Autor Tópico: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP  (Lida 7529 vezes)

Offline Villar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Online: 10 de Dezembro de 2009, 23:25 »
Boa noite pessoal,
desculpem se estou sendo redundante na pergunta, mas são tantos tópicos e eu sou um novato no Ubuntu, então fico perdido.
Minha grande dúvida é a seguinte:
Tenho numa mesma máquina o XP e o Ubuntu em partições diferentes.
Até ai, nada de mais, o Ubuntu "enxerga" perfeitamente o XP, permitindo até o acesso as suas pastas, porém, não sei nem por onde começar para fazer com que o XP enxergue o Ubuntu.
Saliento que sou bastante novato no Linux, sendo assim, não faço a mínima idéia dos termos e procedimentos que vocês se utilizam tão corriqueiramente no fórum, p.ex. "...digite no console tal e tal coisa...", ou "...use o Samba para visualizar...", e outras tantas dicas que vocês fornecem, mas por gentileza, se alguém tiver a paciência de me auxiliar, agradeço muito desde já, pois quero ir me inteirando de tudo o que puder, para sair de vez do win.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2009, 23:50 »
O ajuste que você vai ter que fazer não é no Ubuntu, é no XP. Para isso você terá que instalar esse programinha aqui, lá no XP: http://www.fs-driver.org/index.html. Ele faz com que o sistema enxergue partições Ext2 ou Ext3. Portanto, se você já usa Ext4, não vai dar certo (pelo menos até onde eu li).

Offline Villar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2009, 23:55 »
O ajuste que você vai ter que fazer não é no Ubuntu, é no XP. Para isso você terá que instalar esse programinha aqui, lá no XP: http://www.fs-driver.org/index.html. Ele faz com que o sistema enxergue partições Ext2 ou Ext3. Portanto, se você já usa Ext4, não vai dar certo (pelo menos até onde eu li).
   

Oi Vinicius,
obrigado por ter respondido, porém, como disse acima, sou um "mão-dura" ainda, no Linux, então estou sem saber o que você quis dizer com os termos Ext2, Ext3 e Ext4. Mas entendi que devo baixar o programa e instalar o mesmo no XP, certo?
Grato, novamente.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2009, 00:09 »
Na hora da instalação do Ubuntu, há uma opção para você escolher o sistema de arquivos, que por padrão era o Ext3. Me parece que, nas versões mais recentes (a minha é a 8.04), o padrão passou a ser o Ext4.

Para saber se você está usando um ou outro, você pode dar uma verificada no seu editor de partições (gparted), que fica em Sistema > Administração > Editor de partições. Se não tiver essa entrada, vá no Synaptic, procure por gparted e instale, que ela aparecerá. Esse programa vai lhe mostrar o sistema de arquivos das partições de seu HD. Se for Ext3, pode instalar o programa que eu lhe falei sem medo (já usei esse programa por muito tempo com sucesso) lá no XP que você terá acesso às partições do Ubuntu. Se for Ext4, você pode até tentar, mas sem nenhuma garantia, então faça por sua conta e risco.

Boa sorte.

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2009, 00:48 »
No Ext4 não funciona, já tentei.
Se estiver usando a versão 9.10, é provável que esteja usando o sistema ext4 se sua instalação foi padrão.
Googling since 1999.

Offline Villar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:32 »
Na hora da instalação do Ubuntu, há uma opção para você escolher o sistema de arquivos, que por padrão era o Ext3. Me parece que, nas versões mais recentes (a minha é a 8.04), o padrão passou a ser o Ext4.

Para saber se você está usando um ou outro, você pode dar uma verificada no seu editor de partições (gparted), que fica em Sistema > Administração > Editor de partições. Se não tiver essa entrada, vá no Synaptic, procure por gparted e instale, que ela aparecerá. Esse programa vai lhe mostrar o sistema de arquivos das partições de seu HD. Se for Ext3, pode instalar o programa que eu lhe falei sem medo (já usei esse programa por muito tempo com sucesso) lá no XP que você terá acesso às partições do Ubuntu. Se for Ext4, você pode até tentar, mas sem nenhuma garantia, então faça por sua conta e risco.
Boa sorte.

