Autor Tópico: Apresentação e Dúvida  (Lida 5852 vezes)

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Apresentação e Dúvida
« Online: 15 de Outubro de 2013, 11:09 »
Bom dia, não sei se esse é o melhor local para postar esse tópico, mas sou novo no fórum e gostaria de apresentar.
Me chamo Raphael, sou formado em design gráfico e busco inovar as ferramentas no campo buscando no open source, escolhi ubuntu como distribuição, pois já o uso tem mais de 3 anos, desde a versão 10.04.

Agora vem a dúvida, tenho um pc com uma placa de vídeo nVidia 9800GT 1GB, e toda vez que instalo o drive fabricante a imagem de boot fica distorcida, alguns efeitos se tornam grosseiros sem suavidade, já com o drive nativo do Ubuntu (13.10 b2 no caso) há um desempenho maior em relação à isso, o boot é mais rápido, sem lags, jogos como Heroes of Newerth roda de boa (estou quase a testar o Dota 2 nativo do Linux).
Enfim, gostaria de saber como corrigir esse pequeno erro, e se ficar com o drive nativo da canonical afeta o desempenho da placa?

Obrigado e um forte abraço à todos.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:12 »
Como você instalou o driver da Nvidia? Por PPA, do site oficial ou pelo "Drivers Adicionais".

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:25 »
Como você instalou o driver da Nvidia? Por PPA, do site oficial ou pelo "Drivers Adicionais".

Obrigado pela resposta, então usei os dois métodos, baixei o pacote do site oficial e também usei o PPA.
No fim os dois obtiveram o mesmo resultado.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:38 »
Possuo uma placa AMD, e vivi situação semelhante.
Realmente o desmpenho com o driver open source foi melhor no geral. o Único problema foi o screen tearing em algumas aplicações, mas nada muito gritante.
Hoje em dia uso o Open source e sou mais feliz assim!

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:41 »
Tenho essa mesma placa no meu PC e o drive proprietário está rodando 100%.
Realizei a instalação baixando a ultima versão do drive no site da Nvidea e instalando na mão.
Hoje utilizo o Zorin OS 7 (baseado no Ubuntu 13.04), não gostei do Unity e sempre procuro alternativas :-p. Utilizei o Ubuntu até a versão 12.10 com essa mesma placa.

Tente descrever o processo que utilizaste para a instalação ou postar o link do tutorial que seguiste.

att,


Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2013, 12:06 »
Tenho essa mesma placa no meu PC e o drive proprietário está rodando 100%.
Realizei a instalação baixando a ultima versão do drive no site da Nvidea e instalando na mão.
Hoje utilizo o Zorin OS 7 (baseado no Ubuntu 13.04), não gostei do Unity e sempre procuro alternativas :-p. Utilizei o Ubuntu até a versão 12.10 com essa mesma placa.

Tente descrever o processo que utilizaste para a instalação ou postar o link do tutorial que seguiste.

att,



A instalação realizei normalmente, pendrive bootável, formatei o HD para ext4 e uma partição para swap, o sistema foi numa boa.
Desempenho com drive de vídeo nativo nada instável, pelo contrário, o drive proprietário me deixou frustrado pela perda de performance... Agora o motivo disso não sei informar.

No laptop isso não acontece pois uso HD3000 e mesmo assim ire no site da Intel para ver se o driver proprietário tem maior eficácia do que o nativo, que por sinal está me agradando pelo alto desempenho no mesmo equipamento em questão.

O desk não sei como descrever esse tipo de incomodo, pois voltei pro ubuntu na versão 13.04 e agora com a beta 2 final (por alguma razão está muito boa no desk, sem bugs encontrados) não estou afim de formatar só por causa desse bug no drive proprietário.

O método que estou usando na instalação é o PPA e o manual, os dois estão dando o mesmo resultado, senão me engano a versão do drive PPA é a 311.xx e do proprietário é a 325.xx.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:38 »
Tenta usar o driver do repositório oficial do Ubuntu. Procure por nvidia-319-updates na Central de Programas (estou usando esse driver no Xubuntu 13.10, está atualmente na versão 319.60). Esse é o último driver estável para Linux.

O driver da Nvidia disponível pelo PPA é beta (é o PPA xorg-edgers?) e ao usar ele um monte de pacotes do sistema é atualizado (pacotes relacionado ao Xorg), e nem sempre se traduz em estabilidade (edge = novo e instável).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:39 »
Acho que que não entendeste a pergunta, perguntei como fizeste a instalação do driver proprietário e não do Ubuntu como um todo. Com isso posso averiguar as diferenças para o processo que eu utilizei.

att,

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:44 »
Tenta usar o driver do repositório oficial do Ubuntu. Procure por nvidia-319-updates na Central de Programas (estou usando esse driver no Xubuntu 13.10, está atualmente na versão 319.60). Esse é o último driver estável para Linux.

