Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2369609 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #255 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:20 »
Citar
Hqxriven, seu kernel funciona em amd64?

E quais os patchs que vc utilizou no lugar do ck?

Valeeeuu

Não!!! O meu kernel é para 32 bits compilado para i686 com configuração personalizada com patch ck1 não oficial, mais alguns que tão nesse tópico!!! (eu esqueci kkkkkkkkkk)

Citar
Desculpe por esquecer esse detalhe importante, sim estou usando o novo ck1, desistalei o antigo (que já era muito bom Sorridente e nele funcionava o driver conforme o tuto desse topico) e instalei o novo.

Bom tentei ontem com o envy e não rolou, vou tentar fazer isso de usar o driver VESA e te reporto, um grande abraço e um bom dia!

Citar
HQX Boa noite, como esta?

Bom, não posso ser culpado por não tentar, cheguei em casa as 18 horas e até agora 22:21 estou tentando instalar o driver ATI no meu micro, desinstalei todos os kerneis que vc compilou, reinstalei o ck1 (primeiro pois nele tudo funcionava) instalei o driver da placa de vídeo, voltei o backup do xorg.conf e tudo funciona, refaço a desistalação do primeiro ck1, instalo o ck1 novo, refaço a instalação do driver ATI (seguindo os mesmo passos) e nada, sem aceleração 3D :S Usei 3 tutos (incluindo um que vc me mando por mp no GDH mas nada, simplismente não funciona, instala normal mas não funciona, usei 2 versões de driver´s diferentes mas simplesmente não funciona :S

Sabe e eu gostei muito da sua nova compilação, pois o ganho de performance é gritante, totalmente perceptível, mas é uma pena não funcionar o driver ATI nesse novo kernel, tem mais alguma sugestão? Sorridente

Fica com Deus e abraços.

Vou tentar fazer um novo... e ver o que realmente o 2.6.23.14 fez para tirar essa compatibilidade...

Assim que fizer passo o link para vc...


EDIT 1 - Você pode postar a mensagem de erro que aparece quando vc instala e não é bem sucedido???

EDIT 2 - Em breve novas informações de otimização...

Hqx
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 13:05 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #256 Online: 23 de Janeiro de 2008, 14:31 »
Hqxriven,
o drive para a wireless AGN intel 4965 continua ativado ne?outra coisa, se eu quiser instalar o ubuntu 8.04 esse kernel vai funcionar?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline Violencia.Com

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #257 Online: 23 de Janeiro de 2008, 16:59 »
EDIT 1 - Você pode postar a mensagem de erro que aparece quando vc instala e não é bem sucedido???

Vou reinstalar o ck1 novo assim que chegar em casa e te passo o log do erro ok

Obrigado e abraços da familia Lira!

EDIT: É essa a mensagem que tenho no log quando tento instalar o driver ATI nos kernel ck1 novo, espero que ajude a elucidar o problema, abraços. (Tive que fazer toda a reinstalação do kernel de novo xD)

Citar
root@Ceifador-Linux:/home/rick# cat /usr/share/ati/fglrx-install.log
[Message] Kernel Module : Trying to install a precompiled kernel module.
[Message] Kernel Module : Precompiled kernel module version mismatched.
[Error] Kernel Module : No kernel module build environment - please consult readme.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 21:11 por Violencia.Com »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #258 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:56 »
Citar
EDIT: É essa a mensagem que tenho no log quando tento instalar o driver ATI nos kernel ck1 novo, espero que ajude a elucidar o problema, abraços. (Tive que fazer toda a reinstalação do kernel de novo xD)

ai ai... desculpa ae!!!

Citar
desinstalei todos os kerneis que vc compilou, reinstalei o ck1 (primeiro pois nele tudo funcionava) instalei o driver da placa de vídeo, voltei o backup do xorg.conf e tudo funciona, refaço a desistalação do primeiro ck1, instalo o ck1 novo, refaço a instalação do driver ATI (seguindo os mesmo passos) e nada, sem aceleração 3D :S Usei 3 tutos (incluindo um que vc me mando por mp no GDH mas nada, simplismente não funciona, instala normal mas não funciona, usei 2 versões de driver´s diferentes mas simplesmente não funciona :S

Sabe e eu gostei muito da sua nova compilação, pois o ganho de performance é gritante, totalmente perceptível, mas é uma pena não funcionar o driver ATI nesse novo kernel, tem mais alguma sugestão? Sorridente

Fica com Deus e abraços.

A pergunta que não quer calar... Antes de instalar o driver de video vc desinstalou o driver de vídeo???

Mesmo tirando o kernel resquícios ainda sobram...

Consegui instalar o novo ck1 em uma ATI de um colega... mas ele tinha um ubuntu recem instalado e era o primeiro kernel que ele instalava...

Citar
Hqxriven,
o drive para a wireless AGN intel 4965 continua ativado ne?outra coisa, se eu quiser instalar o ubuntu 8.04 esse kernel vai funcionar?

Se for PADRÃO do kernel 2.6.23 sim, agora se for driver restrito do ubuntu não!!!

Pode funcionar ou Não... no 8.04... deve ter outras dependências... nem sei...

Hqx

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Violencia.Com

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #259 Online: 24 de Janeiro de 2008, 13:36 »
Citar
ai ai... desculpa ae!!!

Que nada cara, eu que peço desculpas por estar te enchendo com isso e agradecer, pois quanto mais eu mexo, mais eu aprendo :)

Citar
A pergunta que não quer calar... Antes de instalar o driver de video vc desinstalou o driver de vídeo???

Mesmo tirando o kernel resquícios ainda sobram...

Consegui instalar o novo ck1 em uma ATI de um colega... mas ele tinha um ubuntu recem instalado e era o primeiro kernel que ele instalava...

Bom vou descrever exatamente os passos que usei para essa instalação/desinstalação:

Tudo isso usando o root
1º Boot com o ck1 (antigo)
2º Usei o envy para remover o driver de video completamente (alias, ferramenta maravilhosa essa)
3º Reboot e boot com o kernel original do Ubuntu
4º Desistalação completa via synaptic do kernel ck1
5º Novo reboot/boot com kernel original Ubuntu
6º Instalar o kernel ck1 (novo)
7º Reboot e boot com o kernel ck1 (novo)
8º Instalação manual (sem o envy) do driver ATI
9º Recuperação do backup do xorg.conf que tenho via cp (pra não ter que ficar reconfigurando tudo de novo =P)
10º Reboot e boot via kernel ck1 (novo) e ficando frustrado por ver que quando logo no meu perfil de usuario (que tem o compiz habilitado) tudo o que vejo é uma tela branca :(

Refaço exatamente esse mesmos passos com o ck1 (antigo) e tudo funciona maravilhosamente!

Abraços da familia Lira e fica com Deus!
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 13:48 por Violencia.Com »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #260 Online: 24 de Janeiro de 2008, 14:57 »
iiiii... vc fez tudo certo!!!

Tenho que ver se a config que to usando está conflitando com ATI...

Será que o 2.6.23.14 trouxe tantas modificações assim???

EDIT 1 - Estou começando a achar que é o 4k stacks...
Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #261 Online: 25 de Janeiro de 2008, 02:47 »
Olá Hqxriven, eu gostaria de usar o seu kernel aqui no meu Debian Testing Lenny com GNOME, como eu faço?
Eu baixo o tar.gz e compilo normalmente com o ./configure, make e make install?
Ou compilo da forma tradicional? Carregando um arquivo de configuração no make menuconfig e "tunando" a gosto?
Os patchs já vem incluso? Ou tenho que compilar tudo separadamente?
O que quero é usar o kernel com o relatime entre outros patchs que você recomendar, meu foco é segurança, vida útil do HD e longevidade e estabilidade do sistema. Mas performance é um Plus.

Desde já, obrigado pela atenção, abraço e até mais.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #262 Online: 25 de Janeiro de 2008, 03:56 »
Citar
Olá Hqxriven, eu gostaria de usar o seu kernel aqui no meu Debian Testing Lenny com GNOME, como eu faço?
Eu baixo o tar.gz e compilo normalmente com o ./configure, make e make install?
Ou compilo da forma tradicional? Carregando um arquivo de configuração no make menuconfig e "tunando" a gosto?
Os patchs já vem incluso? Ou tenho que compilar tudo separadamente?
O que quero é usar o kernel com o relatime entre outros patchs que você recomendar, meu foco é segurança, vida útil do HD e longevidade e estabilidade do sistema. Mas performance é um Plus.

Desde já, obrigado pela atenção, abraço e até mais.

Também penso assim segurança em primeiro lugar... nenhum kernel meu está com otimizações extremas...

Eu podia botar o patch mm aqui (que é instável e nao é seguro...), mas nenhum deles tem isso...

Preferi centralizar na configuração do kernel do que colocar que provocariam uma mudança radical no mesmo...

O tar.gz e um arquivo compactado com 2 arquivos deb para instalação fácil no ubuntu...

Não é o código fonte... hehehe

Vc usa o lenny... mas usa que placa de video???

EDIT 1 - ATI saiba que talvez seja impossivel instalar (como aconteceu com o violencia nesse kernel) ou possivel como um colega aqui perto de casa...

Digamos que vc baixe o kernel 2.6.23 vanilla (nao pode ser o 2.6.23.14)

1 - Vc adiciona os patches ANTES da compilação do kernel...

Na seguinte ordem

São 4 patches...

4k stacks (usado no fedora 8)

improve relatime (usado no fedora 8)

ck1 (patche não oficial do Con Kollivas)

e finalmente o 2.6.23.14 para fechar com chave de ouro...

2 - Altera a confguração do kernel carregando o meu tunado...

Ai compila e cria um pacote... para remover facil...

Agora nao entendo pq as outras distros não usam por default o relatime... (o Fedora 8 "o inovador" usa)

Hqx
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 04:15 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #263 Online: 25 de Janeiro de 2008, 09:40 »
Olá Hqxriven, obrigado por responder. Cara, impossível na ATI? (Minha ATI é uma Shaphire™ Radeon 9600 PRO ATLANTIS™ [é fraquinha mas da pro gasto :P, e é ATI™... se eu tivesse noção na época que a nVidia™ era melhor no Linux e que eu ia bandonar o Ruindows... :'(]) A minha funciona assim: Toda vez que eu instalo un kernel novo, é só compilar o módulo para o novo kernel e voalá! Aceleração novamente!
Isso não funciona com o seu kernel não?
Cara, valeu pelas dicas, mas vo ter que estudar pacas, pra saber fazer isso X^D eu não faço idéia de como por esses Patchs, nem carregar esse kernel "foguete".
De qualquer forma, eu queria tentar usar o seu kernel pra testar (os pacotes DEB), mas você usou especificações no DEB pra rodar só em Ubuntu ou deixou o DEB genérico?
Quais o riscos de eu tentar instala-lo aqui?
Desculpa a encheção X^D É que realmente to interessado, se não tiver jeito, vo meter as caras no estudo, pois to muito afim de ter um sistema com as características que mencionei na mensagem anterior (Quem sabe um Hz em 1000 @_@)

Obrigado pela atenção, abraço e até mais.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 09:44 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #264 Online: 25 de Janeiro de 2008, 09:47 »
Citar
Olá Hqxriven, obrigado por responder. Cara, impossível na ATI? (Minha ATI é uma Shaphire™ Radeon 9600 PRO ATLANTIS™ [é fraquinha mas da pro gasto Lingua, e é ATI™... se eu tivesse noção na época que a nVidia™ era melhor no Linux e que eu ia bandonar o Ruindows... Chorar) A minha funciona assim: Toda vez que eu instalo un kernel novo, é só compilar o módulo para o novo kernel e voalá! Aceleração novamente!
Isso não funciona com o seu kernel não?
Cara, valeu pelas dicas, mas vo ter que estudar pacas, pra saber fazer isso X^D eu não faço idéia de como por esses Patchs, nem carregar esse kernel "foguete".
De qualquer forma, eu queria tentar usar o seu kernel pra testar (os pacotes DEB), mas você usou especificações no DEB pra rodar só em Ubuntu ou deixou o DEB genérico?
Quais o riscos de eu tentar instala-lo aqui?
Desculpa a encheção X^D É que realmente to interessado, se não tiver jeito, vo meter as caras no estudo, pois to muito afim de ter um sistema com as características que mencionei na mensagem anterior (Quem sabe um Hz em 1000 @_@)

Obrigado pela atenção, abraço e até mais.