Caro Vinicius:
Fiz como você me orientou, instalei o gparted pelo Synaptic e o mesmo após ser acionado mostra o seguinte numa tabela:

partiçãosistema de arquivosponto de montagem
/dev/sda5ext3/
sendo assim, pelas suas orientações, posso seguramente instalar o fs-driver, no Windows e "enxergar" pelo mesmo, o "nosso" Ubuntu, correto?
Vou executar as ações e retorno com novidades.
Uma outra dúvida que me ocorre agora é:
Tenho possibilidades de "via XP" acessar o Firefox que já vem dentro do Ubuntu? Eu até então fiz o seguinte, baixei o Firefox e o instalei novamente no XP e navego por ele, tanto no Ubuntu, quanto no XP, porém como pela lógica, ele já estando instalado no HD, só que noutra partição, a do Ubuntu, então eu poderia acessá-lo via XP. Estou correto no raciocínio, ou tenho que tê-lo nos dois S.O.? 
Muitíssimo grato por agora.

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2009, 11:35 por Villar »

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:42 »
Caro Vinicius:
Fiz como você me orientou, instalei o gparted pelo Synaptic e o mesmo após ser acionado mostra o seguinte numa tabela:

partiçãosistema de arquivosponto de montagem
/dev/sda5ext3/
sendo assim, pelas suas orientações, posso seguramente instalar o fs-driver, no Windows e "enxergar" pelo mesmo, o "nosso" Ubuntu, correto?
Vou executar as ações e retorno com novidades.
Uma outra dúvida que me ocorre agora é:
Tenho possibilidades de "via XP" acessar o Firefox que já vem dentro do Ubuntu? Eu até então fiz o seguinte, baixei o Firefox e o instalei novamente no XP e navego por ele, tanto no Ubuntu, quanto no XP, porém como pela lógica, ele já estando instalado no HD, só que noutra partição, a do Ubuntu, então eu poderia acessá-lo via XP. Estou correto no raciocínio, ou tenho que tê-lo nos dois S.O.? 
Muitíssimo grato por agora.


Se não me engano, com esse programa você apenas pode ver algumas pastas e arquivos do ubuntu, mais nada"nem editar nem nada mesmo"!


[],s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2009, 12:38 »
Citar
Tenho possibilidades de "via XP" acessar o Firefox que já vem dentro do Ubuntu? Eu até então fiz o seguinte, baixei o Firefox e o instalei novamente no XP e navego por ele, tanto no Ubuntu, quanto no XP, porém como pela lógica, ele já estando instalado no HD, só que noutra partição, a do Ubuntu, então eu poderia acessá-lo via XP. Estou correto no raciocínio, ou tenho que tê-lo nos dois S.O.?

Isso não é possível porque o firefox que tá instalado no ubuntu foi compilado pra esse sistema especificamente (é a mesma coisa de tentar executar programas do windows no ubuntu)... mas mesmo que fosse possível, não seria uma boa idéia, pois você estaria fazendo modificações no firefox, e ao voltar pro ubuntu o sistema poderia não lidar muito bem com essas modificações.

Uma alternativa que uso aqui é um addons pro firefox chamado XMarks, com ele você pode compartilhar seus favoritos e senhas entre os dois ubuntus (do windows e do firefox).
Googling since 1999.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2009, 13:38 »
Uma alternativa que uso aqui é um addons pro firefox chamado XMarks, com ele você pode compartilhar seus favoritos e senhas entre os dois ubuntus (do windows e do firefox).

Eu uso e recomendo.

