Autor Tópico: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)  (Lida 18576 vezes)

Offline vfarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Online: 16 de MAR?O de 2008, 10:04 »
Pesquisando vários sites da internet observei que existe uma dúvida recorrente entre os iniciantes do Ubuntu 7.10: como alterar um ícone da área de trabalho do Gnome (muitos postam "alterar ícone na área de trabalho do Ubuntu" o que não é correto). Eu também tive esse problema mas fucei um pouco e consegui resolvê-lo. O KDE é mais objetivo. O problema é que muitos usuários que se dispõem a ajudar são muito econômicos nas palavras e o iniciante se perde facilmente. Quando pesquisei o forum do Kurumin também passei por essas situações. Precisamos mudar essa mentalidade. Mas vamos lá.

Clicar com o botão direito do mouse no ícone desejado, da área de trabalho -> Clicar em Propriedades -> 
Na tela Propriedades clicar no ícone que fica à esquerda do nome do programa -> Na próxima tela, clicar na pasta "pixmaps", que fica na lista da esquerda. Na lista de programas, à direita, dar duplo clique no nome do programa -> Selecionar individualmente as opções apresentadas por padrão e escolher a desejada. Não testei mas acredito ser possível colocar outros ícones na pasta /usr/share/pixmaps.

Offline alfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2008, 23:43 »
Pesquisando vários sites da internet observei que existe uma dúvida recorrente entre os iniciantes do Ubuntu 7.10: como alterar um ícone da área de trabalho do Gnome (muitos postam "alterar ícone na área de trabalho do Ubuntu" o que não é correto). Eu também tive esse problema mas fucei um pouco e consegui resolvê-lo. O KDE é mais objetivo. O problema é que muitos usuários que se dispõem a ajudar são muito econômicos nas palavras e o iniciante se perde facilmente. Quando pesquisei o forum do Kurumin também passei por essas situações. Precisamos mudar essa mentalidade. Mas vamos lá.

Clicar com o botão direito do mouse no ícone desejado, da área de trabalho -> Clicar em Propriedades -> 
Na tela Propriedades clicar no ícone que fica à esquerda do nome do programa -> Na próxima tela, clicar na pasta "pixmaps", que fica na lista da esquerda. Na lista de programas, à direita, dar duplo clique no nome do programa -> Selecionar individualmente as opções apresentadas por padrão e escolher a desejada. Não testei mas acredito ser possível colocar outros ícones na pasta /usr/share/pixmaps.


Cara foi a melhor explicação qaue ví até hoje... Parabéns para vc é pouco....

Offline renewirt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2008, 12:56 »
Parabéns disse tudo e explicou demais.

Offline xlipesousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2008, 21:21 »
Se todos que se propusessem a ajudar os iniciantes explicassem tão bem assim a adesão ao LINUX seria em massa...tenho certeza. Parabéns!

Offline maraceron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2009, 22:15 »
CARA, você "É O CARA" !!!!

Fazia um tempão que eu estava querendo trocar os ícones e hoje me deparo com a sua orientação, que tornou tudo MUITO FÁCIL !!!!!!
MUITÍSSIMO OBRIGADA!!!!!!!

Offline mteixeirasp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2009, 00:29 »
Pesquisando vários sites da internet observei que existe uma dúvida recorrente entre os iniciantes do Ubuntu 7.10: como alterar um ícone da área de trabalho do Gnome (muitos postam "alterar ícone na área de trabalho do Ubuntu" o que não é correto). Eu também tive esse problema mas fucei um pouco e consegui resolvê-lo. O KDE é mais objetivo. O problema é que muitos usuários que se dispõem a ajudar são muito econômicos nas palavras e o iniciante se perde facilmente. Quando pesquisei o forum do Kurumin também passei por essas situações. Precisamos mudar essa mentalidade. Mas vamos lá.

