Autor Tópico: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação  (Lida 4592 vezes)

Offline sra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Online: 04 de Abril de 2008, 10:40 »

depois de seguir este tutorial
http://penguim.wordpress.com/2007/10/02/instalando-a-atheros-ar5007eg-no-ubuntu-feisty-usando-ndiswrapper/

surgiu-me este erro

WARNING: /etc/modprobe.d/blacklist line 27: ignoring bad line starting with '“blacklist'

e quando abro o Windows Wireless Drivers obtenho

Unable to see if hardware is present

de notar que a única parte que não fiz do tutorial foi modificar no kernel pois tive receio.
estou a usar o ubuntu 7.1 amd64

sugestões?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2008, 19:37 »

depois de seguir este tutorial
http://penguim.wordpress.com/2007/10/02/instalando-a-atheros-ar5007eg-no-ubuntu-feisty-usando-ndiswrapper/

surgiu-me este erro

WARNING: /etc/modprobe.d/blacklist line 27: ignoring bad line starting with '“blacklist'

e quando abro o Windows Wireless Drivers obtenho

Unable to see if hardware is present

de notar que a única parte que não fiz do tutorial foi modificar no kernel pois tive receio.
estou a usar o ubuntu 7.1 amd64

sugestões?


Sua configuração feita no Ubuntu só atinge a restrição de uso do driver no Ubuntu e por essa razão você colocou em blacklist.  Não tem nada a ver com sua instalação do Windows, se é isso que você quis dizer.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline sra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2008, 09:45 »
o windows wireless drivers é algo que surge na parte sistema/administração quando se instala o ndiswrapper pelo adicionar/remover. assim e apesar de o driver estar instalado continuo sem conseguir ter internet sem fios.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2008, 11:08 »
o windows wireless drivers é algo que surge na parte sistema/administração quando se instala o ndiswrapper pelo adicionar/remover. assim e apesar de o driver estar instalado continuo sem conseguir ter internet sem fios.

Realmente a configuração do wireless no Ubuntu 7.10, em função da larga variedade de hardware para esse fim, é um pouco trabalhosa e as vezes complicadas pois requerem, em alguns casos, outros conhecimentos bem específicos no uso de terminal console e compilação de fontes.  Podemos tentar vez que esse hardware, Atheros AR5007EG já foi objeto de postagens aqui no Forum.  Não me lembro se houve sucesso ou não por parte dos usuários solicitantes na configuração dessa placa.  Por favor coloque no campo pesquisa a palavra "ar5007eg" para localizar alguma coisa.

Por outro lado, seria bom ter uma idéia real do resultado do comando abaixo a ser dado na console:

Código: [Selecionar]
sudo lspci -v | grep Network

Ao gerar um resultado de apenas uma linha copie e cole esse resultado, mas antes sugiro uma pesquisa conforme explicitado acima.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2008, 13:40 »



Tou com um problema semelhante, acho que na hora de instalar o driver proprietário, eu não marquei o firmware, e agora apesar de dizer que está em uso,  não habilita:

0b:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11a/b/g (rev 01)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2008, 14:14 »



Tou com um problema semelhante, acho que na hora de instalar o driver proprietário, eu não marquei o firmware, e agora apesar de dizer que está em uso,  não habilita:

0b:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11a/b/g (rev 01)


Esse seu hardware Broadcom é diferente do que está sendo comentado na mensagem, que é o Atheros.  Se você não se incomodar em ler em Ingles, existe, =>este<= site que dá algumas orientações para o funcionamento desse tipo de hardware.  No meu notebook Dell 131-L funcionou bem.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline sra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2008, 14:48 »
antes de abrir o tópico tive o cuidado de procurar aqui e na internet no geral soluções mas não obtive resultados relevantes.

o comando não dá saida.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2008, 15:55 »

depois de seguir este tutorial
http://penguim.wordpress.com/2007/10/02/instalando-a-atheros-ar5007eg-no-ubuntu-feisty-usando-ndiswrapper/

surgiu-me este erro

WARNING: /etc/modprobe.d/blacklist line 27: ignoring bad line starting with '“blacklist'

e quando abro o Windows Wireless Drivers obtenho

Unable to see if hardware is present

de notar que a única parte que não fiz do tutorial foi modificar no kernel pois tive receio.
estou a usar o ubuntu 7.1 amd64



Onde está escrito, no tutorial, que precisa modificar o Kernel?  Precisa seguir o tutorial todo pois o que pode dar mais errado do que seu hardware não funcionar?  E se der algo errado basta re-instalar tudo de novo?    Outra coisa:  para que usar 64 bits?  É essa a sua versão?  Abandone e passe a usar 32 bits pois tem muito mais chance de as coisas funcionarem.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline sra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2008, 16:01 »
Aqui ou pelo menos foi isso que entendi:

Citar
Inicialmente adicione os parâmetros NOAPIC NOLAPIC no kernel em uso, evitando possíveis travamentos da máquina ao iniciar a interface wireless

    sudo vim /boot/grub/menu.lst

    title Ubuntu fiesty, kernel 2.6.20-11-generic
    root (hd0,1)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-11-generic root=UUID=f2325839-d532-4a99-979d-b9143b7ef6fb ro quiet splash noapic nolapic
    initrd /boot/initrd.img-2.6.20-12-generic

Porque tenho um computador com processador amd64bits

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2008, 16:46 »
Aqui ou pelo menos foi isso que entendi:

Citar
Inicialmente adicione os parâmetros NOAPIC NOLAPIC no kernel em uso, evitando possíveis travamentos da máquina ao iniciar a interface wireless

    sudo vim /boot/grub/menu.lst

    title Ubuntu fiesty, kernel 2.6.20-11-generic
    root (hd0,1)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-11-generic root=UUID=f2325839-d532-4a99-979d-b9143b7ef6fb ro quiet splash noapic nolapic
    initrd /boot/initrd.img-2.6.20-12-generic

Porque tenho um computador com processador amd64bits

Isso não é modificar o Kernel, pelo menos não que eu saiba.

Todos os meus computadores são 64bits e todos usam Linux 32 bits por experiência própria.  Não existe ganho de velocidade nenhum, ou pelo menos não é notado, além de trazer um monte de problemas.

Meu desktop foi montado em uma placa-mãe Gigabyte GA P35C DS3R e o Processador é um Core 2 Duo E6850 de 3.0 GHz.  O notebook é uma AMD64 da Dell.  Tudo 64bits mas com Linux 32 bits.

Usuário Linux precisa ser destemido em alterar coisas e ter sempre backup do que for importante.  Instalar e re-instalar sistema é algo comum.  Nem sempre os tutorials que outras pessoas escrevem funcionam conosco mas o importante é tentar entendê-los e seguir à risca o que foi escrito pois representa a experiência de alguem que se esforçou muito para conseguir o sucesso dele, certamente cercado de muitos fracassos e danos aos sistemas dele mesmo.  Já perdi a conta dos inúmeros fracassos que tive ao tentar seguir instruções.  No momento estou usando, para teste, a última versão 5.3.1 do Knoppix no meu desktop, esperando, ansiosamente pela versão final do Ubuntu 8.04.  Quando sair vou criar uma nova partição e instalar tudo de novo.

Boa sorte e bons trabalhos por aí.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline sra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2008, 17:58 »
eu não entendo nada disso e como fiquei com medo de fazer algo mal não o fiz.
em relação ao 64 bits vs 32 bits eu também não entendo nada disso e só arranjei a versão de 64 bits porque o meu processador é de 64 bits.
como também já estou a contar instalar a 8.04 logo tento resolver as coisas nessa altura. por enquanto sempre tenho ethernet.


bom trabalho

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2008, 18:10 »
eu não entendo nada disso e como fiquei com medo de fazer algo mal não o fiz.
em relação ao 64 bits vs 32 bits eu também não entendo nada disso e só arranjei a versão de 64 bits porque o meu processador é de 64 bits.
como também já estou a contar instalar a 8.04 logo tento resolver as coisas nessa altura. por enquanto sempre tenho ethernet.


bom trabalho

Ok.  Todos nós precisamos começar um dia e como usuários não temos como saber se não tentarmos.  Certa vez alguem me disse que programar um computador era "muito fácil" porque "só" existiam três coisas básicas:

 Sequência, Decisão e Repetição

Mas vá fazer isso tudo funcionar... ;D

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2008, 20:55 »
Tou com um problema semelhante, acho que na hora de instalar o driver proprietário, eu não marquei o firmware, e agora apesar de dizer que está em uso,  não habilita:

Deu certo!
Removi (sudo apt-get remove b43-fwcutter), e ao reiniar e fui em Sistema>Drivers de Hardware.

Ao tentar habilitar depois de da desinstalação, ele deve ter reinstado de novo junto com o filmware proprietario.

Contei com a ajuda deste tópico no Orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=50764730&tid=2593500372304118763

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2008, 21:03 »
Tou com um problema semelhante, acho que na hora de instalar o driver proprietário, eu não marquei o firmware, e agora apesar de dizer que está em uso,  não habilita:

Deu certo!
Removi (sudo apt-get remove b43-fwcutter), e ao reiniar e fui em Sistema>Drivers de Hardware.

Ao tentar habilitar depois de da desinstalação, ele deve ter reinstado de novo junto com o filmware proprietario.

Contei com a ajuda deste tópico no Orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=50764730&tid=2593500372304118763

Esse link do orkut só é útil para quem tem login/password naquele site.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Wireless Atheros AR5007EG - problemas de instalação
« Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2008, 21:17 »
Esse link do orkut só é útil para quem tem login/password naquele site.

O que não seria um problema pra quem de fato quiser ver, pois é simples o cadastro lá, portanto creio que seja válida a indicação do link para o Orkut.