O driver da Nvidia disponível pelo PPA é beta (é o PPA xorg-edgers?) e ao usar ele um monte de pacotes do sistema é atualizado (pacotes relacionado ao Xorg), e nem sempre se traduz em estabilidade (edge = novo e instável).

Irei averiguar assim que chegar em casa, desculpe pelo erro, acho que me confundi com versão do drive pra linux.

Acho que que não entendeste a pergunta, perguntei como fizeste a instalação do driver proprietário e não do Ubuntu como um todo. Com isso posso averiguar as diferenças para o processo que eu utilizei.

att,

Como eu disse antes, tentei por PPA e manualmente (sudo service lightdm stop... etc).
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2013, 15:38 »
testa editar este arquivo:
Citar
/etc/modprobe.d/nvidia-graphics-drivers.conf

adicione o seguinte no final do arquivo (se já não estiver lá, verifica se no final do arquivo já nao existe uma entrada como "blacklist nouveau", se existir pode ignorar as linhas repetidas):

Citar
blacklist nouveau
blacklist lbm-nouveau
blacklist nvidia-173
blacklist nvidia-96
blacklist nvidia-current
blacklist nvidia-173-updates
blacklist nvidia-96-updates
alias nvidia nvidia_current_updates
alias nouveau off
alias lbm-nouveau off

depois rode o comando:

Código: [Selecionar]
sudo update-initramfs -u
depois procure a seguinte linha no seu /etc/default/grub:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
(caso nao exista criei-a).

deve ficar assim:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

reinicia e veja se resolveu.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, 15:40 por Lucimgr »

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2013, 16:49 »
testa editar este arquivo:
Citar
/etc/modprobe.d/nvidia-graphics-drivers.conf

adicione o seguinte no final do arquivo (se já não estiver lá, verifica se no final do arquivo já nao existe uma entrada como "blacklist nouveau", se existir pode ignorar as linhas repetidas):

Citar
blacklist nouveau
blacklist lbm-nouveau
blacklist nvidia-173
blacklist nvidia-96
blacklist nvidia-current
blacklist nvidia-173-updates
blacklist nvidia-96-updates
alias nvidia nvidia_current_updates
alias nouveau off
alias lbm-nouveau off

depois rode o comando:

Código: [Selecionar]
sudo update-initramfs -u
depois procure a seguinte linha no seu /etc/default/grub:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
(caso nao exista criei-a).

deve ficar assim:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

reinicia e veja se resolveu.

Aqui:
Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

É pra por exatamente como está?
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2013, 17:48 »
Aqui:
Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

É pra por exatamente como está?

sim, exatamente como está:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2013, 21:27 »
Aqui:
Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

É pra por exatamente como está?

sim, exatamente como está:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

Não, não resolveu mesmo com esse comando, fiz o passo a passo e nada, o logo do ubuntu carregando tá imenso e quando você minimiza a janela a animação fica numa cor preta.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2013, 23:26 »
Encontrei alguém com o mesmo problema que o meu, quando usava o ubuntu ate a versão 13.04 no meu desktop, placa de video Nvidia 6200 TC, ao instalar o driver proprietario, estragava a tela de boot, na epoca se bem me lembro resolvi parcialmente, a tela voltava a aparecer, porem com o logo gigante, mas não distorcia mais a tela utilizando o metodo que vc citou, porem nunca consegui uma solução que concerta-se o boot por completo, por fim desisti do Ubuntu por meu hardware não suportar mais o mesmo, hj to com o Linux Mint com desktop MATE, rodando 100%, e sem problemas

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re: Apresentação e Dúvida
« Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2013, 09:54 »
Encontrei alguém com o mesmo problema que o meu, quando usava o ubuntu ate a versão 13.04 no meu desktop, placa de video Nvidia 6200 TC, ao instalar o driver proprietario, estragava a tela de boot, na epoca se bem me lembro resolvi parcialmente, a tela voltava a aparecer, porem com o logo gigante, mas não distorcia mais a tela utilizando o metodo que vc citou, porem nunca consegui uma solução que concerta-se o boot por completo, por fim desisti do Ubuntu por meu hardware não suportar mais o mesmo, hj to com o Linux Mint com desktop MATE, rodando 100%, e sem problemas

Estou pensando seriamente em migrar pro Mint, tem um bom tempo que venho lendo em vários fóruns que o verdinho é bom, e é o que irei fazer assim que chegar em casa.

Diga-me, os métodos de comandos, ex: "sudo apt-get update" ou "sudo apt-get install xxxxx" é semelhante?
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."