Autor Tópico: Windows7 eliminou boot do Ubuntu 9.10 (Resolvido)  (Lida 3149 vezes)

Offline JoeLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Windows7 eliminou boot do Ubuntu 9.10 (Resolvido)
« Online: 11 de Janeiro de 2010, 08:03 »
Até ontem eu tinha 2 discos separados, sendo um para o Windows XP e outro para o Ubuntu. Tudo funcionava às mil maravilhas até que ontem decidi colocar um terceiro disco e instalei o Windows7.  
O windows 7, como já era de se esperar, não respeitou o Ubuntu e eliminou o menu de inicialização do Ubuntu e agora ao dar o boot, caio direto no menu de inicialização do Windows 7 que oferece somente duas opções:

  - Windows 7
  - Outros sistemas Windows  

Logico que na opção de "outros sistemas operacionais" você só vai achar o Windows XP.
Eu não quero instalar novamente o Ubuntu em cima do antigo porque não quero perder tudo que já instalei até hoje no Ubuntu.
Existe alguma maneira de a partir do CD do Ubuntu, sem instalar tudo de novo, eu recuperar o menu de boot agora incluindo os 3 sistemas operacionais?

obrigado,
JoeLinux
« Última modificação: 15 de Novembro de 2010, 18:23 por JoeLinux »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Windows7 eliminou boot do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2010, 08:11 »
Até ontem eu tinha 2 discos separados, sendo um para o Windows XP e outro para o Ubuntu. Tudo funcionava às mil maravilhas até que ontem decidi colocar um terceiro disco e instalei o Windows7.   
O windows 7, como já era de se esperar, não respeitou o Ubuntu e eliminou o menu de inicialização do Ubuntu e agora ao dar o boot, caio direto no menu de inicialização do Windows 7 que oferece somente duas opções:

  - Windows 7
  - Outros sistemas operacionais 

Logico que na opção de "outros sistemas operacionais" você só vai achar o Windows XP.
Eu não quero instalar novamente o Ubuntu em cima do antigo porque não quero perder tudo que já instalei até hoje no Ubuntu.
Existe alguma maneira de a partir do CD do Ubuntu, sem instalar tudo de novo, eu recuperar o menu de boot agora incluindo os 3 sistemas operacionais?

obrigado,
JoeLinux

Tenta isso aqui Recuperar o Grub do seu Ubuntu
Posta ai se der certo ou não  ;D

Offline JoeLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Windows7 eliminou boot do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2010, 13:05 »
Andresson, obrigado pela dica.  minha partição Linux é sda3.  Tentei o comando, mas tive o seguinte resultado: 

ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda3
grub-setup: warn: Attempting to install GRUB to a partition instead of the MBR.  This is a BAD idea.
grub-setup: warn: Embedding is not possible.  GRUB can only be installed in this setup by using blocklists.  However, blocklists are UNRELIABLE and its use is discouraged.
grub-setup: error: Cannot read `/grub/core.img' correctly
ubuntu@ubuntu:~$

 Onde errei?
JoeLinux

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Windows7 eliminou boot do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2010, 14:09 »
Essa dica comigo nunca falhou:

Inicialize por um Live CD do Ubuntu e executando os comandos abaixo em um terminal.

Código: [Selecionar]
sudo grub
Será aberto então o console de comandos do Grub exibindo o prompt grub>. Prossiga executando um-a-um os demais comandos abaixo no mesmo.

Código: [Selecionar]
find /boot/grub/stage1
Código: [Selecionar]
root (hdX,Y)
Onde (hdX,Y) deve ser substituído pelo que aparece na saída do comando anteriormente executado, como (hd0,1) por exemplo:

Código: [Selecionar]
setup (hd0)
Código: [Selecionar]
quit
Reinicie o seu computador.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline genin10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Windows7 eliminou boot do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2010, 14:46 »

Offline amoura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Windows7 eliminou boot do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2010, 18:25 »
Boa noite a todos.
Comprei um Notebook Philco PHN-15008 Intel Core 2 Duo 15" 2.10GHz 4GB 320GB com Mandriva instalado.
Retirei o Mandriva, coloquei o Windows 7 Ultimate 32 bits. Eu tenho o Ubuntu no meu PC e gostaria de te-lo também no notebok, eu instalo o Ubuntu 8.10 no Windows mesmo e quando reinicio não aparece o dual boot igual ao PC.
Gostaria de pedir a ajuda de como fazer funcionar o dual boot também no notebook.
Desde já agradeço a ajuda.
Obrigado.
Alexandre.

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Windows7 eliminou boot do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2010, 18:53 »
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Esse tópico deve lhe ajudar.

@amoura,
Você instalou o Ubuntu 8.10, certo? Tente ver o tópico acima pra ver se é problema com o GRUB...

Senão, você reinstala o Ubuntu 8.10, mas, no último passo da instalação ele vai falar vários detalhes para você...

Essa é uma imagem...

Se você clicar no botão Avançado... você vai poder selecionar aonde quer colocar o GRUB... Selecione pra colocar o GRUB na MBR, ou algo assim... Eu não lembro muito bem e continue o processo de instalação.

Espero que isso ajude!

Offline JoeLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Windows7 eliminou boot do Ubuntu (Resolvido)
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2010, 21:26 »
Yesssssssssssss!!! Funcionou !!  
Meu problema está resolvido.  Agora meu micro voltou a dar boot pelo Menu do Grub Ubuntu 9.10, e posso escolher um dos meus 3 sistemas operacionais:  Ubuntu, Windows XP ou Windows7 !!!  
No final da brincadeira ficou assim:  Ao dar o boot, o Ubuntu oferece opções de boot para Ubuntu ou Windows (Loader).  Se você escolher Windows (Loader), abre-se um segundo menu do Windows onde você pode escolher entre Windows7 ou Windows XP.  Beleza!

A solução foi muito fácil usando a dica dada pelo Ucastrobr: (obrigado, Ucastrobr !  E obrigado aos outros colegas que deram outras sugestões, mas nem foi preciso.)

Ucastrobr, faltou apenas um detalhe no início da sua dica, pois o Live-CD não vem com o Grub:
Ou seja, depois que der o boot pelo live-CD do Ubuntu 9.10, deve-se entrar no terminal, e instalar o Grub com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install grub
Ao perguntar se deseja continuar, responder que sim e o Grub é baixado da internet e instalado.  Daí para a frente,   é só seguir a dica do Ucastrobr:

Obrigado e um abraço
JoeLinux

Essa dica comigo nunca falhou:




Código: [Selecionar]
sudo grub
Será aberto então o console de comandos do Grub exibindo o prompt grub>. Prossiga executando um-a-um os demais comandos abaixo no mesmo.

Código: [Selecionar]
find /boot/grub/stage1
Código: [Selecionar]
root (hdX,Y)
Onde (hdX,Y) deve ser substituído pelo que aparece na saída do comando anteriormente executado, como (hd0,1) por exemplo:

Código: [Selecionar]
setup (hd0)
Código: [Selecionar]
quit
Reinicie o seu computador.

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2010, 22:48 por JoeLinux »