Outra sugestão: criar uma terceira partição, NTFS (ou usar um segundo HD). Tudo que vc precisar usar nos dois sistemas, grave lá. Assim vc não precisa mexer nas partições do sistema, em nenhum dos lados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2009, 13:59 »
Outra sugestão: criar uma terceira partição, NTFS (ou usar um segundo HD). Tudo que vc precisar usar nos dois sistemas, grave lá. Assim vc não precisa mexer nas partições do sistema, em nenhum dos lados.
Sim essa é a melhor opção!!"e se der pau, você não precisara se preocupar pois vai estar em uma partição separada!". ;)


[],s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Villar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2009, 20:09 »
Tá.
Então deixa eu ver se entendi:
P.Ex. eu quero manusear o firefox tanto pelo Windows, quanto pelo Ubuntu, então eu o instalo num outro hd, tá certo?
Vou acrescentar uma informação que ainda não passei:
Estou com uma rede com dois pcs.
Num eu tenho o win 98SE e no outro o Win XP mais o Ubuntu, então pelo que entendi das dicas, seria legal eu instalar o Firefox, ou outro programa que eu queira acessar pelos dois Sistemas, XP e Ubuntu, no pc com o win 98SE e acessá-lo via rede tanto pelo XP, quanto pelo Ubuntu?
A configuração que tenho no pc com o 98SE é hd 30Gb, process. 1200Mhz, ram de 725Mb, isso é o suficiente?
Vocês são meus mestres, mesmo. Valeu.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2009, 20:30 »
Villar, deixa eu ver se consigo te explicar direito, No XP, ou no 98SE você não vai conseguir rodar programas derivados do linux, Já no Linux você até consegue via Wine os aplicativo Windows, a dica das partições, elas são mais validas se for para guardar seus arquivos, não para rodar programas entre o Linux e Windows, entendeu? :)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2009, 23:07 »
Caro Vinicius:
Fiz como você me orientou, instalei o gparted pelo Synaptic e o mesmo após ser acionado mostra o seguinte numa tabela:

partiçãosistema de arquivosponto de montagem
/dev/sda5ext3/
sendo assim, pelas suas orientações, posso seguramente instalar o fs-driver, no Windows e "enxergar" pelo mesmo, o "nosso" Ubuntu, correto?
Vou executar as ações e retorno com novidades.
Uma outra dúvida que me ocorre agora é:
Tenho possibilidades de "via XP" acessar o Firefox que já vem dentro do Ubuntu? Eu até então fiz o seguinte, baixei o Firefox e o instalei novamente no XP e navego por ele, tanto no Ubuntu, quanto no XP, porém como pela lógica, ele já estando instalado no HD, só que noutra partição, a do Ubuntu, então eu poderia acessá-lo via XP. Estou correto no raciocínio, ou tenho que tê-lo nos dois S.O.?  
Muitíssimo grato por agora.


Se não me engano, com esse programa você apenas pode ver algumas pastas e arquivos do ubuntu, mais nada"nem editar nem nada mesmo"!


[],s


Alyscom

Desculpa a demora em responder, Villar, o trabalho hoje foi pesado!  ;D

Alyscom, com esse programa, você pode editar tudo tranquilamente. As modificações que você fizer no Windows dentro da partição Ext3 serão vistas e aceitas no Ubuntu, e vice-versa. Usei esse programa por mais ou menos um ano, e nunca tive problemas. Claro que, em tese, ter uma partição ntfs é mais seguro; no entanto, minha experiência com esse programa me faz confiar nele plenamente. Não é Sensodine, mas eu uso e recomendo!  ;D

Villar, é isso mesmo, o sistema de arquivos é Ext3, então o programa deverá funcionar normalmente.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2009, 23:09 por vinicius_aleao »

Offline Villar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não consigo "enxergar" o Ubuntu pelo XP
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2009, 01:25 »
Eta pessoal "porreta". ;D
Alyscom, agora entendi. O segundo micro, ou seja o que tem o 98, servirá pra mim arquivar os programas e talvez outras coisas que eu queira, seria como um HD externo, um pendrive, apenas pra arquivar. Ou então um backupeador, que também me vai ser muito importante, pois tenho inúmeros trabalhos efetuados nele que acabo tendo que dvdear, então ele ficaria como um arquivo morto, pronto pra ser utilizado a qualquer hora. Será que é isso?
Vinicius: Já baixei o programinha, e agora pela manhã, pq ninguém é de ferro, vou instalá-lo no XP, espero que tudo funcione as mil.
Abraços a todos, e me aguardem, pois vou me utilizar das dicas de vocês.
Obrigado e me aguardem. Hoje à tarde volto com notícias.