Autor Tópico: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?  (Lida 8531 vezes)

Offline rodrigo.dm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Online: 01 de Dezembro de 2007, 13:33 »
Pessoal, estou precisando da ajuda de vocês. Instalei o Ubuntu 7.10. Tudo beleza. Só que está acontecendo um problema estranho. Quando abro algumas páginas no Firefox ou quando abro alguns aplicativos, a janela do aplicativo fica cinza e trava. Depois de uma tempo, volta a funcionar, mas a tela continua cinza. Alguém sabe como corrigir isto ?

Muito Obrigado

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2007, 14:40 »
rodrigo.dm, estou com um problema parecido. Eu instalo o sistema tudo bonitinho mas depois de uns 5 minutos rodando as paginas do firefox ficam pretas e logo depois trava o sistema insteiro, ai é so no reset, mas quando reinicio é um problema atráz do outro

quem tiver alguma dica ficaremos grato.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline belinelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
    • Belinex Symbian Freeware
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:39 »
Aqui acontece isso tambem, mas fica escuro como se fosse aquelas fotos preto e branco, e só o firefox fica travado, ai é coisa rapida e volta ao normal...
Acho que é coisa do Compiz mesmo, pois acho que quando eu estava com o Ubuntu 7.04 não dava isso, mesmo com Beryl instalado...
Pelo que percebi até agora, não me lembro ao certo, mas isso acontece depois que eu instalo o driver de video da nvidia, pelo Envy, ai acho que deve ativar alguma coisa do Compiz...

PS: Eu não instalei o Advanced Desktop Effects Settings.

Estranho...
Belinex Symbian Freeware
http://belinex.wordpress.com

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2007, 22:18 »
Aqui acontece isso tambem, mas fica escuro como se fosse aquelas fotos preto e branco, e só o firefox fica travado, ai é coisa rapida e volta ao normal...
(...)
Estranho...

belinelli, isso acontece às vezes comigo, mas não é sempre. acho que ocorre em uma frequencia de 1 vez por semana, considerando o horario comercial apenas. contigo é mais freqüente?

PS: Eu não instalei o Advanced Desktop Effects Settings.

no meu caso é o inverso: no pc em que instalei o Advanced Desktop Effects Settings é que isso ocorre. no outro, que é mais limitado, no quesito hardware, nao percebo esse bug.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline belinelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
    • Belinex Symbian Freeware
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2007, 01:17 »
Aqui acontece isso tambem, mas fica escuro como se fosse aquelas fotos preto e branco, e só o firefox fica travado, ai é coisa rapida e volta ao normal...
(...)
Estranho...

belinelli, isso acontece às vezes comigo, mas não é sempre. acho que ocorre em uma frequencia de 1 vez por semana, considerando o horario comercial apenas. contigo é mais freqüente?

PS: Eu não instalei o Advanced Desktop Effects Settings.

no meu caso é o inverso: no pc em que instalei o Advanced Desktop Effects Settings é que isso ocorre. no outro, que é mais limitado, no quesito hardware, nao percebo esse bug.

[ ]s

É.. não é tão frequente....
To fazendo um teste aqui, e parece que o problema ta no Java... No Firefox eu desabilitei o item Permitir Java, e parece que não esta mais ocorrendo isso... Ta instalado o Java 1.6 aqui... depois vou instalar o 1.5 aqui pra ver se resolve...

No caso do Advanced Desktop Effects Settings, instalado ou não da na mesma aqui...

Faz esse teste do Java ai tambem...

Belinex Symbian Freeware
http://belinex.wordpress.com

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2007, 10:15 »

Faz esse teste do Java ai tambem...


engraçado, pode ser o Java sim, pois o o em que desabilitei o suporte a Java isso nao ocorreu em momento nenhum, ao passo de que no outro em que nao mexi no default reparei esse pormenor umas 3 vezes já

ja desabilitei o java no outro o pra ver se resolve tbm. obrigado, belinelli

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2007, 12:33 »
Pessoal,

isso é absolutamente normal.

Todos os browsers - IE7, Opera, Firefox, Safari e konqueror - dão pequenas "travadinhas" quando levam o sistema ao limite abrindo alguma página. Isso pode ocorrer quando você está abrindo alguma página com AJAX, Java, Flash ou mesmo quando há muitas abas abertas. A questão é que o processador ou a memória foram ao limite e o programa dá uma pequena pausa enquanto o sistema volta ao funcionamento normal.

Esta tela cinza é apenas um modo de mostrar que o browser deu uma pequena travada.


Repito: Estas "travadinhas" acontecem com todos os browser e em todos os SO's. Isso não é um bug.  

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2007, 13:24 »

Esta tela cinza é apenas um modo de mostrar que o browser deu uma pequena travada.


sim, claro, gabriel, o problema é que se mantém cinza, e o aplicativo continua a funcionar normalmente, porém cinza  :-\

detalhe: calculei que a travada, antes de manter cinza, era de mais ou menos de 10 segundos, fui no terminal e utilizei:

Código: [Selecionar]
sudo top
para 10 segundos e, nesse intervalo, não lotou nem minha Ram nem minha Swap. como ocorre ocasionalmente, não tem como postar aqui os numeros pra vcs

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2007, 13:29 »
Vou dar um "chute" aqui...já olharam a Proteção de Tela?...o tempo e se está em aleatória?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2007, 13:33 »
Vou dar um "chute" aqui...já olharam a Proteção de Tela?...o tempo e se está em aleatória?

hehe na trave, a minha está desabilitada!  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline belinelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
    • Belinex Symbian Freeware
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2007, 14:42 »
sim, claro, gabriel, o problema é que se mantém cinza, e o aplicativo continua a funcionar normalmente, porém cinza  :-\

É parace que isso é coisa do java mesmo, não acorreu mais isso comigo...
Mas o caso aqui comigo, ficava cinza e voltava ao normal. Esse negocio de voltar ao normal e continuar cinza, acho que aconteceu rara vezes...
Belinex Symbian Freeware
http://belinex.wordpress.com

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2007, 15:10 »
sim, claro, gabriel, o problema é que se mantém cinza, e o aplicativo continua a funcionar normalmente, porém cinza  :-\

É parace que isso é coisa do java mesmo, não acorreu mais isso comigo...
Mas o caso aqui comigo, ficava cinza e voltava ao normal. Esse negocio de voltar ao normal e continuar cinza, acho que aconteceu rara vezes...

entao, se fica cinza e volta ao normal, tu nao tem problema  ;) se mantiver cinza é o bug  >:(

abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2007, 15:30 »
acho q as telas ficam cinzas quando o programa nao responte, isso acontece sempre q faço uma busca no synaptic, é uma coisa boa pois informa q o programa nao estar respondendo de forma bem metaforica. mas se nao voltar ao normal ou se o programa responde e continua cinza ai é pau. ahhhh, meu firefox só trava (as vezes) quando estou vendo videos no youtube.
; Linux is almost there!

Offline rodrigo.dm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2007, 07:50 »
Engraçado.... no meu caso, que tem o Java instalado, em alguns sites dá a travadinha, a janela do firefox fica cinza, depois volta ao normal com cores. Mas já em outras páginas, depois que destrava a janela continua em tom cinza..... Quando abro uma VM no vmware, também, dá um travada e volta a funcionar mas com a tela também acizentada..... como o vmware não utiliza o Java (penso eu), então o problema deve ser no compiz mesmo...

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Janelas ficam escuras ... Será problema com o Compiz Fusion ?
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2007, 08:48 »
então o problema deve ser no compiz mesmo...

eu penso que a maioria dos bugs que o ubuntu vem enfrentando é relacionado ao compiz-fusion, inserido prematuramente no SO, gerando contradição com a filosofia da distro, que é a estabilidade do sistema. tanto é que o fedora veio sem o fusion (apenas o compiz, tal qual o feisty era) e não está nem um pouco bugado

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)