntu 8.04! Alguém aqui já tentou?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2750 Online: 10 de Novembro de 2010, 04:00 »
Compilei o kernel 2.6.34 aqui com os patchs Omnislash, BFS 357 e ureheadaread em uma instalação minima do Ubuntu, funcionou 100%!!  :D
A únicas mudanças que fiz foi deixar o Timer Frequency em 1000Mhz e o processador em athlon(Não sei se foi uma boa escolha :-* rs).

Configurações da carroça:
athlon XP 2000+  :P
512mb de ram   :P
40gb de HD   :P

obs.: Antes de reiniciar o PC eu reinstalei o ureadahead!

O consumo de ram ficou na base do 60~70mb!

Ahh, também usei o apt-build pra reinstalar/instalar tudo!

Forte abraço a todos! ;)
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Gordin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2751 Online: 10 de Novembro de 2010, 07:54 »
Galactus, qual a config de latency q sugere prum note com Intel Core Duo T4500 (2,3 Ghz)?
Outra dúvida: qdo vou especificar o tipo de processador nas opções do kernel, esse processador encaixa nos 'genericx86'?

Vlws!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2752 Online: 10 de Novembro de 2010, 08:11 »
Senhoras e Senhores, esperei mais de uma semana para postar as considerações "totais" sobre o BFS 357!


É sempre bom fazer testes de maior duração em diversos cenários para ter certeza que tudo melhora ou não, não é mesmo?

Continuando então, a primeira vista como havia dito, com a nova compilação com os patchs do Ureheadaread e do BFS 357,  o meu PC havia ficado ainda mais rápido!

O 357 usa ainda mais do cache da memória, então na segunda vez que você chamava alguma aplicação ele se mostrava mais "agressivo" que a versão 318 usada originalmente pelo HQxRiven no Omnislash (se não estou enganado da versão)!  De qualquer maneira, a versão 357 mostrava resultados promissores em relação a versão anterior!   

O consumo de RAM do sistema é maior, o 357 é ainda mais guloso no quesito consumo de memória! No entanto ele usa esse aumento do consumo para deixar a reposta do sistema mais agressiva!

No meu teste de "longo prazo", quando digo isso quero dizer usar o sistema com várias aplicações abertas ao mesmo tempo e deixar o sistema ligado por pelo menos 3 dias direto sem reiniciar ou sair da sessão, o 357 começou a fazer água!

Além do maior consumo de RAM notei uma maior latência ao responder quando chamando as aplicações depois de muito tempo que ela foi fechada!  O que me mostrou que ele não guarda muito tempo no cache aplicações que já foram chamadas faz tempo!

Quando na hora do fervo, com muita coisa agindo ao mesmo tempo no sistema, o consumo de CPU também me pareceu maior e algumas aplicações passaram a fechar do "nada", como o Nautilus e o Rhythmbox. Isso com o sistema ligado por mais de  3 dias! Coisa que não acontecia com o 318!    Contudo, como disse, a resposta do sistema sempre foi mais rápida com o 357! Principalmente se você ficar abrindo e fechando várias aplicações com pouco intervalo de tempo entre o fechar e abrir novamente à aplicação!  Aquele teste básico que faço nos meus vídeos, parecem ainda mais "leves" com o 357, ele responde mais rápido a custa de maior consumo de RAM e CPU!


Outra coisa, com mais de 3 dias do sistema ligado direto, o sistema começa a ficar mais lento! Ele não tem a mesma resposta de quando você acaba de ligar o seu PC!
 
Mas a pá de cal para mim foi no quesito transferência de arquivos!  O 357 sofre do mesmo Bug da versão original do 318 que haviamos identificado, avisei o HQx e ele resolveu o problema da transferência de arquivos!  O que acontecia  com o 318 era o seguinte, se fizer transferência de arquivos para um PenDrive, ele começa rápido e depois praticamente congela a transferência, vai de "soquinho", transfere um pouco e pára, transfere mais um pouco e pára novamente! Enquanto isso o sistema fica uma "derma" só!  Se arrasta!  Com o 357 a coisa é muito pior!  Leva quase meia hora para transferir uma imagem de 4GB para o meu Pen Drive de 8G Kingston Datatraveler! Que é muito rápido, dá mais de 20MB/s de taxa fixa na transferência normal!

Muito pior que isso, agora ele afeta drasticamente a transferência na rede também!  Quem tem visto minha briga para aumentar as taxas de transferência da minha rede gigabit doméstica, lá na sessão de servidores, viu que já consegui 52MB/s fixos com ela!  Com o 357 isso não me pertence mais!  Cai para taxas de rede 10/100!  10MB/s com o famigerado "soquinho"!  Uma bomba para transferência de arquivos!

