Autor Tópico: Notebook N8610(esquentando)  (Lida 5030 vezes)

Offline igornunes2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • JUSTLINUX!
Notebook N8610(esquentando)
« Online: 05 de Abril de 2007, 10:26 »
Aí galera blz, comprei um Itautec N8610e instalei ubuntu feisty nele, só q com windows eu até assustava q ele naum esquentava nada, agora com linux, ele ta aquecendo acima do normal, consequencia fiquei com tanto medo q reisntalei o xp, mas num guento mais ficar no windows se alguem souber de alguma coisa pra ajudar?!?!?!

Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Notebook N8610(esquentando)
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2007, 17:31 »
Aí galera blz, comprei um Itautec N8610e instalei ubuntu feisty nele, só q com windows eu até assustava q ele naum esquentava nada, agora com linux, ele ta aquecendo acima do normal, consequencia fiquei com tanto medo q reisntalei o xp, mas num guento mais ficar no windows se alguem souber de alguma coisa pra ajudar?!?!?!


Estou enfrentando o mesmo problema com meu ACER 5002WLMi

Ajudem-nos

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Notebook N8610(esquentando)
« Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2007, 21:48 »
Amigo, no forum do clubedohardware.net voce encontra algumas informacoes sobre esse seu problema, mas o que pode estar ocorrendo é o seguinte... Como voces ja devem saber, os fabricantes utilizam mecanismos de maximizacao da bateria do Notebook e esses mecanismos incluem principalmente a reducao da velocidade de rotacao dos coolers dos notebooks quando o processador, HD ou outras partes nao estiverem com a temperatura alta, bom...., ocorre que muitos fabricantes para economizar nos custos do notebook fazem com que esse controle seja feito pelo sistema operacional em vez de ser pela bios e muitos fabricantes nao desenvolvem os drivers para Linux sendo assim o linux nao reconhece e nao faz o gerenciamento do cooler e o Notebook literalmente acaba fritando... Eu tenho um Acer Aspire 5100-3959 e nao tenho esse tipo de problema, ja testei com o Ubuntu, Kurumin e Debian sem problema de aquecimento, mas eu ja vi outros notebooks com esse problema principalmente notebook das marcas Asus, Toshiba, Positivo e alguns da HP... Voces podem reparar que quando o Notebook é ligado o cooler funciona na maxima velocidade e depois que o SO esta carregado ele volta ao estado de rotacao normal, isso se deve ao fato do boot do Notebook ser um momento onde HD, PROCESSADOR e MEMORIA serem utilizados a todo vapor para a inicializacao.... O que esta ocorrendo ai é que provavelmente o seu notebook esta com os coolers sempre em baixa velocidade e fazendo com que fique aquecido... O ubuntu é famoso por ser um dos Linux que menos apresentam esse problema por seus desenvolvedores serem atentos a esse problema, mas aparentemente voces estao com esse problema mesmo assim, busquem por esse assunto na internet que voces vao ter outras informacoes mais completas...... Outra coisa.... no XP voces nao estao salvos de problemas assim, tenho um conhecido meu que quase perdeu o notebook porque o Windows Travou na tela de descanso e o notebook superaqueceu devido ao SO nao ter gerenciado a temperatura por estar travado....


boa sorte em sua pesquisa.



Aí galera blz, comprei um Itautec N8610e instalei ubuntu feisty nele, só q com windows eu até assustava q ele naum esquentava nada, agora com linux, ele ta aquecendo acima do normal, consequencia fiquei com tanto medo q reisntalei o xp, mas num guento mais ficar no windows se alguem souber de alguma coisa pra ajudar?!?!?!

Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline igornunes2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • JUSTLINUX!
Re: Notebook N8610(esquentando)
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2007, 15:17 »
Por favor, alguem me ajuda, num achei nada sobre o assunto...

alguem q teve esse problema v se me da uma ajuda aew por favor!!!

num aguento mais windows naum!!!

Offline Hugo Nascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Notebook N8610(esquentando)
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2007, 16:36 »
Ok, o problema é que o módulo ACPI no kernel mais novo do ubuntu não ativa automaticamente a detecção de temperatura. É preciso digitar os seguintes comandos:

1) Para virar root:
sudo su       

2) Para especificar um intervalo de tempo em segundos para verificar a temperatura:
echo 10 > /proc/acpi/thermal_zone/THRM/polling_frequency

Para que essa modificação fique permanente, coloque a linha do echo no arquivo /etc/rc.local, antes do comando "exit 0". Note que o ventilado será ligado apenas quando a temperatura de checagem é atingida. Isso não funcionará se o computador ja estiver mais quente do que a temperatura especificada (por exemplo, se você for para o Windows, aquecer bastante a máquina e depois rebootar no Linux). Note ainda que o rc.local não é executa quando se inicia o ubuntu no modo de recuperação.

Outra solução é desabilitar o acpi no boot - incluir acpi=off nas linhas do kernel no arquivo /boot/grub/menu.lst e reinstalar o GRUB. Infelizmente, isso desliga também todo o controle de energia do laptop.