Autor Tópico: Ubuntu 12.04 + Windows 8.1 + hd externo  (Lida 1950 vezes)

Offline fe_dezotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04 + Windows 8.1 + hd externo
« Online: 19 de Janeiro de 2014, 21:08 »
Olá a todos,
Meu nome é Felipe e essa é minha primeira participação nesse fórum.
Vou tentar explicar minha situação e os procedimentos que realizei para terntar resolvê-la, mas ainda estou preso no mesmo lugar.

1- Eu queria instalat o ubuntu em meu Hd externo.
2- Como eu estava sem mídias de gravação, obtei por criar um pen drive bootavel.
3- Após criar o pendrive bootavel, conectei meu hd externo no computador e o pen drive bootavel.
4- Dei boot pelo pen drive e entrei na instalação do ubuntu.
5- Fiz o processo todo de instalação seguindo um tutorIal que se não me engano já tinha feito uma vez no passado.
6- Tenho certeza que na hora que escolhi o bootloader, escolhi para ser instalado no hd externo, no entanto parece que não foi isso que aconteceu.
7 - O que acontece é que após toda a instalação, sempre que iniciava o windows dando boot pelo hd externo, ele funcionava, mesmo que algumas linhas de falha aparecessem, não sei porque apareciam.
8- Mas quando eu tentava entrar no windows, eu recebia a seguinte mensagem:

GNU GRUB version 1.99-21ubuntu3
Minimal bash-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists possible device or file completions.

9- Peguei essa mensagem na internet (porque não estou com meu note agora). No entanto a única coisa que seria diferente seria a versão que está escrita.
10- Se eu digito o comando EXIT e aperto ENTER, sou redirecionado para o windows.

Meu problema: como faço para me livrar da mensagem que descrevi no passo 8. Ao meu ver, como faço para remover o GRUB do meu notebook, é isso?

O que já tentei:
1- Se eu aperto F12 entro em boot options: ai lá eu tenho ubuntu, ubuntu, uefi e windows (alguma coisa que não lembro agora). Se eu inverto a ordem e deixo windows em primeiro, ele inicia normal sem a mensagem do passo 8 que descrevi anteriormente, no entanto essas duas entradas do ubuntu fica la ainda.

2- Dei boot pelo cd do windows, entrei no reparo, nas opcoes avancadas e na linha de comando, la digitei os seguintes comandos:

bootrec.exe /fixmbr    —> Repara o Master Boot Record

bootrec.exe /fixboot   —-> Repara o BOOT do Windows

Final das contas: estou a 1 dia tentando resolver issos e nada, alguma ajuda ai pessoal?


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 + Windows 8.1 + hd externo
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2014, 12:38 »
Ola,

Pelo que postou, você já recuperou seu Windows, bastando agora dar boot pelo hd externo, certo?

Se for isto, entre na BIOS de sua maquina e desabilite o hd interno do computador.

Dê boot pelo dvd do Ubuntu e instale o grub no hd externo

Teste e veja se o Ubuntu "sobe" com o hd externo.

Se tudo ok, use o procedimento de habilitar o hd interno quando quiser usar o windows.

Lembro apenas que Ubuntu instalado em dispositivos USB fica sempre muito lento, devido às taxas de transmissão de dados nas portas USB.

Se desejar os dois sistemas funcionando, depois de habilitar o hd interno é preciso "acertar" o grub do hd externo manualmente.

[]'s