Clicar com o botão direito do mouse no ícone desejado, da área de trabalho -> Clicar em Propriedades -> 
Na tela Propriedades clicar no ícone que fica à esquerda do nome do programa -> Na próxima tela, clicar na pasta "pixmaps", que fica na lista da esquerda. Na lista de programas, à direita, dar duplo clique no nome do programa -> Selecionar individualmente as opções apresentadas por padrão e escolher a desejada. Não testei mas acredito ser possível colocar outros ícones na pasta /usr/share/pixmaps.


é possivel colocar qualquer imagem use o comando:
sudo nautilus

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2009, 10:34 »
Amigo, vc me poupou uma dorde cabeça danada, eu penei pra descobrir como fazer isso com ícones como 'meu computador' por exemplo, e só descobri hj graças a vc.
Sei que o post é antigo mas ajudou demais.
Não pude deixar de agradecer.
Valeu.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Alterar ícone na área de trabalho do Gnome (ubuntu 7.10)
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2009, 11:53 »
Com mil desculpas, mas putz quando você clica em propriedades do ícone, você logo percebe que o ícone é clicável, e como tenho dito aqui anteriormente, e continuo dizendo leiam a documentação tem tudo lá traduzido, o procedimento é o mesmo desde o gnome-0.XX.
uma pequena nota minha, não tem necessidade de colocar mais ícones em /usr/share/pixmaps no diálogo de seleção do ícone, tem uma barra de endereços que você pode indicar qualquer diretório que contenha ícones.
http://library.gnome.org/users/user-guide/stable/nautilus-icon.html.pt_BR
Eis os tópicos referente no guia.
Citar
Propriedades do item

    * Guia do Usuário do GNOME
    * Trabalhando com Arquivos

A janela de Propriedades mostra algumas informações sobre qualquer arquivo, pasta, ou qualquer outro item no gerenciador de arquivo. Com esta janela, você também pode fazer o seguinte:

    * Alterar o ícone para um item: veja a Seção 6.8.2 ― Alterando o ícone de um arquivo ou pasta.
    * Adicionar ou remover emblemas para um item: veja a Seção 6.8.3 ― Adicionando um emblema para um arquivo ou pasta.
    * Alterar as permissões de arquivo UNIX para um item: veja a Seção 6.6.16 ― Alterando permissões.
    * Escolher o aplicativo usado para abrir um item e outros do mesmo tipo.
    * Adicionar notas a um item: veja a Seção 6.6.17.1 ― Adicionar uma nota usando o diálogo de propriedades.

Para abrir a janela de propriedades de um item, execute os seguintes passos:

   1.

      Selecione o item cujas propriedades você quer examinar ou mudar. Se você selecionar mais de um item, a janela de propriedades irá mostrar as propriedades que todos os itens selecionados possuem em comum.
   2.

      Faça um dos seguintes:
          * Escolha Arquivo ▸ Propriedades.
          * Clique botão direito no item selecionado e escolha Propriedades.
          * Pressione Alt+Enter.


Eis a seção 6.8.2

Citar
Alterando o ícone de um arquivo ou pasta

    * Guia do Usuário do GNOME
    * Trabalhando com Arquivos
    * Modificando a Aparência de Arquivos e Pastas

Para alterar o ícone que representa um determinado arquivo ou pasta, execute os seguintes passos:

   1. Selecione o arquivo que você deseja alterar.
   2. Escolha Arquivo ▸ Propriedades. A janela de propriedades para o item será exibida.
   3. Na seção da aba Básico, clique no Ícone atual. Um diálogo Selecionar Ícone Personalizado será exibido.
   4. Use o diálogo Selecionar ícone personalizado para escolher o ícone para representar o arquivo ou pasta.
   5. Clique em Fechar para fechar o diálogo de propriedades.

Para restaurar o ícone padrão, selecione o arquivo ou pasta, escolha Arquivo ▸ Propriedades. Clique no botão Ícone e na caixa de diálogo Selecione ícone personalizado, clique em Reverter.

Note que este procedimento é descrito com se você estivesse alterando o ícone à partir de uma janela do nautilus.
sua área de trabalho nada mais é que um diretório chamado Desktop, que fica localizado em seu /home
acho que mais explicado que no próprio guia do usuário é difícil ;-)
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 12:10 por Xterminator »