Autor Tópico: Metodo seguro para redimencionar partições?  (Lida 2435 vezes)

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Metodo seguro para redimencionar partições?
« Online: 16 de Novembro de 2011, 13:01 »
Bom dia gente,

Me deparei com um situação onde preciso redimensionar a partição raiz do meu servidor para deixa-la com mais expaço. Desta forma gostaria de saber se existe qual o método mais rápido, fácil e seguro de fazer isso? Só um detalhe, utilizo cotas de disco nas partições!!

 
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Metodo seguro para redimencionar partições?
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2011, 13:37 »
O método mais seguro... nenhum, eu acho. Backup morreu de velho.

Eu nessa situação costumo usar um LiveCD com o programa GParted, que vai me permitir fazer o redimensionamento das partições de maneira razoavelmente segura (pelo menos até hoje nunca perdi um sistema nesse processo).

Algumas coisas que vc precisa ter em mente:

1. Vc só consegue mexer em partições que não estão montadas. Assim, a única forma de mexer na partição raiz é dando boot por outro meio --- daí o LiveCD que eu uso.

2. Diminuir partições é mole. Duro é aumentar, pois vc só pode aumentar a partição quando há espaço livre colado no final dela. Isso significa que se vc precisa aumentar uma partição que não é a última, vc precisa mover as outras partições pra ajustar o espaço livre. Isso pode ser muito, muito, muito demorado.

3. Se a partição for lógica, e o espaço livre estiver fora da partição extendida, é praticamente impossível recuperar o espaço. Nesse caso é mais fácil copiar as partições pra outro disco.

4. Você diz que precisa aumentar o espaço da partição raiz. Pq não faz diferente? Ao invés de mexer na partição raiz, pq não dividí-la? Vc não disse como seu sistema está particionado, mas sempre há alguma coisa que pode ser movida. As pastas mais apropriadas pra virarem partições separadas são a /var, /opt, /home, /usr, /tmp e /boot. Algumas, no entanto, não podem ficar em partição separada. P.ex. /etc, /dev, /bin, /proc e /sys.

Se usar esta opção, as novas partições terão que ser configuradas quanto às quotas. Do contrário, como as cotas dos usuários são absolutas, não deve ter diferença no funcionamento após o redimensionamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: Metodo seguro para redimencionar partições?
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2011, 09:30 »
Já havia pensado em todas essas possibilidades, só queria uma confirmação pra saber se eu estava no rumo certo.
valeu a dica.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas