Autor Tópico: SQUID - no meu desktop e no servidor principal  (Lida 1722 vezes)

Offline Theviewer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Aprendendo e Compartilhando
    • Ver perfil
SQUID - no meu desktop e no servidor principal
« Online: 01 de Abril de 2011, 08:43 »
Salve Galera!

seguinte, queria praticar o squid aqui na empresa... eu ja tenho acesso completo a net pelo pessoal do suporte...

o que quero é configurar no meu desktop... para que haja uma espécie de um redirecionamento... quando eu usar o meu proxy, a solicitacao va para o principal (o que tem acesso a net)...
alguém poderia dar uma dica???
Ubuntu 10.04 LTS - Lucid Lynx | Gnome 2.30.2
Disco: /dev/sda: 160.0 GB | Mem:  1024 MB

Offline Marcio Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: SQUID - no meu desktop e no servidor principal
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2011, 08:57 »
Explica melhor o que você quer fazer.

Pois não entendi muito bem.

A empresa possui um servidor de internet com um proxy e você montou outro no seu Desktop com o squid?
Você quer conectar seu notebook ao seu desktop e quer que ele funciona como servidor de internet com as suas regras para navegação?

Exemplo: Aqui na empresa tenho o servidor de internet com squid funcionando. Possuo uma sala de informática que acessa a internet através de outro servidor com o squid rodando com outras regras. O que acontece é que o servidor da sala de informática é que possui acesso a internet, ele que se conecta ao principal e faz tudo. Eu apenas compartilho para os outros micros da sala.

É isso que você quer fazer?
_____________
Marcio Oliveira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SQUID - no meu desktop e no servidor principal
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2011, 03:43 »
Salve Galera!

seguinte, queria praticar o squid aqui na empresa... eu ja tenho acesso completo a net pelo pessoal do suporte...

o que quero é configurar no meu desktop... para que haja uma espécie de um redirecionamento... quando eu usar o meu proxy, a solicitacao va para o principal (o que tem acesso a net)...
alguém poderia dar uma dica???

Chama-se "hierarquia de proxy". Pra criar a hierarquia, adicione a linha abaixo ao seu squid:

cache-peer <ip do squid principal> parent 3128 3130 default

O cache principal tem que liberar seu acesso via ICP, com as diretivas:

acl cliente_icp src <ip da sua máquina>
icp_access allow cliente_icp
icp_access deny all


PS: Só pra confirmar, e não haver confusão; a primeira diretiva deve ser configurada em sua máquina. Estas últimas, no servidor principal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D