Autor Tópico: Projeto Linux + Aplicativos Windows  (Lida 1433 vezes)

Offline lucianor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Projeto Linux + Aplicativos Windows
« Online: 03 de Outubro de 2013, 22:27 »
Boa noite,
estou iniciando um projeto na empresa a qual trabalho, tenho uma rede com 350 computadores, destes 290 são desktops e gostaria de migrar estes 290 computadores para a plataforma linux ubuntu. Estou iniciando, estudando o sistema operacional, sou adepto do software livre, por isto esta decisão de migração. Tenho o aval da diretoria para tal, mas me deparei com alguns problemas que para mim já era previsto, mas como disse estou iniciando, vou precisar da ajuda de vocês.
Toda a nossa solução foi desenvolvida para a plataforma windows, pergunta.:

Existe mesmo que remota a possibilidade de usar aplicações desenvolvidas para windows no ubuntu ?

Se puderem me retornar agradeço desde já...

Saudações,

Lucianor

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Projeto Linux + Aplicativos Windows
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2013, 22:34 »
O Wine consegue rodar alguns programas do windows no Linux, mas não é 100%. Procure por PlayOnLinux e Winetricks, eles são front-ends do Wine, são facilitadores de instalação de programas, eles tem alguns scripts que realizam ajustes finos, escolhem a versão do Wine e baixam dll's para que o programa rode, sem você ter que ficar ajustando por conta.

Procure no site do wine-hq para saber o grau de compatibilidade do programa com o Wine. Alguns rodam muito bem, outros não chegam nem a instalar. E grande parte está no meio termo, ficam com vários bugs.

Mas não existe alternativa nativa no Linux não?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Projeto Linux + Aplicativos Windows
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:51 »
http://appdb.winehq.org/
 Depende, cheque todos os programas, pode ou não rodar, eu tava jogando skyrim agora pouco no linux, mas sofri um pouquinho pra fazer rodar por algumas bibliotecas.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Projeto Linux + Aplicativos Windows
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:42 »
Mãos a obra!
Vc vai ter um trabalho hercúleo pela frente que seria ensinar estes 290 usuários a fazerem tudo que fazem no Windows no linux. Se eles não usavam diretamente o Windows e sim alguma plantaforma/aplicativo que rodava no Windows aí até fica mais fácil, se vc conseguir levar este ambiente para o linux e ele funcionar 100% integrado as outras máquinas já funcionando. E para isto, vc já pode ir verificando qual o conjunto de aplicativos usado na plataforma Windows e se seria possível a migração para o linux.

Boa sorte!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Projeto Linux + Aplicativos Windows
« Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2013, 08:35 »
Boa noite,
estou iniciando um projeto na empresa a qual trabalho, tenho uma rede com 350 computadores, destes 290 são desktops e gostaria de migrar estes 290 computadores para a plataforma linux ubuntu. Estou iniciando, estudando o sistema operacional, sou adepto do software livre, por isto esta decisão de migração. Tenho o aval da diretoria para tal, mas me deparei com alguns problemas que para mim já era previsto, mas como disse estou iniciando, vou precisar da ajuda de vocês.
Toda a nossa solução foi desenvolvida para a plataforma windows, pergunta.:

Existe mesmo que remota a possibilidade de usar aplicações desenvolvidas para windows no ubuntu ?

Se puderem me retornar agradeço desde já...

Saudações,

Lucianor

Se existe, existe sim. Utilizando Wine, é possível rodar um monte aplicativos Windows no Ubuntu.

O Wine é capaz de "similar" aplicativos Windows no Linux. Internamente, é como se o Wine criasse uma mini-instalação do Windows, com as bibliotecas DLL mais básicas que o sistema precisa para funcionar. A propósito, as DLLs inclusas no Wine foram desenvolvidas via engenharia reversa, ou seja, os próprios programadores estudaram como as bibliotecas originais se comportavam, e reproduziram algo similar. Como resultado, boa parte das aplicações Windows, dadas como mais simples, conseguem ser executadas com praticamente mesmo nível de desempenho quando comparado ao Windows.

Alguns deles funcionam muito bem, tal como no SO da Microsoft. Outras não vão funcionar de cara, exigindo que você troque algumas DLLs do próprio Wine pelas nativas do Windows (processo que não é possível para todas elas). Outras vão exigir que você instale pacotes de bibliotecas como o Visual Basic Runtime 6 (vbrun6), Microsoft Dot Net 4 (dotnet4), etc. E como tal, algumas delas poderão ter perda de desempenho variando de 10 a 30% em relação ao original (sobretudo para jogos).

Isso sem falar nos eventuais bugs que você poderá ter, dependendo da aplicação. Alguns recursos ainda não são "simulados" com perfeição no Wine, de modo que instabilidades poderão ocorrer nas aplicações. Exemplo disso são aplicações Desktop (feitas em Delphi, ou em uma versão antiga do Microsoft Visual Studio) que utilizam de recursos de banco de dados provindos de DLLs específicas do Windows para conectar-se em bancos Firebird local ou via rede. Além de ser preciso inserir DLLs externos, ainda será preciso realizar 'n' passos para a aplicação funcionar. Isso sem falar na perda de desempenho.

Dependendo do programa que você esteja querendo executar, acho que vai ser só testando mesmo para você saber se vão funcionar ou não. Se a aplicação for conhecida e popular na Internet, pelo menos você pode pesquisar na base de dados do Wine AppDB. Caso contrário (aplicações do governo brasileiro), aí vai ser na base da sorte, e de um monte de 'tentativas e erro'.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 13:14 por Solid One »