Olha com um colega funcionou... mas sei lá a ATI é uma caixinha de surpresas (espere tudo dela)...

Até a nvidia está ficando difícil no 2.6.24!!!

para colocar um patch e só...

patch - p1 < nomedopatch.patch

No diretório do vanilla...

Acho que o meu kernel está meio ubuntizado... outras dependencias amigo... o melhor e fazer na mão...

EDIT 1 - Esta quase pronta a minha distro sera que alguem quer testar???

E um kubuntu a la gentoo...

EDIT 2 - Tentando achar mais patches ATI e solucionar os problemas... (sera que o kernel 2.6.23.14 esta rejeitando ela ou sera que e o 4k stacks que há muitos anos atras deixava incompativel as nvidias???)

Hqx
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 09:59 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Violencia.Com

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #265 Online: 25 de Janeiro de 2008, 10:16 »
Hqx, bom dia, tudo bem? Espero que sim

Cara, uma duvida, depois da promiscuidade que foi no meu micro, tira kernel, põe kernel, tira driver, põe driver, meu micro esta terrivelmente lento, mas muito lento mesmo, ao ponto de dar lag na musica que estou ouvindo (amarok) só por ter aberto uma janela (konqueror) tem alguma explicação para isso? Tem como eu saber que pode estar causando isso? Vi pelo htop que estava sendo consumido 253 de ram (não prestei atenção no processamento) e estou estranhando, pois estou usando o kernel ck1 (antigo) e antes de toda a saga que foi tava infinitamente mais rapido, tem algo que eu possa olhar para tentar descobrir o que acontece?

Abraços da familia Lira e fica com Deus!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #266 Online: 25 de Janeiro de 2008, 18:11 »
Citar
Hqx, bom dia, tudo bem? Espero que sim

Cara, uma duvida, depois da promiscuidade que foi no meu micro, tira kernel, põe kernel, tira driver, põe driver, meu micro esta terrivelmente lento, mas muito lento mesmo, ao ponto de dar lag na musica que estou ouvindo (amarok) só por ter aberto uma janela (konqueror) tem alguma explicação para isso? Tem como eu saber que pode estar causando isso? Vi pelo htop que estava sendo consumido 253 de ram (não prestei atenção no processamento) e estou estranhando, pois estou usando o kernel ck1 (antigo) e antes de toda a saga que foi tava infinitamente mais rapido, tem algo que eu possa olhar para tentar descobrir o que acontece?

Abraços da familia Lira e fica com Deus!

Eu boto e tiro bem mais kernels que vc afinal eu compilo um novo quase todo dia e so coloco pro pessoal quando estou satisfeito...

Primeiro volte para o kernel padrão do ubuntu e de lá tire o ck1 antigo dê boot e coloque ele novamente

Volte ao kernel padrão do ubuntu e veja se o consumo de ram também e alto

Depois vá para o kernel ck1 antigo e digite no terminal ps aux ou o proprio htop e note o que ta roubando tantos recursos...

Coloca uma screen do htop aqui...

Outra coisa... pode ser que o sys-rc-conf esteja salvo na sessao e ele é bem pesado...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline jose_edil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #267 Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:56 »
Bem senhores, estava vendo a discussão sobre a instalação do driver da ati e resolvi tentar...

Instalei o último kernel ck1. Boot normal, ficou bem legal e aumentou um pouco mais a responsividade geral do sistema... Não tem milagre, mas notei uma certa melhora.

Segundo passo, instalar o driver da ATI. Como ele precisa interfacear com o kernel, já sabia que o pacote pré-compilado do ubuntu não iria funcionar. Baixei direto do site da ATI o binário e executei com "sudo sh ati-driver-installer-8-01-x86.x86_64.run". Selecione "install driver..." e não compile pacotes especificos para a distro... Aceite o contrato de licença e use a instalação automática.. Depois de terminar, é bom reiniciar o pc (mas aqui eu nem fiz isso) e no terminal usar os comandos "aticonfig --initial" e "aticonfig --overlay-type=Xv"... Reinicia e ta pronto, com aceleração legal...

