Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - serraemeira

Páginas: [1] 2 3 ... 6
1
Café com Ubuntu / Re: Skype 2.1 (Beta) para Linux disponível
« Online: 02 de Setembro de 2009, 16:17 »
Legendário,

Experimente iniciar o skype com preload: vá no terminal (shell) e digite "LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype", sem as aspas. Depois teste sua câmera. Descobri que a minha cam, que utiliza o drive gspca, só funciona assim. E sei que tem outras também nessa situação. Se tudo der ok, sugiro a seguinte correção permanente do problema:

a)Terminal: # mv /usr/bin/skype /usr/bin/skype.real

b)Criar o script /usr/bin/skype com o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh
LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype.real
exit 0

c)Dar permissão de executável ao script

Abraço!

2
Uso o kopete

3
Notícias / Re: ::Projeto proíbe venda casada de hardware e software::
« Online: 29 de Abril de 2009, 20:12 »
Apoiada!

4
Café com Ubuntu / Ondulações ou Faixas Horizontais no Monitor (Tela)
« Online: 09 de Abril de 2009, 00:09 »
Prezados,

Meu monitor vinha apresentando faixas ou ondas horizontais se deslocando de cima para baixo ( ou o contrário) na tela a um bom tempo. O problema ocorria de forma intermitente, o que me fez hipotetizar várias causas para a situação: vista cansada, má qualidade da placa de vídeo (SIS), aquecimento do aparelho após longo período ligado, mal contato de cabos, incorreta frequência de atualização vertical ou horizontal no X11/XOrg etc.

Por fim, hoje consegui descobrir o real motivo desse comportamento estranho do monitor. Aliás é um SAMSUNG SyncMaster 732N. Após acompanhar interessantes discussões no fórum do Clube do Hardware a respeito da completa INUTILIDADE dos estabilizadores vendidos no mercado brasileiro, sem falar num outro post em que outras pessoas relatavam o mesmíssimo problema que o meu, descobri o problema: ELETRICIDADE!

É isso mesmo! Ao que parece, a qualidade da corrente elétrica que chega aos monitores influencia na qualidade de imagem. Segundo o relato de outras pessoas, há situações em que aparelhos ligados perto do monitor também podem causar algum tipo de interferência.

Por isso, liguei meu monitor diretão na tomada, isso mesmo, direto na tomada e o problema acabou instantaneamente. E graças ao link abaixo, coloquei o monitor sem receio na tomada, uma vez que com ou sem estabilizador não faria diferença alguma. Em breve, é claro, irei adquirir um bom filtro de linha...

Link sobre estabilizadores: http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

serraemeira

5
Olá Régis,

Como você não foi muito claro, estou supondo que você está rodando o Ubuntu Intrepid 8.10 e tentando instalar o Blender a partir do código-fonte. Se for isso, há uma maneira mais fácil de instalar a versão mais atual do Blender.

Basta ir ao site GetDeb e baixar o arquivo .deb referente ao blender. Em seguida basta clicar no arquivo baixado para iniciar a instalação.

http://www.getdeb.net/app/Blender

Obs: o link acima é para o Ubuntu Intrepid 8.10 32bits ou 64bits. Caso vc esteja usando outra versão do Ubuntu, procure a respectiva versão para ela no próprio site GetDEb.

6
Café com Ubuntu / Re: Strata, tema para o firefox 3 beta 5
« Online: 02 de Abril de 2009, 15:57 »
Belos temas,

Obrigado!

7
Café com Ubuntu / Re: nao sei o que instalar
« Online: 29 de MAR?O de 2009, 23:05 »
Eu ia de Puppy Linux...

http://www.puppylinux.org

8
Olá pessoal,

Uma amiga de faculdade, insatisfeita com a lentidão do Vista, me pediu para instalar o Ubuntu em seu notebook de 512 RAM + webcam integrada + wireless. Gostaria de configurar o Ubuntu para ela de forma que ela pudesse se conectar a redes wireless sem complicações, bem como utilizar a webcam em aplicativos como Skype, Flash etc. Eis que surge a minha dúvida: qual versão do Ubuntu instalar, 8.10 ou 8.04?

Considerando que a webcam dela certamente utiliza o driver GSPCA, no 8.04 seria muito fácil para ela utilizar a webcam. Em compensação, é sabido que o driver GSPCA tem tido problemas no 8.10, já que aplicativos como o Skype ainda não estão preparados para utilizar o driver integrado ao kernel.

Por outro lado, considerando a conectividade wireless, no 8.10 seria bem mais fácil para ela conectar a redes wireless domésticas, da faculdades etc, visto que ele conta com o novo network manager (versão 0.7) e melhor reconhecimento de cartões wireless. Nesse quesito, creio que o 8.04 não apresentaria facilidades para ela.

E então pessoal? O que fazer? Preciso da ajuda de vocês. Sou usuário iniciante e a minha amiga não conhece nada de linux, por isso, se eu entregasse o Ubuntu pra ela rodando perfeitinho, creio que teríamos mais um Ubuntu user feliz da vida.

Desde já, agradeço as respostas...

serraemeira

9
Café com Ubuntu / Re: guia do bolso do ubuntu em inglês (pdf)
« Online: 02 de MAR?O de 2009, 00:38 »
Muito obrigado Carioca!

