Autor Tópico: servidor dhcp com 4 placas de rede  (Lida 1855 vezes)

Offline Ubunterra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • A unica coisa que realmente nos pertence é o saber
    • Ver perfil
servidor dhcp com 4 placas de rede
« Online: 13 de Setembro de 2011, 05:02 »
Primeiro peço desculpas se estiver no lugar errado.É a primeira vez que posto aqui, mas com o tempo vou aprender
e aposto que nao demora.
estou com uma duvida enorme aqui e gostaria que se possivél alguem me esclareça.
se eu configurar um servidor dhcp e quiser que mais de uma placa de rede faça essa função
como ficaria o arquivo /etc/default/dhcp3-server onde se faz a seguinte configuração:

interfaces="" onde aqui eu seto a placa de rede onde atendera as requisições de ips

como ficaria a configuração desse arquivo nessas condições?

desde ja agradeço e peço desculpas se eu estiver no lugar errado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor dhcp com 4 placas de rede
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2011, 09:48 »
Olá Ubunterra,

Cada placa de rede que esteja ativa deve estar numa rede diferente. E para cada rede ativa, você tem que criar uma declaração de "subnet" no arquivo de configuração do dhcpd.

Essa linha que vc citou no arquivo /etc/default/dhcp3-server serve pra você limitar as interfaces em que você vai servir dhcp. Se vc quer servir em algumas interfaces e não em outras, você vai retirar as interfaces que não devem ser servidas dessa lista. Mais ou menos assim:

interfaces="eth0 eth1 eth4"

Isso vai fazer com que o dhcpd sirva endereços nas interfaces eth0, eth1 e eth4, mas não vai servir nas interfaces eth2 e eth3.

Você vai usar isso quando a interface não tem endereço fixo --- por exemplo quando ela mesma recebe endereço por dhcp (e.g. conexão Virtua) --- ou quando simplesmente não tem endereço --- por exemplo quando ela trabalha com PPPoE (e.g. conexão ADSL).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: servidor dhcp com 4 placas de rede
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2011, 10:29 »
Movido para servidores para que tenha melhor visualização.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Ubunterra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • A unica coisa que realmente nos pertence é o saber
    • Ver perfil
Re: servidor dhcp com 4 placas de rede
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:00 »
vou fazer um teste aqui para ver se eu entendi
mas tambem to em duvida sobre a edição do arquivo
interfaces

no meu tenho uma linha assim: auto eth0 eth1 , tenho que colocar as placas
assim mesmo sucessivamente?



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor dhcp com 4 placas de rede
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2011, 18:27 »
Se você vai mesmo usar a configuração no arquivo interfaces, tanto pode colocar todas as interfaces na mesma linha ("auto eth0 eth1 eth2 eth3") como colocar uma interface por linha ("auto eth0"/"auto eth1"/"auto eth2"/etc).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D