Foi só fazer uma nova compilação com o 318 modificado pelo HQx que tudo voltou ao normal! 

Ainda pretendo testar com o Atom, mas já espero um verdadeiro desastre! Já que o Atom não tem recursos, esse aumento no consumo da RAM e no uso da CPU vão fazer o sistema atingir o seu limite muito mais cedo! O problema é que esses processadores potentes tendem a te enganar logo de início! Parece tudo muito bom, tudo muito bem, mas quando você começar a testar em vários cenários diferentes a coisa muda de figura!  Só velocidade não resolve!

Bom , isso foi com o  meu hardware! Seria bom que outros compiladores contumases postassem suas impressões sobre o 357!

Té+



 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2753 Online: 10 de Novembro de 2010, 08:15 »
Galactus, qual a config de latency q sugere prum note com Intel Core Duo T4500 (2,3 Ghz)?
Outra dúvida: qdo vou especificar o tipo de processador nas opções do kernel, esse processador encaixa nos 'genericx86'?

Vlws!

É Notebook né?  Deixa em Ondemand, Preempt, 300MHz  e compila para Pentium 4 se for sistema 64bits! Se quiser ele ainda mais rápido mas a custa da sua bateria, Performance, Low Latency e 1000MHz, com isso ele vai ficar muito esperto com pouca coisa aberta ao mesmo tempo, mas sua bateria vai pedir água rapidinho!!
« Última modificação: 10 de Novembro de 2010, 08:17 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gordin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2754 Online: 10 de Novembro de 2010, 08:17 »
Galactus, qual a config de latency q sugere prum note com Intel Core Duo T4500 (2,3 Ghz)?
Outra dúvida: qdo vou especificar o tipo de processador nas opções do kernel, esse processador encaixa nos 'genericx86'?

Vlws!

É Notebook né?  Deixa em Ondemand, Preempt e compila para Pentium 4 se for sistema 64bits! Se quiser ele ainda mais rápido mas a custa da sua bateria, Performance e Low Latency, com isso ele vai ficar muito esperto com pouca coisa aberta ao mesmo tempo, mas sua bateria vai pedir água rapidinho!!

É 32 bits. Assim rola compilar pra qual tipo de processador?

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2755 Online: 10 de Novembro de 2010, 11:00 »
Pentium II

não sei se com o processador do teu notebook compensa deixar preempt não. Aqui com um e7200 nunca tive boas experiencias.

Offline Gordin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2756 Online: 10 de Novembro de 2010, 11:10 »
Vlwz!!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2757 Online: 10 de Novembro de 2010, 12:52 »
Senhoras e Senhores, esperei mais de uma semana para postar as considerações "totais" sobre o BFS 357!


É sempre bom fazer testes de maior duração em diversos cenários para ter certeza que tudo melhora ou não, não é mesmo?

Continuando então, a primeira vista como havia dito, com a nova compilação com os patchs do Ureheadaread e do BFS 357,  o meu PC havia ficado ainda mais rápido!

O 357 usa ainda mais do cache da memória, então na segunda vez que você chamava alguma aplicação ele se mostrava mais "agressivo" que a versão 318 usada originalmente pelo HQxRiven no Omnislash (se não estou enganado da versão)!  De qualquer maneira, a versão 357 mostrava resultados promissores em relação a versão anterior!   

O consumo de RAM do sistema é maior, o 357 é ainda mais guloso no quesito consumo de memória! No entanto ele usa esse aumento do consumo para deixar a reposta do sistema mais agressiva!

No meu teste de "longo prazo", quando digo isso quero dizer usar o sistema com várias aplicações abertas ao mesmo tempo e deixar o sistema ligado por pelo menos 3 dias direto sem reiniciar ou sair da sessão, o 357 começou a fazer água!

Além do maior consumo de RAM notei uma maior latência ao responder quando chamando as aplicações depois de muito tempo que ela foi fechada!  O que me mostrou que ele não guarda muito tempo no cache aplicações que já foram chamadas faz tempo!

Quando na hora do fervo, com muita coisa agindo ao mesmo tempo no sistema, o consumo de CPU também me pareceu maior e algumas aplicações passaram a fechar do "nada", como o Nautilus e o Rhythmbox. Isso com o sistema ligado por mais de  3 dias! Coisa que não acontecia com o 318!    Contudo, como disse, a resposta do sistema sempre foi mais rápida com o 357! Principalmente se você ficar abrindo e fechando várias aplicações com pouco intervalo de tempo entre o fechar e abrir novamente à aplicação!  Aquele teste básico que faço nos meus vídeos, parecem ainda mais "leves" com o 357, ele responde mais rápido a custa de maior consumo de RAM e CPU!


