Autor Tópico: Decisão da justiça pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasileiros  (Lida 5853 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Decisão de uma juíza pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasileiros?

Publicado em Seg, 2006-09-04 16:54

    “O blog da Sandra Carvalho publicou uma análise interessante, prevendo possíveis conseqüências, da decisão judicial que condenou na semana passada o dono de um blog brasileiro, devido ao conteúdo de comentários de usuários anônimos: 'Na blogosfera, importa tanto o que dizem os blogueiros quanto os comentários de seus textos. É essa colaboração coletiva e transparente que torna os blogs fascinantes. Isso quer dizer que os autores dos blogs são os responsáveis pelos comentários que outras pessoas escrevem? A juíza Ana Paula de Carvalho, de São José dos Campos, acha que sim, e por isso acaba de desferir um golpe contra a liberdade de expressão na internet. Ela condenou o blog Imprensa Marrom por afirmações feitas num comentário, publicado automaticamente, contra um empresário do setor de RH. O Imprensa Marrom terá de pagar 3.500 de indenização por danos morais a ele.'
     
    Adiante, ela continua: 'O problema é atribuir aos blogs a responsabilidade pelos comentários de terceiros, que eles não fizeram e nem endossaram através de moderação. Se a moda pega, como os blogs tendem a reagir para evitar processos? Quem puder vai moderar os comentários. Isso signfica gente a postos 24 por 7 ou um delay de horas ou dias para a publicação dos comentários. Quem não puder bancar esse esforço vai simplesmente acabar com a possibilidade de comentários – exatamente como o Imprensa Marrom fez. Isso é, os blogs vão deixar de ser blogs para serem os monólogos chatos de sempre.'

    Se o BR-Linux fosse meu, eu cortaria os comentários anônimos ainda hoje...”

A nota foi enviada por André Cruz, que acrescentou este link ( http://info.abril.com.br/blog/sandra/20060904_listar.shtml ) da fonte para maiores detalhes.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Decisão da justiça pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasile
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2006, 22:24 »
O caso é sério!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Decisão da justiça pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasile
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2006, 23:17 »
Não vou comentar este post para preservar minha liberdade e patrimônio.

Offline cybertraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Decisão da justiça pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasile
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2006, 23:19 »
Que decisão ridícula! Então se eu tenho um muro em minha casa e alguém pichar o meu muro colocando ofensar contra o meu vizinho, eu devo pagar indenizações para meu vizinho?! Patético! Esta decisão precisa ser contestada! Lamentável que uma pessoa com uma visão tão fechada e parcial tenha conseguido se formar em direito, passar na prova da OAB e ter passado em concurso público para ser juíza!

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Só falta ela atacar os fóruns. Lamentável...

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Decisão da justiça pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasile
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2006, 06:11 »
Não quero defender a decisão da juíza mas tambem convem perceber que legalmente a questão não é assim tão clara.
Se eu disponibilizo um meio das outras pessoas cometerem um crime posso no minimo ser considerado cumplice, mas tudo depende do contexto, seria necessário investigar se o autor do blog teve ou não intencionalidade/responsabilidade na utilização do blog contra outras pessoas/empresas fora do que é permitido por lei.
Eu não estou a dizer que a juiza tem razão e que o blogger é culpa, estou apenas a dizer que não podemos concluir que está sendo ou não tirada a liberdade de expressão sem conhecer o caso mais detalhadamente.

Citar
Que decisão ridícula! Então se eu tenho um muro em minha casa e alguém pichar o meu muro colocando ofensar contra o meu vizinho, eu devo pagar indenizações para meu vizinho?! Patético! Esta decisão precisa ser contestada! Lamentável que uma pessoa com uma visão tão fechada e parcial tenha conseguido se formar em direito, passar na prova da OAB e ter passado em concurso público para ser juíza!
Se o seu vizinho tiver um muro com "A sua mãe é uma p..." você não vai processar ele ? O que ele(vizinho) pode/deve fazer é limpar ou tapar o muro, e eventualmente procesar o culpado (se souber quem é), ou você vai deixar seu vizinho bem calmo com o muro insultando a sua mãe ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Se o seu vizinho tiver um muro com "A sua mãe é uma p..." você não vai processar ele ? O que ele(vizinho) pode/deve fazer é limpar ou tapar o muro, e eventualmente procesar o culpado (se souber quem é), ou você vai deixar seu vizinho bem calmo com o muro insultando a sua mãe ?

Processar o pixador?
Pode cre, o cara pixa
"Sua mãe é uma....
Caso não tenha gostado do meu serviço ligue para 3333333 e converse comigo."
O_O
E de boa, o cara não é obrigado a apagar, se você se sente ofendido, você que apague!
Ou seja, na minha opinião, essa decisão tomada pela juiza foi bem escrota.
=D

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Decisão da justiça pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasile
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2006, 09:22 »
Citar
E de boa, o cara não é obrigado a apagar, se você se sente ofendido, você que apague!
Ou seja, na minha opinião, essa decisão tomada pela juiza foi bem escrota.
O muro é do vizinho, como é que você apagar ? Se a empresa que processou o blogger pudesse apagar aquele comentário anónimo teria apagado e não estaria agora em tribunal...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

boi

  • Visitante
A coisa é realmente séria, e infelizmente esse não é o único caso. Vejam o que está havendo com o Orkut, por exemplo. As pessoas não estão se dando conta disso, mas estamos caminhando para ser uma China ou uma Cuba em matéria de liberdade de expressão. Seria preciso que houvesse uma reação da sociedade contra isso, como houve no caso do Conselho Federal de Jornalismo, mas parece que a maior parte das pessoas é mesmo contra a liberdade de expressão e a favor da censura. A imprensa também está fazendo muito sensacionalismo, dando destaque exagerado a casos de pedofilia e tráfico de drogas na internet, e isso acaba influenciando a opinião das pessoas.

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Decisão da justiça pode ser o início do fim dos comentários em blogs brasile
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2006, 18:45 »
Citar
E de boa, o cara não é obrigado a apagar, se você se sente ofendido, você que apague!
Ou seja, na minha opinião, essa decisão tomada pela juiza foi bem escrota.
O muro é do vizinho, como é que você apagar ? Se a empresa que processou o blogger pudesse apagar aquele comentário anónimo teria apagado e não estaria agora em tribunal...

É só chegar e falar
"Cara, poderia apagar isso do muro?"
Ai tenho certeza que a pessoa concordaria, no máximo ela poderia falar
"Não tenho dinheiro, se você pagar a tinta, não tem problemas"
E tudo isso se resolveu com poucas palavras.
=D
O que um simples e-mail não faria né.
Mas qual a graça de mandar um e-mail e não ver ninguem se ferrar?
O legal é ver o outro se ferrando.
Nós somos assim:
"Quando a coisa não é comigo, dane-se, mas quando é..."
Estamos cheios de ignorancias, por isso esquecemos o jeito mais fácil.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2006, 18:48 por Kwezer »