10
Café com Ubuntu / Re: usuários por país
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:31 »
Esse é um site que conta somente os usuários que fazem registro no mesmo. Por isso, é interessante para saber proporções de usuários (por país, por exemplo), mas imagino que, em números absolutos, o site tem cadastrado somente uma pequena parcela de usuários de linux espalhados pelo mundo a fora...

serraemeira

11
Café com Ubuntu / Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:36 »
Sidux?

12
Anúncios Administrativos / Re: Novo moderador: Felix
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:21 »
Parabéns!!!

13
Café com Ubuntu / Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:08 »
Citar
Peço desculpas pessoALL, mas acho q o debian ta longe de ser uma plataforma desktop, baixei por curiosidade, longe de ser amigavel, a instalaçao é difícil e falha, tem q ser expert pra ser funcional, wireless, mouse e teclado usb, webcam, nem pensar, é difícil funcionar, dentre alguns outros hardwares, imagine configurar, isso pq tenho algum conhecimento,  nao entendo como uma distro q passa mais de dois anos pra ser "estável", tem mais bugs q seus derivados, tipo ubuntu, resulinux, entre outros, na minha opiniao, lamentável, tende a se aposentar mesmo, pq dos pais, nascem os filhos e dos filhos, descendentes, cada vez vez mais capacitados e inteligentes, não nego a descendência, muito aprendi com meus pais, mas na informática, tudo tende a evoluir, e no meu caso, na inteligencia referente aos meus genitores, idem.

Joseph,

Seu comentário é válido, mas gostaria de fazer algumas observações.

Realmente o Debian não é muito aconselhável para desktops na mão de usuários inexperientes. Há que se ter certo conhecimento na instalação de aplicativos, configurações do sistema, adição de repositórios etc. Mas nada que exija um conhecimento expert, visto que até mesmo o Ubuntu em suas versões anteriores mais recentes exigia as mesmas configurações que hoje são necessárias para deixar o Lenny a ponto de bala: escrita em partições NTFS, configuração manual de drivers de vídeo 3D, adição de repositórios extras para a execução de formatos proprietários etc. E ainda assim muitos o faziam... Vale a pena ressaltar também que, apesar do foco em servidores do Projeto Debian, tem ganhado espaço o subprojeto Debian Desktop que visa facilitar a utilização dessa distro em desktops. 

Com relação ao reconhecimento de hardware, lhe dou toda a razão. Quem quiser utilizar hardware mais moderno no Debian é bom preparar-se para ter dores de cabeça. Mas isso já era de se esperar de um projeto extremamente conservador na adoção de pacotes mais novos, o que inclui as versões mais novas do kernel Linux e, consequentemente, o péssimo reconhecimento de hardware de ponta. Nesse sentido, vale ressaltar os esforços do projeto em reconhecer novos hardware, já que estão previstas atualizações de kernel em cada versão estable do Debian daqui em diante, assim como ocorreu com o Debian Etch e também irá acontecer com o Lenny, Squeeze etc. O Debian pode ser péssimo para reconhecer os hardwares mais novos, mas merece o respeito por reconhecer 11 arquiteturas de hardware.

Também concordo com você que a instalação do Debian é mais difícil que a do Ubuntu, mas afirmar que ela é falha pode ser um equívoco. Certamente, as dificuldades que você encontrou devem-se mais ao reconhecimento de hardware durante a instalação do que ao instalador propriamente dito, o qual é bem claro em suas opções e muitíssimo estável. Ah, e por falar em utilização do Debian em desktops, saiba que o Lenny é a primeira versão stable do Debian a trazer um instalador gráfico, o que, sem dúvida, é um avanço rumo aos desktops. 

Por último, você afirmou que o Debian Stable estaria trazendo maior número de bugs que as recentes versões do Ubuntu. Bem, pode até ser que você esteja certo, mas gostaria de saber as fontes para tal afirmação. Há que se levar em consideração que os repositórios do Debian Stable Lenny contam com um número de pacotes superior aos repositórios do Ubuntu Hardy Heron, o que poderia ser, quem sabe, uma justificativa para o maior número de bugs, correto?

Fontes: http://blogs.koolwal.net/2008/12/19/counting-number-of-packages-under-debian-linux/
           Pacotes no Ubuntu Hardy Heron: em torno de 25 mil com todos os repositórios ativados  (basta abrir o Synaptic e conferir)
           

Grande abraço,

Viva o Debian, o Ubuntu e toda a família...rs.

Ah, gostei da comparação que você fez sobre evolução tecnológica e evolução da inteligência humana...

serraemeira


14
Café com Ubuntu / Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:18 »
E o ótimo site ( http://www.howtoforge.com/howtos/desktop )de tutoriais também deve trazer um tutorial para o Lenny dentro de alguns dias...

serraemeira

15
Café com Ubuntu / Re: Lançado Debian GNU/Linux 5.0 "Lenny"
« Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:16 »
Pra quem está pensando em testar o Debian Lenny, aí vai esse ótimo tutorial de instalação e configuração:

http://www.guiadohardware.net/dicas/debian-lenny-desktop.html

Dêem também uma olhada no wiki, que traz boas innformações..

serraemeira

Páginas: [1] 2 3 ... 6