Cada vez que trocar de kernel, vai ter q refazer a instalação...

Por fim, o kernel está legal... Só não consegui ainda usar a placa wi-fi (Broadcom 3412)... Antes usava o módulo bcm43xx, que não está funcionando... O b43, que é o mais novo no kernel 2.6.23, também não está carregando... Como estou fazendo um curso em Campinas na semana passada e na próxima, não estou tendo tempo de mexer muito com isso... Mas da pra ficar tranquilo por enquanto...

Se alguém conseguiu usar essa placa me dá um toque...

Abraços para todos e parabéns Hqxriven pelo trabalho no kernel... já tive muito essa ânsia de melhorar (usei slack e gentoo durante uns 3 anos antes de migrar pro Kubuntu pela facilidade)...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #268 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:14 »
Citar
Bem senhores, estava vendo a discussão sobre a instalação do driver da ati e resolvi tentar...

Instalei o último kernel ck1. Boot normal, ficou bem legal e aumentou um pouco mais a responsividade geral do sistema... Não tem milagre, mas notei uma certa melhora.

Milagre eu nao consigo fazer ainda!!! KKKKKKKK

Mas o patch ck1 + 4k stacks + relatime + configuração de kernel dão uma ajudinha...

Citar
Segundo passo, instalar o driver da ATI. Como ele precisa interfacear com o kernel, já sabia que o pacote pré-compilado do ubuntu não iria funcionar. Baixei direto do site da ATI o binário e executei com "sudo sh ati-driver-installer-8-01-x86.x86_64.run". Selecione "install driver..." e não compile pacotes especificos para a distro... Aceite o contrato de licença e use a instalação automática.. Depois de terminar, é bom reiniciar o pc (mas aqui eu nem fiz isso) e no terminal usar os comandos "aticonfig --initial" e "aticonfig --overlay-type=Xv"... Reinicia e ta pronto, com aceleração legal...

Cada vez que trocar de kernel, vai ter q refazer a instalação...

VC CONSEGUIU!!! OBA!!!

AGORA VC FEZ UM MILAGRE!!!

Citar
Por fim, o kernel está legal... Só não consegui ainda usar a placa wi-fi (Broadcom 3412)... Antes usava o módulo bcm43xx, que não está funcionando... O b43, que é o mais novo no kernel 2.6.23, também não está carregando... Como estou fazendo um curso em Campinas na semana passada e na próxima, não estou tendo tempo de mexer muito com isso... Mas da pra ficar tranquilo por enquanto...

Se alguém conseguiu usar essa placa me dá um toque...

Abraços para todos e parabéns Hqxriven pelo trabalho no kernel... já tive muito essa ânsia de melhorar (usei slack e gentoo durante uns 3 anos antes de migrar pro Kubuntu pela facilidade)...

Ummm... vou dar uma olhada nesse driver wi-fi...

EDIT 1- Ja viu isso...

https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/bcm43xx/Gutsy

Obrigado pelo comentário

Fiquem com Deus

Hqx

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 23:31 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline jose_edil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #269 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:08 »
js tinha visto sim...

nao estou usando driver restrito, nem ndiswrapper...

com o kernel default do kubuntu ele carrega legal, mas com o teu ck1 ele nao encontra o modulo:

Código: [Selecionar]
edil@edil-laptop:~$ sudo modprobe bcm43xx
FATAL: Module bcm43xx not found.

eu lembro q precisava recarregar/atualizar o diretorio com os modulos do kernel depois de troca-lo, soh nao lembro como fazer isso... mas pode ser q os modulos nao tenhao sido compilados mesmo...

e qt ao driver da ATI, nao foi milagre nao... eh experiencia... sempre tive placa da ATI e ja briguei muito com o driver deles... inclusive soh instalo qd realmente preciso... como estou viajando, instalei pra usar o google earth... fora isso, uso o driver open-source mesmo q da menos problemas... alem disso, no kernel 2.6.23 precisa da versao 7.1 em diante (na numeracao nova)... no kernel 2.6.24 nao funciona de jeito nenhum... no mes q vem deve sair a versao nova q atualiza isso..

abracos a todos...