Autor Tópico: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.  (Lida 8510 vezes)

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Online: 11 de Janeiro de 2012, 08:46 »
Olá pessoal, vou descrever abaixo minha situação e gostaria muito q vc's me ajudassem, ja procurei na net mas não achei nada de muito funcional, então achei melhor perguntar a quem Realmente entende de computador. Resumidamente:
-Um amigo meu me deu o PC dele pra eu mexer, O Pc ñ tava pegando, ele possui uma placa ASUS bem antiga, usa até aqueles Dip Switches(ñ mexi nissso), Com entrada de vídeo AGP, só entradas IDE, nenhuma SATA, Tinha 5 Gravadoras ligadas nela (so tinha uma q ñ tá pegando), e um HD de 160 GB(IDE) e um processador Atlom.
-Antes de tudo abri o PC e fiz uma limpeza nele, limpei Tudo. Depois disso fui ligar e não aparecia nem a bios e nem a imagem, nada.
-Pegeui o HD coloquei no meu PC e formatei ele, deixei com duas partições NTFS e sem sistema.
-No outro dia resolvi retirar a bateria da placa mãe e recoloquei, daí o PC deu vida! Aparecia a bios só não inicializou o sistema pq formatei o HD dele no meu computador. Daí pra tentar formatar deixei ligado só uma gravadora e o HD.
-Minha intenção era colocar o Ubuntu, mas como achei q ele podia ser pesado pra esse PC vou baixar o Lubuntu se houver solução e tentar instalar. Como o dono podia ñ gostar d Linux fui colocar o XP, só que ao tentar dar boot aparecia a mensagem: NO EMULATION. As vezes dava a mensagem de falha no BOOT em outras a mensagem para apertar uma tecla para o PC reiniciar.
-Tentei o ubuntu só q o meu é 64 bits aí ñ pega, tava tentando baixar um de 32 bits mas minha net ñ tá ajudando.
-Depois de mexer na bios pra lá e pra cá, depois de configurar jumpers(atualmente o HD está em uma entrada como MASTER e a gravadora em outra porta na placa mãe como Master tbém), tentar instalar por outras gravadoras, tentar rodar pelo menos o DVD do Seven, tentei rodar o Fedora, resetei de novo a bios, configurei a gravadora para dar boot, mudei de porta IDE e troquei o cabo, Quebrei a cabeça e nada!
-A única mensagem q me aparece agora é a seguinte: Ultra Bios100 is not instaled...(esqueci o resto)
-Tenho 90% de certeza q é na placa mãe onde está o problema e acho q vc's tbém pensam isso.
-O que pode ser isso? Como resolvo? Me ajudem aí, gostaria muito de fazer esse PC voltar a funcionar. Quero muito colocar o Lubuntu ou o Ubuntu nesse PC.
-Desde já agradeço.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, 15:29 por filipe donato »

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2012, 11:03 »
Pelo que você falou a BIOS parece estar corrompida, eu nunca precisei fazer isso mais eu acho que tem que levar pro fabricante reinstalar a BIOS, tem gente que consegue fazer isso mas é muito difícil de encontrar, vê se você acha na internet algum tutorial de reinstalar a BIOS... E também existem vírus que atacam a BIOS

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2012, 16:36 »
Olá amigo, isto pode lhe ajudar, da uma olhada http://www.infowester.com/tutatualbios.php
espero ter ajudado.

Fui-me.

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2012, 08:47 »
Vlw msmo pela dica, mas ñ quero arriscar fazer isso, pois não tenho disquete e é um pouco arriscado. Creio q o problema q estou tendo é com alguma configuração...
Ñ sei se posso, mas vou colocar abaixo um link de um site da Asus onde o problema é muito semelhante ao meu:

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?SLanguage=en-us&id=20110403032719648&board_id=1&model=A7V133&page=1&count=28

Consegui baixar o Lubuntu 11.04, até aparece o boot mas na hora q está carregando o PC trava. Ñ sei se é bios msmo...
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 08:07 por filipe donato »

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2012, 12:59 »
Pessoal, como não tenho disquete resolvi procurar um tutorial para atualizar a bios pelo cd-rom, segui os passos do link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=DhzzF4__oow
Achei esse tuto bem fácil, só que ao rodar o cd ele inicializa apenas o DOS e não o setup para atualizar a bios. Alguém sabe como fazer isso pelo Linux?
Eu até tentei pegar o Hd e colocar no meu computador pra formatar com o Lubuntu, até consegui mas quando fui recolocar no outro PC dá erro no Grub, aí não inicializa nada, e nem tem como recuperar por live CD pq toda vez ao carregar o Computador trava.

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2012, 16:00 »
Olá Filipe, seu problema pode ser a bios mesmo, mas vamos ter certeza disso fazendo uma vistoria completa.
Verifique se tudo está devidamente conectado, se possível até troque a pilha da bios ( como o PC é antigo) talvez ela esteja com pouca carga e pode ocasionar erros.
Feito isso, entre na dita Bios (Setup) e procura pela opção de resetar os valores iniciais (default), resete.
Reconfigure os discos se for preciso.
Configure o Drive Optico como primeira opção no boot, e reinicie a máquina sem colocar CD algum nele.
Veja se aparece a mensagem que diz que está procurando boot pelo CD ou algo assim.
Se a mensagem aparecer sinal de que ele está procurando pelo boot corretamente.
podemos usar uma distro menor nesse caso ( se for de seu interesse)o slax, http://www.slax.org/ , que é baseado no slackware e é super leve e indicado para
pcs antigos e com pouco hardware.
Poste ai o que aconteceu.
Att, Dionatan.
Abraço.  8)

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2012, 18:40 »
A única coisa q ñ fiz foi trocar a bateria da placa.
A gravadora está sim no 1°boot, o q acontece é q eu coloco o cd do linux, depois aparece uma mensagem dizendo "No Emulation", mas mesmo assim o Lubuntu inicializa a tela principal(aquela em que aparecem os idiomas), daí eu coloco pra instalar o Lubuntu, o Live CD começa a carregar mas depois Trava.
O PC tem 5 gravadoras e já fiz isso em todas e aconteceu o mesmo.
Acho q o Lubuntu roda bem pois o PC possui mais de 700Mb de memória ram, e uma plaquinha de vídeo off board.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 18:44 por filipe donato »

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2012, 11:51 »
Pessoal, troquei a bateria da bios e consegui atualizar a bios(a mais atual sem ser beta), MAS o problema continua o mesmo, não consigo carregar nenhum sistema, todos eles travam na hora em que está carregando os arquivos.
Será q é a placa mãe que não presta mais??

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2012, 11:03 »
Nossa, você já tentou de quase tudo  :P
Já tentou trocar os cabos do HD?
Verificar se as conexões estão danificados, só consigo pensar em mais isso por enquanto amigo.

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:48 »
Acho q já achei o problema, memória ram, aff! O Pc tem uma de 512mb e uma de 256mb, quando bootei pelo cd deu pra fazer o teste de memória, a de 256 estava CHEIA de erros, e quando fui testar a de 512, o computador depois de uns 15 minutos testando travou. A memória é do tipo DIM, vou informar ao dono dele depois, afinal, é raro encontrar uma memória dessas hoje.
Obrigado por tentarem me ajudar!

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Desafio ao formatar um PC antigo, não consigo.
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:35 »
 :o  memória DIM kkk, essas faz tempo que eu não vejo