Outra coisa, com mais de 3 dias do sistema ligado direto, o sistema começa a ficar mais lento! Ele não tem a mesma resposta de quando você acaba de ligar o seu PC!
 
Mas a pá de cal para mim foi no quesito transferência de arquivos!  O 357 sofre do mesmo Bug da versão original do 318 que haviamos identificado, avisei o HQx e ele resolveu o problema da transferência de arquivos!  O que acontecia  com o 318 era o seguinte, se fizer transferência de arquivos para um PenDrive, ele começa rápido e depois praticamente congela a transferência, vai de "soquinho", transfere um pouco e pára, transfere mais um pouco e pára novamente! Enquanto isso o sistema fica uma "derma" só!  Se arrasta!  Com o 357 a coisa é muito pior!  Leva quase meia hora para transferir uma imagem de 4GB para o meu Pen Drive de 8G Kingston Datatraveler! Que é muito rápido, dá mais de 20MB/s de taxa fixa na transferência normal!

Muito pior que isso, agora ele afeta drasticamente a transferência na rede também!  Quem tem visto minha briga para aumentar as taxas de transferência da minha rede gigabit doméstica, lá na sessão de servidores, viu que já consegui 52MB/s fixos com ela!  Com o 357 isso não me pertence mais!  Cai para taxas de rede 10/100!  10MB/s com o famigerado "soquinho"!  Uma bomba para transferência de arquivos!

Foi só fazer uma nova compilação com o 318 modificado pelo HQx que tudo voltou ao normal! 

Ainda pretendo testar com o Atom, mas já espero um verdadeiro desastre! Já que o Atom não tem recursos, esse aumento no consumo da RAM e no uso da CPU vão fazer o sistema atingir o seu limite muito mais cedo! O problema é que esses processadores potentes tendem a te enganar logo de início! Parece tudo muito bom, tudo muito bem, mas quando você começar a testar em vários cenários diferentes a coisa muda de figura!  Só velocidade não resolve!

Bom , isso foi com o  meu hardware! Seria bom que outros compiladores contumases postassem suas impressões sobre o 357!

Té+



 

Seus testes são muito engraçados: "depois de 3 dias o sistema ficou lento"  ;D
Criaturas normais não ficam tanto tempo com o PC ligado. Notebooks, então, principalmente. Então uma diferença de 3 dias será irrelevante.
Mas dados os outros problemas, realmente não é uma boa esse novo BFS.

Você teria o link do patch do HQX aí?

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2758 Online: 10 de Novembro de 2010, 13:32 »
esse patch do HQX está dentro do propio omnislash. Agora aonde somente o criador sabe.

edit: quem quiser verificar a versão do BFS instalado roda esse comando
Código: [Selecionar]
dmesg | grep BFS
o retorno é algo do tipo
Código: [Selecionar]
BFS CPU scheduler v0.357 by Con Kolivas.
onde o v0.357 é a versão que você usa.

@galactus, aqui eu não experimento esse bug no pen-drive não. Na rede eu não sei pois não tenho uma rede aqui.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2010, 15:06 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2759 Online: 10 de Novembro de 2010, 23:06 »
vampire_thunder, não concordo que a diferença de três dias será irrelevante! Como eu disse antes, depende do cenário em que você usa o seu PC/Notebook!

Eu me considero um "heavy user", minha máquina só está desligada por dois motivos principais: 1) Falta de energia; 2) Chuva com trovoadas! Fora esses dois motivos principais, salvo algum outro contratempo, ela fica ligada direto!  Então pra mim é muito relevante se um Kernel consegue ser estável com vários dias ligados!  Se não estou enganado até o HQxRiven faz esse tipo de teste! 

De qualquer modo, foi apenas um teste! Para os meus padrões de importância e um conjunto de hardware!  Por isso mesmo que eu falo para outros postarem suas impressões!

No QuadCore do meu amigo as transferências de arquivos também ficaram ruins!  E olha que ele usa o PC dele para trabalho! E também fica ligado direto!  Então prá nós tempo prolongado de uso do sistema é muito importante! E ele agora mudou o hardware dele para uma placa mãe com chipset Nvidia, o meu continua Intel!

Gunss, esse Bug do Pen-Drive não afeta a todos não!  Não me lembro se no PC do HQx isso também ocorria.

E eu voltei para a versão 318 como mostra a saída do comando postado por você:

Código: [Selecionar]
galactus@galactus-desktop:~$ dmesg | grep BFS
BFS CPU scheduler v0.318 by Con Kolivas.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.